Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ronaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente. Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião.

I. Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo.

II. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional.

III. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I e II, apenas.

desenvolve a capacidade do aluno pensar sobre o conhecimento a ser apreendido.

  • A. discutir a formação humana por meio do trabalho pedagógico; e, sobretudo, evidenciar a qualidade dessa ação.
  • B. preparar o educador na organização de uma grade curricular que englobe conhecimentos de língua portuguesa, matemática, história e geografia.
  • C. articular os conteúdos de estudo com a metodologia de ensino para se obter uma prática educativa qualificada.
  • D. ensinar o professor, num processo de formação continuada, a escolher criteriosamente os conteúdos relevantes a serem ensinados.
  • E. alterar a organização de conteúdos de forma a agrupá-los em eixos temáticos, possibilitando assim o aprofundamento de assuntos significativos.

A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente planejamento de ensino. Acerca da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento, assinale a alternativa correta.

  • A. No PPP, devem estar descritas todas as formas de avaliação utilizadas pelos professores em sala de aula.
  • B. A avaliação da aprendizagem é um processo diferente da avaliação do PPP, por isso não existe articulação entre as duas formas de avaliar.
  • C. A avaliação da aprendizagem visa à verificação do conhecimento adquirido pelo estudante durante o processo de ensino e aprendizagem.
  • D. Um dos princípios do PPP é a melhoria da qualidade do ensino, sendo que a avaliação da aprendizagem deve ser um dos instrumentos utilizados para identificar caminhos para que isso ocorra.
  • E. Uma das tarefas do professor é conhecer o PPP para que possa direcionar suas ações pedagógicas, o que não interfere na forma de avaliar seus alunos.

A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema. Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem.

II. A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola.

III. O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino.

Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.

  • A. I e III, somente.
  • B. I e II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. II, somente.
  • E. I, somente.

Quem não se lembra dos “questionários”, muitos usados no ensino de história e geografia, enfatizando a memorização repetitiva e automática? Professores conclamavam os alunos: “Não deixem de estudar o questionário que passei”. E quando o professor não se adiantava em passar o questionário, os alunos o solicitavam, pois consideravam como uma espécie de garantia de sucesso.

Este processo de memorização

  • A. é uma forma eficiente do aluno aprender a aprender.
  • B. favorece o aluno adquirir disciplina em seu processo de estudo.
  • C. possibilita ampliar a compreensão dos conhecimentos transmitidos pelo professor.
  • D. desconsidera a escola como espaço de produção de conhecimento.
  • E. desenvolve a capacidade do aluno pensar sobre o conhecimento a ser apreendido.

Os métodos de ensino são as ações por meio das quais os professores organizam as atividades de ensino com o intuito de atingir objetivos. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

  • A. Os métodos de ensino adotados em sala de aula independem dos objetivos gerais propostos pelo Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola.
  • B. O método de ensino deve corresponder à necessária unidade: objetivos; conteúdos; métodos; e formas de organização do ensino.
  • C. Os métodos de ensino independem dos conteúdos e das disciplinas, por isso todos os métodos podem ser utilizados em qualquer conteúdo.
  • D. A escolha do método a ser utilizado para o ensino de um determinado conteúdo independe da idade e do nível de desenvolvimento dos alunos.
  • E. No PPP da escola, já estão definidos todos os métodos e todas as ações que o professor adotará em sala de aula.

É imprescindível que o sistema de avaliação forneça ao profissional da área de educação corporativa as informações a respeito das relações encontradas entre as diversas categorias de resultados e efeitos verificados. Além disso, qualquer tomada de decisão na área de educação corporativa precisa levar em conta as características contextuais porque:

  • A. os componentes e propósitos da educação corporativa são circunstanciais;
  • B. o ambiente apresenta alto potencial de influenciar a transferência de aprendizagem;
  • C. as características pessoais dos participantes respondem pelos efeitos em longo prazo;
  • D. os dados sobre disseminação fornecem informações sobre como o programa foi planejado;
  • E. a identificação de necessidades legitima a ação individual e organizacional.

Os objetivos instrucionais correspondem à meta de determinada ação educacional e deve indicar para que serve o objeto de aprendizagem, como deve ser mensurado e como pode ser utilizado. Para que indique essas informações, o objetivo instrucional deve ser formado por três partes, a saber:

  • A. condições de desempenho, comportamento a ser atingido e critério de execução da tarefa;
  • B. análise do perfil de aprendizes, estratégias didáticas e escolha de alternativas;
  • C. necessidades de capacitação, componentes didáticos e delineamento pedagógico;
  • D. plano de ensino, projeto político-pedagógico e recursos instrucionais;
  • E. conhecimentos prévios, proficiência almejada e resultados de aprendizagem.

O planejamento instrucional desempenha papel primordial na atuação dos pedagogos organizacionais e dos demais profissionais responsáveis pelas ações de educação corporativa. Para que o planejamento instrucional seja efetivo, é importante que ele seja desenvolvido, obedecendo à seguinte sequência lógica:

  • A. escolher modalidade, redigir objetivos, escolher procedimentos, estabelecer sequência e conteúdos, testar o desenho, definir critérios de avaliação;
  • B. redigir objetivos, escolher modalidade, estabelecer sequência e conteúdos, escolher procedimentos, testar o desenho, definir critérios de avaliação;
  • C. escolher modalidade, redigir objetivos, estabelecer sequência e conteúdos, escolher procedimentos, definir critérios de avaliação, testar o desenho;
  • D. definir critérios de avaliação, escolher modalidade, redigir objetivos, estabelecer sequência e conteúdos, escolher procedimentos, testar o desenho;
  • E. redigir objetivos, escolher modalidade, estabelecer sequência e conteúdos, escolher procedimentos, definir critérios de avaliação, testar o desenho.

A avaliação da aprendizagem escolar se faz presente na vida de todos aqueles que, de alguma forma, estão comprometidos com atos e práticas educativas. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. De acordo com a perspectiva da avaliação diagnóstica, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessária.

II. O modelo de avaliação que tem como pressuposto o ato de examinar, fundamenta-se num processo classificatório e está voltado para o passado, na medida em que deseja saber do educando somente o que ele já aprendeu.

III. De acordo com a perspectiva da avaliação diagnóstica, a ênfase deve ser dada ao produto e não ao processo de ensino-aprendizagem.

A alternativa correta é:

  • A. V F V.
  • B. V V F.
  • C. V F F.
  • D. F V V.
  • E. F F V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...