Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na situação descrita no Texto III, o momento da Roda de Notícias, ao relacionar a presença do lixo flutuante no canal a uma das formas de poluição, caracteriza-se por trazer para o debate outras questões sobre o mesmo tema. Ao levar para a sala de aula algumas informações que inter-relacionam saúde pessoal e ambiental, o professor precisa dar especial atenção

  • A.

    à prevenção das doenças infecto-contagiosas e aos problemas de higiene.

  • B.

    às representações do ciclo de vida da espécie humana.

  • C.

    aos cuidados como os filhotes dos animais mamíferos.

  • D.

    aos hábitos de utilização dos recursos materiais.

  • E.

    aos padrões de cultivo de cereais em ambientes naturais.

Com relação a metodologias de ensino, julgue os itens subseqüentes.

Na sociedade brasileira — considerada sua diversidade cultural —, espera-se que as metodologias de ensino privilegiem o maior número possível de conteúdos, potencializando capacidades para intervir e responder aos problemas reais do cotidiano das crianças.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na área urbana, em especial, a casa, a escola e a comunidade não são unidades isoladas. São sistemas em constantes trocas com o ambiente, que é o receptor final do lixo e dos resíduos eliminados pelo corpo das pessoas. Para estudar as técnicas que a sociedade humana cria para efetuar essas trocas, mantendo casa, escola, comunidade e ambiente em condições saudáveis, o professor deve desenvolver com os alunos atividades a respeito de

  • A.

    equilíbrio global.

  • B.

    fluxo da natureza.

  • C.

    qualidade de vida.

  • D.

    saneamento básico.

  • E.

    diversidade ambiental.

Com relação a metodologias de ensino, julgue os itens subseqüentes.

As metodologias de ensino têm por base um modelo conceitual que se fundamenta em uma concepção de homem e de sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Texto III, o aluno que leu, reescreveu e apresentou a notícia aproximou-se do debate acerca das relações entre ambiente e sociedade. Na temática ambiental, um dos conteúdos que precisa ser trabalhado é o de

  • A.

    desenvolvimento sustentável.

  • B.

    instalação de ecobarreiras.

  • C.

    dragagem de canais.

  • D.

    lixo flutuante.

  • E.

    fim das enchentes.

Com relação a metodologias de ensino, julgue os itens subseqüentes.

Uma das concepções teóricas define metodologias de ensino como sendo conjuntos organizados de procedimentos didáticos que visam à consecução dos objetivos propostos para o processo educacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para registrar os dados coletados e sistematizar os conhecimentos sobre as redes de abastecimento de água, desde a captação até a distribuição, os alunos podem trabalhar na

  • A.

    observação de microscópios.

  • B.

    elaboração de terrários.

  • C.

    construção de maquetes.

  • D.

    comparação de textos informativos.

  • E.

    classificação de coleções.

Para investigar o fenômeno da erosão resultante da ocupação do solo ribeirinho próximo ao endereço da escola, uma professora orientou os alunos a coletar informações e organizar os dados coletados. Esta atividade deve ter como fontes para análise:

  • A.

    índices de fertilidade da terra reservada à agricultura.

  • B.

    transformações decorrentes do pastoreio intensivo.

  • C.

    áreas de pisoteamento animal do solo seminu.

  • D.

    amostras de adubo para o plantio de sementes.

  • E.

    entrevistas com moradores antigos da região.

  • A.

    observação direta de fenômeno natural.

  • B.

    repertório orientado por história em quadrinhos.

  • C.

    ilustração derivada de folhetos impressos.

  • D.

    fechamento parcial de experimento.

  • E.

    ficha de interpretação de sistemas explicativos.

Uma das atividades do projeto "Comer para viver", desenvolvido

na 1a série, consistia em anotar o cardápio das famílias

dos alunos. Uma das crianças, de ascendência oriental, revelou

que sua família costumava comer algas marinhas em

grande quantidade. "Mas por que comer algas do mar?" - foi

a pergunta que encaminhou a investigação. As crianças descobriram

que as algas do mar são importantes porque concentram

uma grande quantidade de sais minerais. Os conteúdos

desenvolvidos na situação descrita foram:

I - valorização do exame de saúde periódico, pelo estudo

do crescimento e desenvolvimento físico;

II - respeito às potencialidades e limites do próprio corpo e

de terceiros, com adoção de postura física adequada;

III - identificação dos alimentos disponíveis na comunidade

e de seu valor nutricional;

IV - levantamento das necessidades relacionadas ao processo

orgânico de nutrição corporal.

Estão corretos os conteúdos:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas.

  • E.

    III e IV, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...