Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atividades pedagógicas desenvolvidas no espaço da escola podem ajudar a criança com dificuldades na aprendizagem da linguagem oral e da linguagem escrita. Podem-se enumerar algumas atividades facilitadoras do processo da aquisição de linguagem pela criança:

  • A.

    leitura de textos didáticos, cópia de trechos de estórias, redações sobre gravuras apresentadas, ditados de textos com palavras compostas e de frases com palavras que tenham dígrafos.

  • B.

    aumento dos recursos audiovisuais em sala de aula, incentivo ao desempenho das rotinas, leitura de frases ou pequenos textos motivadores, cantigas de roda e uso de recursos tecnológicos acessíveis.

  • C.

    cantigas de roda, de músicas atuais, leitura de textos com palavras que tenham dois ss, z, lh, r, nh, tr, pr, dr, ditados de palavras compostas e nomes próprios.

  • D.

    leitura de textos contendo palavras compostas, provas orais, cópias das palavras corretas, substituindo aquelas com erros ortográficos, elaborar enunciados claros e concisos.

  • E.

    utilização de filmes cômicos, desenhos animados, repetição das leituras que foram entrecortadas e com pouca entonação, leitura de legendas, organização e elaboração de textos escritos.

A avaliação é parte integrante e fundamental do processo educativo. Por meio dela, o professor fica sabendo como está a aprendizagem dos alunos e obtém indícios para refletir e melhorar a sua própria prática pedagógica. Um bom processo de ensino– aprendizagem na escola inclui uma avaliação inicial para o planejamento do professor e uma avaliação ao final de uma etapa de trabalho (seja ele um tópico da matéria, um bimestre ou um ciclo). Com base no processo avaliativo, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    A avaliação deve ser um processo, ou seja, deve acontecer durante todo o ano, em vários momentos e de diversas formas. Avaliar a escola como um todo e periodicamente é muito importante. Apoiar a comunidade escolar para que a avaliação seja um instrumento participativo para a melhoria da qualidade da escola não deve ser esquecido

  • B.

    Quando o aluno avalia a si próprio – é uma ótima estratégia de aprendizagem e construção da autonomia, facilitando a tomada de consciência de seus avanços, suas dificuldades e suas possibilidades

  • C.

    A avaliação deve se deter apenas na aprendizagem do aluno. Este é o objetivo principal

  • D.

    A comunidade escolar (pais, diretor, professores, demais funcionários, alunos, etc.) é informada sobre as estatísticas educacionais produzidas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação) ou pelas Secretarias de Educação sobre o desempenho da escola e da rede escolar da qual faz parte (tais como taxas de evasão, abandono, distorção entre idade e série, avaliações de aprendizagem, etc)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), coordenou, no ano de 2010 e 2011, a revisão dos instrumentos de avaliação utilizados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituindo o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância, em dezembro de 2011.

Julgue V ou F para as afirmativas apresentadas em relação a alguns de seus indicadores e, em seguida, assinale a opção que apresenta a opção correta.

( ) O indicador Atividades de Tutoria, contempla a avaliação de tutoria obrigatória para cursos a distância e presenciais que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/2004.

( ) O indicador Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensinoaprendizagem, constante da dimensão Organização Didático-Pedagógica, é utilizado apenas para os cursos a distância.

( ) O indicador Material Didático Institucional não se aplica a cursos presenciais, embora seja obrigatório para cursos a distância e para cursos que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/ 2004.

( ) O indicador Regime de Trabalho do (a) Coordenador (a) do Curso não se aplica aos cursos a distância mas é obrigatório para aos cursos presenciais.

( ) O indicador Experiência do Corpo de Tutores em Educação a Distância não se aplica aos cursos presenciais e é obrigatório para os cursos a distância e os presenciais que ofertam até 20%

  • A.

    V – V – F – F – V.

  • B.

    F – F – V – V – F.

  • C.

    V – F – F – V – V.

  • D.

    F – V – V – F – F.

Sobre alguns significados existentes do termo tecnologia, leia as proposições dadas e, em seguida, assinale a opção correta.

I A tecnologia aparece como a teoria, a ciência, o estudo, a discussão da técnica, abrangida nesta última uma noção de artes, as habilidades do fazer, as profissões e, generalizadamente, os modos de produzir alguma coisa.

II A tecnologia equivale, pura e simplesmente, à técnica. Indiscutivelmente constitui esse o sentido mais frequente e popular da palavra.

III Tecnologia diz respeito ao conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma determinada sociedade em qualquer fase de seu desenvolvimento. IV O termo tecnologia é usado também condensadamente como a ideologia da técnica.

  • A.

    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas as alternativas I e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

  • D.

