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A professora trouxe um mapa dos arredores da escola. Após o estudo detalhado do mapa e de todas as possibilidades, pediu que os alunos indicassem o melhor caminho para irem da escola ao museu de ciências.
A indicação foi feita da melhor maneira possível. A expectativa de aprendizagem é:
utilizar unidades usuais de comprimento, massa e capacidade.
descrever, interpretar e representar por meio de desenhos a localização ou movimentação de uma pessoa ou um objeto.
utilizar dados apresentados de maneira organizada, por meio de tabelas simples ou tabelas de dupla entrada.
resolver situações-problema que envolvam o significado de unidades de medidas de superfície.
compor e decompor figuras planas e identificar que qualquer polígono pode ser composto a partir de figuras triangulares.
O professor de Educação Física mede a altura (em metros) e verifica o peso (em quilogramas) de todos os alunos no início do ano. Os dados de todos os alunos são anotados numa tabela e projetados na sala de aula. Pergunta-se:
− Quem é o aluno mais alto da turma? E o mais baixo?
− Quem possui o maior peso? E o menor?
Ao responder a essas questões, os alunos cumpriram o objetivo de
interpretar e operar com números racionais.
formular e resolver situações-problemas, compreendendo diferentes significados da multiplicação e divisão envolvendo números racionais na forma decimal.
comparar e ordenar números racionais de uso frequente, nas representações decimais.
resolver operações com números racionais utilizando-se da decomposição dos mesmos.
resolver operações por meio de cálculo mental ou por técnica operatória convencional, buscando estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso de estimativa e/ou da calculadora.
Essa atividade visa verificar
a compreensão e resolução dos problemas no campo aditivo ou no multiplicativo
a compreensão da sucessão de números naturais.
o estabelecimento da relação parte do todo e razão.
a leitura e a interpretação de números arredondados, da forma como aparecem nos diferentes portadores.
a compreensão e utilização das regras do sistema de numeração decimal para interpretar e produzir números de qualquer ordem de grandeza.
A professora entregou a todos os alunos quatro folhas de papel sulfite com 10 × 10 quadradinhos. Pediu que pintassem na
− 1ª folha, 10 quadradinhos de amarelo;
− 2ª folha, 20 quadradinhos de vermelho;
− 3ª folha, 25 quadradinhos de azul;
− 4ª folha, 50 quadradinhos de verde.
Após a representação fracionária e associação dos quadradinhos a uma amostra, espera-se que os alunos sejam capazes de
identificar as possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção de objetos e contabilizá-las usando estratégias pessoais.
explorar a ideia de probabilidade em situações-problema simples.
calcular o resultado da adição de números racionais na forma fracionária, por meio de estratégias pessoais e pelo uso de técnicas operatórias convencionais.
calcular perímetro de figuras desenhadas em malhas quadriculadas ou não.
entender que porcentagem indica uma parte em relação a 100 e iniciem a representação por meio do uso correto de %.
Num dia de pesquisa no laboratório de informática uma dupla de alunos copiou em seus cadernos:
A leitura desse texto favorece a
reflexão sobre as regularidades dos números racionais, verificando que as regras de organização dos números naturais não valem para os decimais, seja na sua forma de representação decimal ou fracionária.
análise de situações-problema que envolvem operações comerciais e a partir delas tomar decisões considerando as vantagens que se teria em cada situação.
colocação em jogo dos conhecimentos construídos sobre os números racionais, para poder compará-los.
compreensão e uso das regras do sistema de numeração decimal, para leitura e escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais de qualquer ordem de grandeza.
escrita de números racionais de uso frequente nas representações fracionária e decimal e localização deles na reta numérica.
Durante a aula foi apresentada a receita de um bolo:
BOLO DE CENOURA
1 xícara de óleo
2 colheres de sopa de fermento em pó
2 xícaras de açúcar
3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
4 cenouras médias descascadas e fatiadas
Modo de fazer:
Bata o açúcar, os ovos e o óleo no liquidificador. Numa vasilha, despeje a mistura e acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó. Coloque a massa numa assadeira untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido por 45 minutos. A receita rende 20 porções.
Para uma sala de 30 alunos, a professora propôs as seguintes questões:
− Uma receita será suficiente para todos?
− Levando-se em conta que a receita não aceita redução (não há como dividir ovos ao meio) e que todos os alunos consumam uma porção, quantas receitas deverão ser feitas, no mínimo?
− Considerando-se a quantidade mínima de receitas, quantos pedaços de bolo sobrarão?
Espera-se que, com a realização dessa atividade, a professora verifique se os alunos são capazes de
analisar, interpretar, e formular situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações com números naturais.
resolver diferentes operações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais, do cálculo mental, e usar estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental ou da calculadora.
comparar e ordenar números racionais de uso frequente nas representações fracionária e decimal.
identificar e produzir frações equivalentes, pela observação de representações gráficas e de regularidades nas escritas numéricas.
reconhecer e fazer leitura de números racionais no contexto diário nas representações fracionária e decimal.
A professora de 3º ano apresentou a seguinte situação-problema:
Leonardo é 6 anos mais velho que João, que tem 5 anos.
Quantos anos Leonardo tem? Em relação ao campo aditivo, o problema citado relaciona-se essencialmente com o significado de:
composição.
transformação.
comparação.
representação.
estimativas.
Em uma aula do 4º ano, após discutir a importância da reciclagem para o meio ambiente, a professora solicitou que os alunos trouxessem as embalagens utilizadas em casa nos últimos 5 dias (latas de leite e de molhos, caixas de sapatos, de creme dental, entre outras). Com isso, além de explorar os aspectos citados, ela também pode
observar as características de cada uma das formas, diferenciando-as em dois grandes grupos: corpos redondos e poliedros.
ampliar e reduzir figuras planas pelo uso de malhas quadriculadas.
compor e decompor figuras planas e identificar que qualquer polígono pode ser composto a partir de figuras triangulares.
identificar semelhanças e diferenças entre polígonos, considerando seu número de lados ou ângulos.
descrever, interpretar e representar a localização ou a movimentação de um objeto por meio de desenhos.
Pede-se a todos os alunos de 5º ano que preencham uma ficha com os seguintes dados:
Em sala de aula montam-se três painéis coletivos: de altura, de peso e de idade.
Divide-se a sala em três grupos e cada grupo representa os dados de maneira diferente:
− a altura em gráfico de colunas;
− o peso em gráfico de barras;
− a idade em gráficos de setor.
Nessa atividade, as expectativas de aprendizagem estão agrupadas, principalmente, nos seguintes blocos temáticos:
números e operações.
operações e grandezas e medidas.
espaço e forma e tratamento da informação.
grandezas e medidas e números.
tratamento da informação e grandezas e medidas.
A escolha de uma receita para o trabalho em sala de aula
mostra que todas as receitas são idênticas, porque relacionam sempre os ingredientes que devem ser utilizados.
parece trazer algumas dificuldades para grupos de alunos que talvez desconheçam os ingredientes selecionados.
permite identificar diferentes tipos de textos, a partir da construção de seu significado por meio da leitura.
facilita a leitura por todos os alunos, porque os ingredientes e sua quantidade aparecem em linhas diferentes.
traz orientações a respeito de uma alimentação saudável, ao fazer com que os alunos escolham os ingredientes e sua quantidade.
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