Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A questão da avaliação é amplamente discutida e abordada em todos os segmentos externos e internos da escola. Nos últimos anos, as escolas buscam constantemente redefinir e ressignificar o seu papel e a sua função social. Com base nessa informação, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao seu papel na atualidade:

  • A. A avaliação pode servir para identificar o que de positivo já foi feito, ratificar o que já existe (inclusive comemorar as conquistas).
  • B. A avaliação pode servir para compreender o processo (tanto para os alunos como para os professores).
  • C. A avaliação pode servir para fixar um norte e buscar referenciais (o processo de avaliação precisa relacionar-se com os objetivos da disciplina).
  • D. A avaliação pode servir para analisar o aluno de forma pontual (pois não se pode avaliar o aluno de forma diferenciada) classificando quem está apto e quem não está.

No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue os próximos itens. A diferença fundamental entre a avaliação somativa e a formativa não está nos propósitos de cada uma delas, mas sim no momento da realização: a primeira ocorre ao final; e a segunda, ao longo do processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue os próximos itens. Um argumento favorável à avaliação informal é o de que ela acontece em ambiente natural e revela situações nem sempre previstas, o que pode ser positivo, desde que seja utilizada com a finalidade de confrontar os resultados com os da avaliação formal, e não de estabelecer punições.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Freitas (2007, p. 973), “as novas formas de exclusão atuam agora por dentro da escola fundamental. Adiam a eliminação do aluno e internalizam o processo de exclusão”. Dentre essas formas de exclusão, pode-se destacar a concepção e os procedimentos avaliativos, utilizados no interior das salas de aula de escolas que atendem a maioria da população. Uma concepção de avaliação, e respectivos procedimentos avaliativos, que estão a favor da inclusão efetiva dos estudantes no interior da escola por auxiliá-los no sucesso escolar, é a que

  • A. posiciona o desempenho do aluno individualmente nas estatísticas de tendências globais dos sistemas de ensino, garantindo um diagnóstico confiável.
  • B. cria novas maneiras informais de avaliação, liberando todo o fluxo de alunos, no interior da escola, para os anos sucessivos, tornando o ambiente mais agradável para toda a comunidade escolar.
  • C. reduz a ênfase na avaliação formal do aluno em sala, cujos resultados são interpretados como norteadores das ações pedagógicas, que promovam a aprendizagem dos estudantes que conseguem realmente aprender.
  • D. avalia o saber do aluno e proporciona, a partir da interpretação dos resultados, novas construções conceituais, em momentos dialógicos no interior da escola, apoiados por materiais e procedimentos didáticos de qualidade.
  • E. adia a eliminação do aluno com dificuldades de aprender, com dificuldades familiares, porque são sofredores e tristes, sem fortalecer às condições de aprendizagem deste aluno, ao longo dos anos de permanência na escola.

No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue os próximos itens. A avaliação não pode basear-se em dados secundários do ensino-aprendizagem, mas naqueles dados que tenham sido definidos nos planejamentos de ensino a partir de uma teoria pedagógica e traduzidos em práticas educativas nas aulas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue os próximos itens. Uma avaliação com foco na promoção é um auxílio para que o professor saiba quais objetivos foram atingidos, quais ainda estão por ser alcançados e quais interferências do professor podem ajudar o aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas informações a respeito da avaliação escolar, é correto afirmar que o professor deverá

  • A. seguir os três passos que caracterizam a aferição do conhecimento para elaborar bons instrumentos de avaliação que materializem o projeto pedagógico institucional.
  • B. conhecer o projeto pedagógico escolar, participar do planejamento das metas de aprendizagem escolar e de sua execução para realizar o projeto pedagógico institucional.
  • C. reconhecer a limitação de procedimentos que procedem à verificação da aprendizagem e empenhar-se no planejamento e execução do projeto pedagógico institucional.
  • D. atribuir à avaliação um sentido que extrapole seus resultados para interferir e aprimorar sua contribuição ao planejamento e execução do projeto pedagógico institucional.
  • E. compreender a avaliação, além de seu caráter classificatório, como procedimento diagnóstico que permite ajustar encaminhamentos para a consecução do projeto pedagógico institucional.

Acerca dos componentes do processo de ensino — objetivos, conteúdos, métodos e técnicas —, julgue os itens subsequentes. A modalidade conceitual dos conteúdos refere-se ao conhecimento de fatos, imagens, esquemas e princípios.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de planejamento escolar, julgue os itens que se seguem. O planejamento de ensino deve ser articulado, por isso os níveis de abrangência favorecem apenas uma análise organizacional e não devem delimitar o seu universo de forma específica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de planejamento escolar, julgue os itens que se seguem. O plano de aula, chamado também de plano de unidades didáticas, possui diversos componentes.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...