Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.

A oferta de educação básica na modalidade de educação a distância restringe-se a casos específicos, como o de cidadãos em situação de cárcere.

  • C. Certo
  • E. Errado

Recurso didático é

  • A.

    uma ferramenta utilizada nos processos de avaliação institucional com o objetivo de transmitir aos professores o desempenho global dos alunos.

  • B.

    qualquer material essencial para o bom funcionamento de uma instituição de ensino, como a estrutura física da escola.

  • C.

    todo material utilizado como auxílio no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo proposto pelo professor a seus alunos.

  • D.

    a capacidade intrínseca do estudante em resolver problemas de forma inovadora e criativa.

  • E.

    o montante em dinheiro destinado ao ensino pelos poderes públicos de forma a viabilizar o ano letivo.

É objetivo dos processos de avaliação

  • A.

    gerar uma planilha de notas que será utilizada como base para levantamento de verbas, junto ao governo federal, para melhorias físicas nas instituições de ensino.

  • B.

    julgar como os objetivos iniciais definidos no plano de trabalho do professor foram cumpridos.

  • C.

    classificar os alunos a partir das notas obtidas, de forma a subdividir as turmas em grupos de acordo com o seu rendimento.

  • D.

    gerar índices satisfatórios para reduzir as taxas de evasão.

  • E.

    gerar um quadro de resultados que será utilizado para selecionar os alunos para o ingresso nas instituições de ensino superior.

Com relação à utilização e aplicação de recursos didáticos no ensino de biologia, assinale a opção correta.

  • A.

    O professor, além de não diversificar a escolha dos recursos didáticos, deve manter os mesmos recursos didáticos em diversas fases ou momentos do processo de ensino.

  • B.

    O uso de recursos didáticos deve servir de auxílio para que, no futuro, os alunos aprofundem e apliquem seus conhecimentos, e produzam outros conhecimentos a partir desses.

  • C.

    O professor deve estimular o aluno, por meio de recursos didáticos, a aprender o conhecimento construído e ministrado.

  • D.

    O professor deve conscientizar o aluno de que o conhecimento é dado como algo previamente formulado e de que ele deve receber o conhecimento e trabalhar no seu entendimento.

  • E.

    Os materiais didáticos devem ser sempre utilizados no ensino escolar, independentemente do contexto pedagógico, uma vez que só trarão benefícios ao aprendizado do aluno.

Com relação às características e às propriedades relativas à didática e à formação dos professores, assinale a opção correta.

  • A.

    A relação entre o professor, o aluno e o ensino de conceitos científicos constitui uma tríade na qual convergem apenas estudos teóricos de diferentes domínios do conhecimento.

  • B.

    Didática é a articulação entre teoria e prática na formação do professor.

  • C.

    A formação do professor de biologia é complexa e envolve inúmeras disciplinas que, pela especificidade de cada uma delas, não devem se complementar.

  • D.

    Um dos princípios gerais da didática é o foco em conteúdos e atividades de ensino que tenham sentido essencialmente pedagógicos.

  • E.

    Uma formação global e integral de professores de biologia requer especialização do professor em determinada disciplina do curso.

De acordo com Aranha, um dos métodos utilizados em sala de aula recomenda fazer o levantamento do universo vocabular dos grupos, a fim de escolher palavras geradoras, que variam conforme o lugar. Esse método pertence a

  • A.

    Emília Ferreiro.

  • B.

    Lev Vygotsky.

  • C.

    Paulo Freire.

  • D.

    John Dewey.

  • E.

    Jean Piaget.

Observe a figura abaixo.

Segundo Chiavenato, o treinamento relaciona-se com a mudança com abrangência micro e individual. Treinamento é Educação institucionalizada. É aplicado de maneira sistemática e organizada e é pelo qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. São técnicas de treinamento:

  • A. leitura, instrução programada, dramatização, trabalhos em grupo, estudo de caso, jogos, simulações, conferência. É fundamental refletir e problematizar experiências já vivenciadas, estabelecer vínculos entre os conteúdos e experiências. Pedir que os alunos sempre fundamentem aquilo que realizam na prática. Aplicar os métodos de soluções de problemas.
  • B. esclarecer os alunos sobre os objetivos das aulas, a importância dos conhecimentos para o trabalho eficiente; provocar a explicitação da contradição entre ideias e experiências; estimular o aluno a defender seus pontos de vista e a combater o diferente; propor tarefas que exercitem o pensamento e soluções não criativas. Assegurar ao aluno domínio duradouro e seguro dos conhecimentos e formação da personalidade.
  • C. explicar com clareza os objetivos; desenvolver um ritmo de trabalho que seja possível de a turma acompanhar; prevenir a influência de particularidades advindas das experiências laborais desfavoráveis ao trabalho do professor; respeitar e saber diferenciar cada aluno e seus ritmos específicos. Apresentar tarefas dirigidas e orientadas pelo professor, para os alunos resolverem de maneira independente e não criativa, ou seja, estudo dirigido programado individual ou em duplas.
  • D. debates, tempestade mental, grupo de verbalização, grupo de observação, seminário, exposição pelo professor, em que o aluno assume uma posição passiva perante a matéria explanada.
  • E. transmitir o conteúdo selecionado para que o aluno receba e reproduza mecanicamente o que absorve. O ritmo do ato de ensinar não detecta o ritmo de cada aluno no aprender. A temática fica restrita às paredes da sala de aula, com vários tipos de exposição: verbal, demonstração, ilustração, exemplificação.

