Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No mundo digital e globalizado de hoje, as tecnologias da informação e da comunicação estão presentes em todos os campos do conhecimento. Elas fazem parte da vida cotidiana do cidadão comum, e o domínio de suas linguagens passa a ser condição de inclusão social e cultural. Como a escola e suas tecnologias educacionais são afetados nesse contexto?

Analise as afirmativas e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A escola precisa estar atenta às novas formas de aprender propiciadas pelas tecnologias da informação e da comunicação criando, assim, novas formas de ensinar.

( ) O boom da tecnologia digital exige mais do que livros didáticos, aulas expositivas e exercícios estruturados para socializar o conhecimento.

( ) A incorporação das novas tecnologias ao processo didático da era digital, torna-se uma ação possível, uma vez que a experiência com as novas tecnologias já fazem parte da cultura de todos os jovens fora da escola, tornando o espaço de conhecimento da escola mais próximo dos espaços que fazem parte da vida dos jovens fora dela.

( ) As novas tecnologias da informação e da comunicação, por si mesmas, contribuem para tornar o processo de aquisição do conhecimento escolar mais vivo e significativo.

( ) Os recursos da tecnologia permitem a utilização de múltiplas formas de acesso ao conhecimento. O uso da imagem e de outros recursos não linguísticos trazem novas configurações às aprendizagens. Diferentes modos de representação dos fenômenos científicos e naturais podem contribuir para sua melhor compreensão.

( ) O acesso a materiais informativos diferenciados e a busca ativa de informações via internet permitem a construção de múltiplas visões e representações por meio de hyperlinks e hipermídias.

Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.

  • A. V V F V V F.
  • B. V F F F V V.
  • C. F V F F V V.
  • D. V V F F V V.

Para reconhecer a validade das sequências didáticas, tendo em vista a concepção sociointeracionista e a atenção à diversidade, é interessante verificar se as atividades propostas se ajustam às orientações pedagógicas relacionadas a essa estratégia didática.

Sobre as sequências didáticas, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Abordam conteúdos significativos e relacionados aos interesses dos alunos.
  • B. Representam desafios que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal.
  • C. Provocam uma atitude favorável à aprendizagem e a um obstáculo a ser vencido.
  • D. Permitem ao aluno escolher as atividades que conseguirá realizar individualmente.

Nas afirmativas a seguir destaque a função do trabalho realizado com música na educação infantil:

  • A. A música tem a função de agradar as crianças, veiculando o que é solicitado e conhecido por elas.
  • B. A música tem a função de ampliar o repertório das crianças, valorizando a diversidade cultural.
  • C. A música tem a função de distrair as crianças enquanto aguardam a próxima atividade que está sendo preparada pelo monitor.
  • D. A música tem como função compor o repertório das datas comemorativas que fazem parte do calendário letivo para desenvolver a capacidade de memorização, por meio das letras das músicas.

Metodologia é o campo que estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.

A seguir são feitas afirmações a respeito da metodologia de ensino. Analise-as.

I. A metodologia e os métodos de ensino não são esquemas universais aplicáveis mecânica ou indiferentemente a qualquer prática educativa, em qualquer situação, pois eles mesmos também se plasmam a partir de situações particulares, num movimento específico.

II. A concepção de metodologia não se reduz à elaboração e aplicação mecânica e repetitiva de categorias teórico-epistemológicas abstratas e formalizantes, mas se constrói a partir de experiências pedagógicas vivas e particulares e das práticas sociais e científicas em geral.

III. A metodologia do ensino é entendida como uma estratégia que visa garantir o processo de reflexão crítica sobre a realidade vivida, percebida e concebida, tendo em vista a sua transformação.

IV. O conceito de metodologia e/ou didática é histórico-social, relaciona-se ao momento e contexto históricos nos quais é produto, bem como dos projetos, concepções e ideologias que lhe deram origem.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A. II e III apenas.
  • B. II, III e IV apenas.
  • C. I, III e IV apenas.
  • D. I, II, III e IV.

