Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao considerarem a perspectiva interdisciplinar na prática pedagógica, o professor de Geografia e a professora de Sociologia adotaram uma série de TV a que os alunos muito assistiam para um projeto bimestral. Nessa série de TV, os protagonistas vivem uma história de superação frente aos dilemas sociais que a vida lhes apresenta. A partir da proposta desenvolvida interdisciplinarmente, verifica-se que
Acerca da importância do diálogo no processo de formação e na relação pedagógica, julgue os itens seguintes. O diálogo na relação pedagógica pressupõe a existência da interação entre dois sujeitos (professor e aluno), sujeitos diferentes em nível de conhecimento e com atribuições sociais distintas, cabendo exclusivamente ao docente a definição dos temas a serem tratados em sala de aula.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Na avaliação formativa, a formação integral do aluno, quanto a sua função social e de aprendizagem, deve basear-se no desenvolvimento de suas:
As atividades lúdicas fazem parte da vida do ser humano e, em especial, da vida da criança, desde o início da humanidade. Entretanto, essas atividades, por muitos séculos foram vistas como sendo sem importância e tendo conotação pejorativa. Assinale a alternativa em que a ludicidade não encerra em si um sentido pejorativo.
Ao iniciar o quarto bimestre, um professor solicitou a uma turma de segundo ano do ensino médio, com quarenta alunos, um trabalho de pesquisa sobre as manifestações sociais ocorridas no mês de junho, que deveria ser realizado em grupos de até quatro alunos. Ao longo do bimestre, em três momentos distintos, o professor forneceu orientações sobre a realização da atividade. Na data marcada para a entrega da tarefa, apenas um dos grupos apresentou o trabalho.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, bem como a relação professor-aluno e a importância do diálogo na relação pedagógica, julgue os itens a seguir.
Considere que, após avaliar que a pesquisa não tenha sido desenvolvida por falta de motivação interna, o professor tenha sugerido à direção uma reunião com os pais a fim de tratar do assunto. Nesse caso, a interpretação do professor e a busca do diálogo com a mediação dos pais e da direção estão de acordo com a tendência liberal renovada progressivista.Ao iniciar o quarto bimestre, um professor solicitou a uma turma de segundo ano do ensino médio, com quarenta alunos, um trabalho de pesquisa sobre as manifestações sociais ocorridas no mês de junho, que deveria ser realizado em grupos de até quatro alunos. Ao longo do bimestre, em três momentos distintos, o professor forneceu orientações sobre a realização da atividade. Na data marcada para a entrega da tarefa, apenas um dos grupos apresentou o trabalho.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, bem como a relação professor-aluno e a importância do diálogo na relação pedagógica, julgue os itens a seguir.
O professor que busca orientar os alunos para a realização de uma pesquisa de um tema relacionado ao cotidiano e busca interagir com eles está em conformidade com a tendência crítico social dos conteúdos.Pedagogia - Planejamento de Ensino - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
As escolas oferecem atividades gerais que, na maioria das vezes, beneficiam o trabalho de grupo. No entanto, nos trabalhos individuais, encontra-se uma característica bastante definida, que auxilia na aprendizagem, conhecida por:
Para Libâneo (1994) O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O Planejamento é:
No que se refere à sequência didática, julgue os itens subsecutivos. As intenções educacionais na definição de conteúdos devem ser desconsideradas para a sequência didática.
No que se refere à sequência didática, julgue os itens subsecutivos. Os conteúdos de aprendizagem, inseridos na sequência didática, não explicitam ou abrangem as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...