Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na situação descrita no Texto III, o momento da Roda de Notícias, ao relacionar a presença do lixo flutuante no canal a uma das formas de poluição, caracteriza-se por trazer para o debate outras questões sobre o mesmo tema. Ao levar para a sala de aula algumas informações que inter-relacionam saúde pessoal e ambiental, o professor precisa dar especial atenção
à prevenção das doenças infecto-contagiosas e aos problemas de higiene.
às representações do ciclo de vida da espécie humana.
aos cuidados como os filhotes dos animais mamíferos.
aos hábitos de utilização dos recursos materiais.
aos padrões de cultivo de cereais em ambientes naturais.
Com relação a metodologias de ensino, julgue os itens subseqüentes.
Na sociedade brasileira considerada sua diversidade cultural , espera-se que as metodologias de ensino privilegiem o maior número possível de conteúdos, potencializando capacidades para intervir e responder aos problemas reais do cotidiano das crianças.
Na área urbana, em especial, a casa, a escola e a comunidade não são unidades isoladas. São sistemas em constantes trocas com o ambiente, que é o receptor final do lixo e dos resíduos eliminados pelo corpo das pessoas. Para estudar as técnicas que a sociedade humana cria para efetuar essas trocas, mantendo casa, escola, comunidade e ambiente em condições saudáveis, o professor deve desenvolver com os alunos atividades a respeito de
equilíbrio global.
fluxo da natureza.
qualidade de vida.
saneamento básico.
diversidade ambiental.
Com relação a metodologias de ensino, julgue os itens subseqüentes.
As metodologias de ensino têm por base um modelo conceitual que se fundamenta em uma concepção de homem e de sociedade.
No Texto III, o aluno que leu, reescreveu e apresentou a notícia aproximou-se do debate acerca das relações entre ambiente e sociedade. Na temática ambiental, um dos conteúdos que precisa ser trabalhado é o de
desenvolvimento sustentável.
instalação de ecobarreiras.
dragagem de canais.
lixo flutuante.
fim das enchentes.
Com relação a metodologias de ensino, julgue os itens subseqüentes.
Uma das concepções teóricas define metodologias de ensino como sendo conjuntos organizados de procedimentos didáticos que visam à consecução dos objetivos propostos para o processo educacional.
Para registrar os dados coletados e sistematizar os conhecimentos sobre as redes de abastecimento de água, desde a captação até a distribuição, os alunos podem trabalhar na
observação de microscópios.
elaboração de terrários.
construção de maquetes.
comparação de textos informativos.
classificação de coleções.
Para investigar o fenômeno da erosão resultante da ocupação do solo ribeirinho próximo ao endereço da escola, uma professora orientou os alunos a coletar informações e organizar os dados coletados. Esta atividade deve ter como fontes para análise:
índices de fertilidade da terra reservada à agricultura.
transformações decorrentes do pastoreio intensivo.
áreas de pisoteamento animal do solo seminu.
amostras de adubo para o plantio de sementes.
entrevistas com moradores antigos da região.
observação direta de fenômeno natural.
repertório orientado por história em quadrinhos.
ilustração derivada de folhetos impressos.
fechamento parcial de experimento.
ficha de interpretação de sistemas explicativos.
Uma das atividades do projeto "Comer para viver", desenvolvido na 1
dos alunos. Uma das crianças, de ascendência oriental, revelou
que sua família costumava comer algas marinhas em
grande quantidade. "Mas por que comer algas do mar?" - foi
a pergunta que encaminhou a investigação. As crianças descobriram
que as algas do mar são importantes porque concentram
uma grande quantidade de sais minerais. Os conteúdos
desenvolvidos na situação descrita foram:
I - valorização do exame de saúde periódico, pelo estudo
do crescimento e desenvolvimento físico;
II - respeito às potencialidades e limites do próprio corpo e
de terceiros, com adoção de postura física adequada;
III - identificação dos alimentos disponíveis na comunidade
e de seu valor nutricional;
IV - levantamento das necessidades relacionadas ao processo
orgânico de nutrição corporal.
Estão corretos os conteúdos:
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...