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

Observe atentamente a charge e, em seguida, assinale a opção que melhor se relaciona com a situação apresentada por ela.

  • A.

    As TIC são muitas vezes usadas para reforçar crenças existentes sobre ambientes de ensino em que ensinar é explicar e aprender é escutar.

  • B.

    A contribuição mais significativa das tecnologias da informação e da comunicação é a capacidade para intervir como mediadoras nos processos de aprendizagem.

  • C.

    As escolas planejam a utilização dos recursos tecnológicos como um investimento na capacidade dos alunos de adquirir sua própria educação.

  • D.

    A utilização das TIC na escola é resultado de decisões colegiadas que respondam, de forma satisfatória, às iniciativas dos professores.

A concepção de avaliação vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído:

  • A.

    pelo aluno.

  • B.

    pelo professor.

  • C.

    pelo docente.

  • D.

    pela escola.

Uma professora, de cujas aulas são dinâmicas e envolventes, notou que muitos de seus alunos obtiveram notas baixas ao final do trimestre. As perguntas feitas em sua prova final eram descontextualizadas da realidade e desarticuladas das aulas. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta qual seria a melhor postura de avaliação desses alunos.

  • A.

    A professora poderia favorecer a interação grupal como forma única de avaliar, pois além de ser coerente com sua postura dinâmica em sala de aula, poderia auxiliar no processo cognitivo, ampliando as visões dos alunos.

  • B.

    A professora poderia utilizar diversas estratégias para avaliar os alunos, sem a necessidade de realizar registros para tal.

  • C.

    A professora poderia adotar o processo avaliativo mediador, considerando o desenvolvimento diário dos alunos, contemplando uma linha semelhante àquela trabalhada nas aulas e envolvendo na prova o processo do dia a dia.

  • D.

    A professora poderia propor uma autoavaliação e realizar atividades interdisciplinares conclusivas, pois durante o processo de realização de avaliações pelos alunos não há mais aprendizagem.

O grupo de professores da escola Aprender realiza provas para os alunos retirando atividades dos livros didáticos, enquanto os professores da Saber é Viver têm uma prática mais adequada. Assinale a alternativa que apresenta a ação que poderia ser considerada uma prática da escola Saber é Viver, considerando os pressupostos de avaliação na perspectiva atual de construção de conhecimento, avanço e reorganização curricular.

  • A.

    A elaboração de um instrumento com questões que sirvam especificamente à composição da avaliação àquela turma, juntamente com outros instrumentos avaliativos, também criados a este fim.

  • B.

    A elaboração de uma prova para que os alunos, em grupos, respondam as questões e dela seja extraída a nota final.

  • C.

    A utilização de um portfólio com provas feitas por todos os alunos, para que possam ser comparadas entre si pelo professor e classificá-los de acordo com suas potencialidades e defasagens.

  • D.

    A observação do processo de aprendizagem, sem a necessidade de registro ou sistematização pelo professor ou pelos alunos.

  • A.

    raciocínio lógico

  • B.

    conteúdos procedimentais

  • C.

    conteúdos atitudinais

  • D.

    conteúdos de língua portuguesa

  • E.

    conteúdos conceituais

Uma professora percebeu que sua turma de 1º ano do Ensino Médio estava apresentando muitas dificuldades em relação às irregularidades ortográficas S, SS e Ç. Isso somente foi notado a partir de levantamento e tabulação dos erros cometidos pelos alunos em suas produções textuais durante todo o trimestre. Assim, a professora, embora não tivesse previsto desenvolver esse conteúdo no planejamento anual, elaborou uma sequência didática para desenvolver o conteúdo apontado, a fim de contribuir para amenizar a presença de erros nos textos dos alunos. O coordenador pedagógico considerou a ação da professora bastante pertinente no que se refere ao currículo repensado a partir de avaliação e solicitou que ela compartilhasse na reunião de trabalho com os professores sua vivência relatada. Acerca desse assunto, é correto afirmar que

  • A.

    a avaliação feita pela professora na etapa descrita é somativa, pois agregou um novo saber àquele já desenvolvido, embora não estivesse previsto no currículo da série.

  • B.

    a avaliação feita pela professora é classificatória, pois verificar dados e tabulá-los mostra que alguns alunos sabem determinados conteúdos e outros alunos não sabem.

  • C.

    a avaliação feita pela professora é formativa, pois reorientou o processo a partir de uma necessidade real dos alunos.

  • D.

    a avaliação feita pela professora pode, na verdade, ser considerada falha, pois se desviou do programa inicial e, provavelmente, ao final do ano não serão cumpridos os objetivos essenciais, o que não foi notado pelo coordenador.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...