Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.
A oferta de educação básica na modalidade de educação a distância restringe-se a casos específicos, como o de cidadãos em situação de cárcere.
Recurso didático é
uma ferramenta utilizada nos processos de avaliação institucional com o objetivo de transmitir aos professores o desempenho global dos alunos.
qualquer material essencial para o bom funcionamento de uma instituição de ensino, como a estrutura física da escola.
todo material utilizado como auxílio no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo proposto pelo professor a seus alunos.
a capacidade intrínseca do estudante em resolver problemas de forma inovadora e criativa.
o montante em dinheiro destinado ao ensino pelos poderes públicos de forma a viabilizar o ano letivo.
É objetivo dos processos de avaliação
gerar uma planilha de notas que será utilizada como base para levantamento de verbas, junto ao governo federal, para melhorias físicas nas instituições de ensino.
julgar como os objetivos iniciais definidos no plano de trabalho do professor foram cumpridos.
classificar os alunos a partir das notas obtidas, de forma a subdividir as turmas em grupos de acordo com o seu rendimento.
gerar índices satisfatórios para reduzir as taxas de evasão.
gerar um quadro de resultados que será utilizado para selecionar os alunos para o ingresso nas instituições de ensino superior.
Com relação à utilização e aplicação de recursos didáticos no ensino de biologia, assinale a opção correta.
O professor, além de não diversificar a escolha dos recursos didáticos, deve manter os mesmos recursos didáticos em diversas fases ou momentos do processo de ensino.
O uso de recursos didáticos deve servir de auxílio para que, no futuro, os alunos aprofundem e apliquem seus conhecimentos, e produzam outros conhecimentos a partir desses.
O professor deve estimular o aluno, por meio de recursos didáticos, a aprender o conhecimento construído e ministrado.
O professor deve conscientizar o aluno de que o conhecimento é dado como algo previamente formulado e de que ele deve receber o conhecimento e trabalhar no seu entendimento.
Os materiais didáticos devem ser sempre utilizados no ensino escolar, independentemente do contexto pedagógico, uma vez que só trarão benefícios ao aprendizado do aluno.
Com relação às características e às propriedades relativas à didática e à formação dos professores, assinale a opção correta.
A relação entre o professor, o aluno e o ensino de conceitos científicos constitui uma tríade na qual convergem apenas estudos teóricos de diferentes domínios do conhecimento.
Didática é a articulação entre teoria e prática na formação do professor.
A formação do professor de biologia é complexa e envolve inúmeras disciplinas que, pela especificidade de cada uma delas, não devem se complementar.
Um dos princípios gerais da didática é o foco em conteúdos e atividades de ensino que tenham sentido essencialmente pedagógicos.
Uma formação global e integral de professores de biologia requer especialização do professor em determinada disciplina do curso.
De acordo com Aranha, um dos métodos utilizados em sala de aula recomenda fazer o levantamento do universo vocabular dos grupos, a fim de escolher palavras geradoras, que variam conforme o lugar. Esse método pertence a
Emília Ferreiro.
Lev Vygotsky.
Paulo Freire.
John Dewey.
Jean Piaget.
Observe a figura abaixo.
Segundo Chiavenato, o treinamento relaciona-se com a mudança com abrangência micro e individual. Treinamento é Educação institucionalizada. É aplicado de maneira sistemática e organizada e é pelo qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. São técnicas de treinamento:
Com relação às estratégias e às metodologias utilizadas no ensino de biologia, assinale a opção correta.
A utilização de jogos como instrumento pedagógico deve ser restrita ao uso de jogos prontos, nos quais as regras e os procedimentos estão predeterminados.
Os jogos, apesar de favorecerem o desenvolvimento espontâneo e criativo, têm o inconveniente de estimular a competição e reforçar as diferenças e as limitações individuais.
O jogo não deve ser o fim, mas o eixo que conduz a um conteúdo didático específico, sendo empregada, portanto, a ação lúdica para a compreensão de informações.
As aulas práticas devem ser utilizadas para confirmar os fenômenos ensinados nas aulas teóricas, ou seja, são uma aula teórica dada de outra maneira.
Se a escola não dispõe de laboratório, é impossível realizar atividades relacionadas às experimentações. Nessa situação, o professor deve utilizar exemplos de experiências clássicas já realizadas e discuti-las nas aulas teóricas.
Leia o texto abaixo para responder à questão 62.
A Internet está caminhando para ser audiovisual, para transmissão em tempo real de som e imagem (tecnologias streaming, que permitem ver o professor em uma tela, acompanhar o resumo do que fala e fazer perguntas ou comentários). Cada vez será mais fácil fazer integrações mais profundas entre TV e WEB (a parte da Internet que nos permite navegar, fazer pesquisas...). Enquanto assiste a determinado programa, o telespectador começa a poder acessar simultaneamente às informações que achar interessantes sobre o programa, acessando o site da programadora na Internet ou outros bancos de dados. (José Manuel Moran. As possibilidades educacionais que se abrem são fantásticas).
O mundo também do trabalho modificou-se nas últimas décadas. As exigências atuais são por constante aperfeiçoamento técnico e político, em que o indivíduo precisa garantir sua empregabilidade na busca incessante por atualização de habilidades, atitudes e novos conhecimentos, os quais têm prazo de validade (Meister, 1999) cada vez menor.
A Educação a Distância, na perspectiva de Paulo Freire educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano, trabalha com aprendizagem
A respeito do emprego de tecnologias da informação e comunicação (TIC), em sala de aula, assinale a opção correta.
No ensino de biologia, as TIC devem sempre estar vinculadas a aparelhos eletrodigitais ou audiovisuais.
As TIC revolucionaram os processos de alfabetização audiovisual, coletiva e interativa, estabilizando e padronizando o ensino de biologia nas organizações tradicionais.
Na educação, as TIC correspondem à descoberta de uma nova pedagogia passiva que tem a mídia como processo mediador da educação que atenda às necessidades e anseios dos alunos de biologia.
O rápido desenvolvimento tecnológico facilita o uso das TIC por profissionais educadores tradicionais.
No ensino de biologia, a transmissão do conhecimento, envolve tanto meios de comunicação digitais quanto não digitais, como, por exemplo, as linguagens musicais, literárias, e cênicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...