O termo didática deriva do grego didaktiké, que tem o significado de arte do ensinar. Na perspectiva contemporânea, são fundamentos da didática, EXCETO:

  • A. A didática deve servir como mecanismo de tradução prática, no exercício educativo, de decisões filosófico-políticas e epistemológicas de um projeto histórico de desenvolvimento dos alunos.
  • B. A didática como dispositivo de regulação favorável a uma regulação contínua das aprendizagens, reconhecendo que o ensino exige, constantemente, a retificação de caminhos previamente traçados.
  • C. A didática, pela sua abrangência e pela busca de solução de problemas pedagógicos, institui práticas que se ajustam a diferentes culturas, tempos e lugares.
  • D. Toda didática supõe uma epistemologia, uma vez que o núcleo do problema didático é o conhecimento, no qual estão implicadas questões de diferentes ordens.

Planejamento do ensino: é a previsão inteligente e bem articulada de todas as etapas do trabalho escolar que envolvem as atividades docentes e discentes, de modo a tornar o ensino seguro e eficiente.

Sobre o planejamento de ensino, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. As decisões sobre a atuação concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constantes interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos.
  • B. O conhecimento da realidade concreta da escola e dos alunos: realidade física, cultural, social e política dentre outras.
  • C. A concepção de planejamento como instrumento teórico-metodológico para controle do conhecimento que o aluno precisa desenvolver.
  • D. A adesão à concepção de planejamento como arquitetura provisória, capaz de esboçar uma situação futura, com funcionalidade e flexibilidade.

A prática pedagógica da avaliação da aprendizagem, visando à melhoria do processo educacional, é um pressuposto básico para que a educação pública se torne realmente uma educação democrática que acolha e que responda às necessidades de todos os alunos. As teorias atuais atribuem três funções para a avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.

Enumere as funções da COLUNA

I às suas respectivas definições na COLUNA II.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

  • A. 2 3 1 2 1 1 3.
  • B. 1 1 2 3 2 2 1.
  • C. 2 2 1 1 3 2 3.
  • D. 1 2 3 2 3 2 1.

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos. Para reconhecer a validade das sequências didáticas, é necessário verificar se as atividades propostas se ajustam às orientações pedagógicas relacionadas a essa estratégia didática.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. As sequências didáticas abordam conteúdos significativos e relacionados aos interesses dos alunos.
  • B. As sequências didáticas representam desafios que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal.
  • C. As sequências didáticas provocam uma atitude favorável à aprendizagem e a um obstáculo a ser vencido.
  • D. As sequências didáticas permitem ao aluno escolher, dadas as suas dificuldades, as atividades que conseguirá realizar individualmente.

Todo educador comprometido com a filosofia da inclusão deve, EXCETO:

  • A. Respeitar o potencial de cada aluno e aceitar os estudantes igualmente.
  • B. Planejar e avaliar seus alunos de forma única.
  • C. Acreditar nos alunos e em sua capacidade de aprender.
  • D. Utilizar as experiências de vida do próprio aluno como fator motivador da sua aprendizagem.

Na medida em que se concebe o planejamento como um meio para facilitar e viabilizar a democratização do ensino, o seu conceito necessita ser revisto, reconsiderado e redirecionado. Assim, no que diz respeito à sua função no trabalho pedagógico, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) O planejamento é puramente uma atividade em que o professor preenche e entrega à secretaria da escola um formulário. Este é previamente padronizado e diagramado em colunas, onde o docente redige os seus objetivos gerais e específicos, os conteúdos, as estratégias e a avaliação.

( ) O planejamento possibilita ao professor selecionar e organizar os conteúdos mais significativos para os alunos.

( ) O planejamento ajuda o professor a agir com maior segurança na sala de aula.

( ) O planejamento ajuda a ter uma visão global de toda a ação docente e discente.

A sequência correta é:

  • A. F, V, V, V
  • B. V, F, F, F
  • C. F, F, V, V
  • D. F, F, V, F
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...