Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre os projetos de trabalho como forma de organizar os conteúdos escolares, é INCORRETO afirmar que

  • A. considera que os conhecimentos escolares não se ordenam de forma rígida para a sua compreensão, nem ao menos em função de determinadas referências disciplinares preestabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos.
  • B. a informação necessária para construir os projetos é determinada antes e depende do educador ou do livro-texto.
  • C. o critério de escolha de um tema pela turma se baseia em sua relação com os trabalhos e temas precedentes.
  • D. a busca das fontes de informação favorece a autonomia dos alunos.

Para Sanmartí (2009), a avaliação não só mensura os resultados, como também condiciona o que e como se ensina, principalmente o que aprendem os estudantes e de que maneira o fazem.

Sobre a avaliação, é INCORRETO afirmar que

  • A. ela tem como finalidade principal a regulação, tanto das dificuldades e erros dos alunos quanto do processo de ensino.
  • B. é preciso diversificar os instrumentos de avaliação, pois qualquer aprendizagem contempla diferentes tipos de objetivos.
  • C. a avaliação, compreendida como autoavaliação e coavaliação, constitui inevitavelmente o motor de todo o processo de construção do conhecimento.
  • D. os instrumentos de avaliação podem ser bons ou maus, independentemente se são adequados ou não às finalidades de sua aplicação.

Para Coll, Mauri e Onrubia (2010), a avaliação do estado em que está a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das previsões sobre o seu futuro na educação formal e escolar altera, em função do potencial educacional dado, essas tecnologias e os objetivos a serem alcançados com a sua incorporação.

Analise as afirmativas sobre a avaliação da incorporação das TIC na educação escolar e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As TIC vistas como conteúdos curriculares, como objeto de ensino e aprendizagem, apresentam uma avaliação relativamente positiva, e as perspectivas de futuro são otimistas.

( ) A incorporação das TIC com a finalidade de tornar mais eficientes e produtivos os processos de ensino e aprendizagem apresentam resultados bem positivos devido ao seu grande uso nas salas de aula.

( ) No tocante às atividades docentes, a incorporação das TIC não é necessariamente um fator transformador e inovador das práticas educacionais.

( ) Ao considerar as TIC como instrumentos mediadores dos processos intra e interpsicológicos implicados no ensino e aprendizagem, com o proveito de seu potencial para a promoção de novas formas de aprender e ensinar, os estudos de avaliação apresentam resultados, em geral, muito positivos, salvo raras exceções.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F V F.
  • B. F V F V.
  • C. V F F V.
  • D. F V V F.

Toda didática, por sua configuração e sua finalidade, é obrigatória e intrinsecamente interdisciplinar.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. O desenvolvimento da didática implica a relação com diversas disciplinas científicas, como psicologia, sociologia e outras ciências.
  • B. A insuficiência da centralização das disciplinas escolares que conduz à necessidade de estabelecer relações com disciplinas de apoio, dentre elas, a didática.
  • C. A didática de qualquer disciplina é alimentada e constituída por um conjunto estruturado de elementos procedentes das disciplinas interligadas.
  • D. A didática se refere a um trabalho de aplicação e de organização de estratégias de ensino, que favorecem a interligação de diferentes conteúdos disciplinares.

Que procedimento um Professor de Educação Infantil deve adotar frente à interação e trocas de saberes e conhecimentos de seus alunos quando o mesmo tem o “brincar e as brincadeiras” como eixo norteador de sua prática educativa?

  • A. Intervir sistematicamente nas brincadeiras das crianças, esclarecendo como se deve manusear os brinquedos e como se deve portar diante os desafios da brincadeira, de modo que restrinja a autonomia das crianças.
  • B. Não atuar frente ao movimento e desejo das crianças de brincar. Permanecer em postura que deixe as crianças totalmente livres e isentas de qualquer manifestação por parte do professor, seja de ordem atitudinal ou procedimental.
  • C. Disponibilizar objetos, brinquedos e materiais diversos (estruturados ou não estruturados), com desafios diferentes.
  • D. Proporcionar jogos que estimulem e construam altas habilidades, tendo o cuidado, inclusive, de sempre levar jogos acima da idade recomendada.

Tendo como eixo a formação humana, a Educação Infantil, em relação ao brincar e às brincadeiras, deve proporcionar à criança que vivência?

  • A. Reconhecer a função das partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos).
  • B. Brincar com sua própria imagem de maneiras diversificadas: reflexo no espelho, através da sombra, de fotos e de filmes.
  • C. Compreender os valores proporcionados pela adição de preto e branco
  • D. Identificar os pontos de vista em maquete e em documento gráfico

Inventar histórias e compreender as regras de jogos simples são indicativos do desenvolvimento da linguagem na infância que ocorrem na seguinte faixa etária:

  • A. Entre um a três meses.
  • B. Entre quatro a seis meses.
  • C. Entre sete a onze meses.
  • D. Quatro anos.

A avaliação, para estar a serviço da qualidade educacional, deve, entre outros, cumprir o seu papel de promoção do ensino, o qual irá guiar os passos do educador. Ela precisa ter o caráter de contribuição para a formação do aluno e, não apenas, classificar e medir aprendizagens. Nesse sentido é que a avaliação formativa tem sido assumida no contexto educacional atual.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Permite constatar se os alunos estão, de fato, atingindo os objetivos pretendidos, verificando a compatibilidade entre tais objetivos e os resultados efetivamente alcançados durante o desenvolvimento das atividades propostas.
  • B. Representa o principal meio por meio do qual o estudante passa a conhecer seus erros e acertos, assim, maior estímulo para um estudo sistemático dos conteúdos.
  • C. Interessa-se mais pelos resultados do que pelos procedimentos, de modo a regular as atuações pedagógicas, a gestão dos erros e a consolidação dos acertos.
  • D. Deixa de ser somente um objeto de certificação da consecução de objetivos, mas também se torna necessária como instrumento de diagnóstico e acompanhamento do processo de aprendizagem.

O Professor de Educação Infantil que estimula seu aluno a ampliar seu vocabulário e avançar progressivamente em relação ao pensamento conceitual, possibilitando uma compreensão, cada vez maior, de si e do mundo em que vive possibilita desenvolvimento da criança em relação:

  • A. À linguagem oral.
  • B. Aos saberes da língua estrangeira moderna.
  • C. À linguagem plástica.
  • D. Aos saberes da matemática.

Que procedimento didático o Professor de Educação Infantil deve adotar à sua prática docente quando da construção de saberes e conhecimentos no campo “mundo social” da formação humana de uma criança?

  • A. O Professor de Educação Infantil deve ajudar a criança a reconhecer-se com corpo, com características e potencialidades que o tornam semelhante e diferente dos outros seres.
  • B. O Professor de Educação Infantil deve ajudar a criança a reconhecer as sementes como estrutura produzida na flor e presentes nos frutos com função de reprodução do vegetal.
  • C. O Professor de Educação Infantil deve registrar junto com as crianças os combinados por meio de desenhos, afixando-os em local visível.
  • D. O Professor de Educação Infantil deve ajudar a criança analisar, em situações problemas, a necessidade que os seres vivos possuem de água, ar, luz e energia, bem como a interação entre eles
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...