Com relação às estratégias e às metodologias utilizadas no ensino de biologia, assinale a opção correta.

  • A.

    A utilização de jogos como instrumento pedagógico deve ser restrita ao uso de jogos prontos, nos quais as regras e os procedimentos estão predeterminados.

  • B.

    Os jogos, apesar de favorecerem o desenvolvimento espontâneo e criativo, têm o inconveniente de estimular a competição e reforçar as diferenças e as limitações individuais.

  • C.

    O jogo não deve ser o fim, mas o eixo que conduz a um conteúdo didático específico, sendo empregada, portanto, a ação lúdica para a compreensão de informações.

  • D.

    As aulas práticas devem ser utilizadas para confirmar os fenômenos ensinados nas aulas teóricas, ou seja, são uma aula teórica dada de outra maneira.

  • E.

    Se a escola não dispõe de laboratório, é impossível realizar atividades relacionadas às experimentações. Nessa situação, o professor deve utilizar exemplos de experiências clássicas já realizadas e discuti-las nas aulas teóricas.

Leia o texto abaixo para responder à questão 62.

“A Internet está caminhando para ser audiovisual, para transmissão em tempo real de som e imagem (tecnologias streaming, que permitem ver o professor em uma tela, acompanhar o resumo do que fala e fazer perguntas ou comentários). Cada vez será mais fácil fazer integrações mais profundas entre TV e WEB (a parte da Internet que nos permite navegar, fazer pesquisas...). Enquanto assiste a determinado programa, o telespectador começa a poder acessar simultaneamente às informações que achar interessantes sobre o programa, acessando o site da programadora na Internet ou outros bancos de dados.” (José Manuel Moran. As possibilidades educacionais que se abrem são fantásticas).

O mundo também do trabalho modificou-se nas últimas décadas. As exigências atuais são por constante aperfeiçoamento técnico e político, em que o indivíduo precisa garantir sua empregabilidade na busca incessante por atualização de habilidades, atitudes e novos conhecimentos, os quais têm prazo de validade (Meister, 1999) cada vez menor.

A Educação a Distância, na perspectiva de Paulo Freire “educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano”, trabalha com aprendizagem

  • A. fechada, saberes prontos. A EAD dá preferência aos processos de ensino, como a elaboração de materiais e definição de procedimentos instrucionais (Belloni, 1999; Maggio, 2001) enquanto a aprendizagem aberta enfoca processos de aprendizagem.
  • B. fechada e aberta. Considera que a tutoria é uma necessidade técnica dos sistemas de Educação a Distância, principalmente porque a existência de contato humano não é mais uma exigência do processo de ensino-aprendizagem.
  • C. de saberes que possibilitem desenvolver competências que proporcionem o desenvolvimento profissional, para que os funcionários realizem um trabalho com desempenho superior. É essencial às instituições que promovem cursos à distância dispor de órgãos específicos para acompanhamento, atendimento e apoio aos alunos, proporcionandolhes a aquisição de hábitos e técnicas de estudo, interação com tutores e com outros alunos, a fim de motivá-los a permanecer no processo de ensinoaprendizagem. O professor intervém no acompanhamento e nas avaliações.
  • D. aberta. É caracterizada pela flexibilidade e autonomia do aluno. Isso exige que a EAD incorpore as noções de autonomia e flexibilidade em seus programas instrucionais, mudando o foco dos processos de ensino, como a elaboração de materiais e definição de procedimentos instrucionais para o da aprendizagem.
  • E. profissional. As tarefas básicas e imprescindíveis que um tutor deverá desempenhar são: orientação, que se refere a uma orientação continuada ao aluno; acadêmica, na qual o tutor exerce um papel de transmissor de saberes já elaborados; institucional e de conexão, que diz respeito à ligação que o mesmo estabelece entre alunos e instituições; e as de caráter institucional e burocrático.

A respeito do emprego de tecnologias da informação e comunicação (TIC), em sala de aula, assinale a opção correta.

  • A.

    No ensino de biologia, as TIC devem sempre estar vinculadas a aparelhos eletrodigitais ou audiovisuais.

  • B.

    As TIC revolucionaram os processos de alfabetização audiovisual, coletiva e interativa, estabilizando e padronizando o ensino de biologia nas organizações tradicionais.

  • C.

    Na educação, as TIC correspondem à descoberta de uma nova pedagogia passiva — que tem a mídia como processo mediador da educação — que atenda às necessidades e anseios dos alunos de biologia.

  • D.

    O rápido desenvolvimento tecnológico facilita o uso das TIC por profissionais educadores tradicionais.

  • E.

    No ensino de biologia, a transmissão do conhecimento, envolve tanto meios de comunicação digitais quanto não digitais, como, por exemplo, as linguagens musicais, literárias, e cênicas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...