Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de planejamento escolar, julgue os itens que se seguem. O planejamento curricular deve abranger todas as experiências de aprendizagem que o educando vivencia, e não apenas uma relação de conteúdos e métodos a serem trabalhados na escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a avaliação formativa, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Permite conhecer a realidade escolar.
  • B. Deve subsidiar um processo coletivo para selecionar alunos.
  • C. Imprime uma direção às ações dos educadores e dos educandos.
  • D. Tem um compromisso com os resultados da própria organização do trabalho pedagógico.
  • E. Busca compreender criticamente as causas de existência de problemas para propor alternativas.

Com relação à didática e à sua prática histórico-social, julgue os itens a seguir. Para garantir um papel significativo, a didática deve ser embasada por um modo crítico de desenvolvimento da prática educativa realizada pelo professor conjuntamente com outros segmentos envolvidos no processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à didática e à sua prática histórico-social, julgue os itens a seguir. A principal responsabilidade da mediação didática é assegurar condições favoráveis para a concretização do processo de aprendizagem por meio da transformação das relações do aprendiz com o saber.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à didática e à sua prática histórico-social, julgue os itens a seguir. A didática deve ocupar-se do ensino, mas sem se descuidar do aprendizado, visto que, na ausência de aprendizagem, o ensino fracassa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A mediação é um processo transversal a todas as áreas. Atualmente, pode-se assistir a processos de mediação em todo mundo nas mais diversas áreas e sobre os mais diversos assuntos: culturais, políticos, econômicos, patronais e sindicais, comerciais, legais, bem como nas mais diversas interações humanas: interpessoais, intergrupais e intragrupais. A prática da mediação permite focalizar-nos em três objetivos principais. São eles, EXCETO:

  • A. Desenvolver uma explicação teórica para a prática atual da mediação.
  • B. Perceber os efeitos e a dinâmica da mediação na prática da negociação.
  • C. Realizar práticas e atividades de mediação de modo que estas ocorram depois do processo de negociação.
  • D. Proporcionar aos que praticam a mediação, estratégias e técnicas concretas para ambas as partes terem facilitadas as resoluções de confronto.

  • A. tradicional
  • B. humanista
  • C. comportamentalista
  • D. ambientalista
  • E. sócio-histórico-cultural

  • A. dimensão técnica da didática recupera sua centralidade na interpretação do processo ensino-aprendizagem.
  • B. manutenção do conhecimento de referência no contrato didático que envolve docentes, discentes e os diferentes saberes escolares perde sentido.
  • C. multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem como base de uma didática fundamental deve ser necessariamente compreendida.
  • D. conhecimento cotidiano muda de status e supera os saberes de referência e o conhecimento a ser ensinado como “escolar”.
  • E. imprescindível é reforçar que o professor deve planejar com base na sua área específica antes, durante e depois da ação realizada.

  • A. o tema que é amplo, exigindo conexões que ganham proporções imprevistas e tendem a se multiplicar, fragilizando o já instituído, o que poderia impedir a adesão dos/das profissionais da instituição escolar, já que a grande maioria não teve acesso a essas múltiplas linguagens.
  • B. os aspectos tais como a formação precária nas áreas tecnológicas que se reflete na impossibilidade de a equipe pedagógica produzir/desenvolver materiais a partir do paradigma da cibercultura, entendendo suas relações com o processo ensino-aprendizagem.
  • C. os inúmeros entraves para a adequação da estrutura do prédio das escolas em função da indefinição daquilo que pode ser adotado, a fim de garantir o ambiente virtual como recurso para desenvolver as habilidades necessárias entre os docentes e discentes.
  • D. as experiências pedagógicas que admitem uma gama de materiais didáticos digitais em rede como um campo cujo quadro teórico requer uma ação de conhecimento e formulação multidisciplinar.
  • E. as dificuldades advindas da falta de formação contínua, da estrutura precária para o engajamento no debate sobre novas formas de ensino-aprendizagem, aprendizagem em rede e reavaliação das práticas pedagógicas presenciais.

  • A. concepção de avaliação enquanto mensuração, por meio de provas e testes voltados para a medida de aptidões e habilidades dos alunos.
  • B. concepção tecnicista de avaliação com ênfase na eficácia e na competência.
  • C. concepção de avaliação formativa, que demanda um processo acompanhado de uma intervenção diferenciada.
  • D. concepção que rompe com a diversidade de práticas avaliativas e prioriza a avaliação somativa.
  • E. concepção que fomenta a criação de hierarquias de excelência, pela valorização do mérito.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...