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Atividades pedagógicas desenvolvidas no espaço da escola podem ajudar a criança com dificuldades na aprendizagem da linguagem oral e da linguagem escrita. Podem-se enumerar algumas atividades facilitadoras do processo da aquisição de linguagem pela criança:
leitura de textos didáticos, cópia de trechos de estórias, redações sobre gravuras apresentadas, ditados de textos com palavras compostas e de frases com palavras que tenham dígrafos.
aumento dos recursos audiovisuais em sala de aula, incentivo ao desempenho das rotinas, leitura de frases ou pequenos textos motivadores, cantigas de roda e uso de recursos tecnológicos acessíveis.
cantigas de roda, de músicas atuais, leitura de textos com palavras que tenham dois ss, z, lh, r, nh, tr, pr, dr, ditados de palavras compostas e nomes próprios.
leitura de textos contendo palavras compostas, provas orais, cópias das palavras corretas, substituindo aquelas com erros ortográficos, elaborar enunciados claros e concisos.
utilização de filmes cômicos, desenhos animados, repetição das leituras que foram entrecortadas e com pouca entonação, leitura de legendas, organização e elaboração de textos escritos.
A avaliação é parte integrante e fundamental do processo educativo. Por meio dela, o professor fica sabendo como está a aprendizagem dos alunos e obtém indícios para refletir e melhorar a sua própria prática pedagógica. Um bom processo de ensino aprendizagem na escola inclui uma avaliação inicial para o planejamento do professor e uma avaliação ao final de uma etapa de trabalho (seja ele um tópico da matéria, um bimestre ou um ciclo). Com base no processo avaliativo, assinale a alternativa INCORRETA:
A avaliação deve ser um processo, ou seja, deve acontecer durante todo o ano, em vários momentos e de diversas formas. Avaliar a escola como um todo e periodicamente é muito importante. Apoiar a comunidade escolar para que a avaliação seja um instrumento participativo para a melhoria da qualidade da escola não deve ser esquecido
Quando o aluno avalia a si próprio é uma ótima estratégia de aprendizagem e construção da autonomia, facilitando a tomada de consciência de seus avanços, suas dificuldades e suas possibilidades
A avaliação deve se deter apenas na aprendizagem do aluno. Este é o objetivo principal
A comunidade escolar (pais, diretor, professores, demais funcionários, alunos, etc.) é informada sobre as estatísticas educacionais produzidas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação) ou pelas Secretarias de Educação sobre o desempenho da escola e da rede escolar da qual faz parte (tais como taxas de evasão, abandono, distorção entre idade e série, avaliações de aprendizagem, etc)
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), coordenou, no ano de 2010 e 2011, a revisão dos instrumentos de avaliação utilizados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituindo o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância, em dezembro de 2011.
Julgue V ou F para as afirmativas apresentadas em relação a alguns de seus indicadores e, em seguida, assinale a opção que apresenta a opção correta.
( ) O indicador Atividades de Tutoria, contempla a avaliação de tutoria obrigatória para cursos a distância e presenciais que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/2004.
( ) O indicador Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensinoaprendizagem, constante da dimensão Organização Didático-Pedagógica, é utilizado apenas para os cursos a distância.
( ) O indicador Material Didático Institucional não se aplica a cursos presenciais, embora seja obrigatório para cursos a distância e para cursos que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/ 2004.
( ) O indicador Regime de Trabalho do (a) Coordenador (a) do Curso não se aplica aos cursos a distância mas é obrigatório para aos cursos presenciais.
( ) O indicador Experiência do Corpo de Tutores em Educação a Distância não se aplica aos cursos presenciais e é obrigatório para os cursos a distância e os presenciais que ofertam até 20%
V V F F V.
F F V V F.
V F F V V.
F V V F F.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Sobre alguns significados existentes do termo tecnologia, leia as proposições dadas e, em seguida, assinale a opção correta.
I A tecnologia aparece como a teoria, a ciência, o estudo, a discussão da técnica, abrangida nesta última uma noção de artes, as habilidades do fazer, as profissões e, generalizadamente, os modos de produzir alguma coisa.
II A tecnologia equivale, pura e simplesmente, à técnica. Indiscutivelmente constitui esse o sentido mais frequente e popular da palavra.
III Tecnologia diz respeito ao conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma determinada sociedade em qualquer fase de seu desenvolvimento. IV O termo tecnologia é usado também condensadamente como a ideologia da técnica.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Observe atentamente a charge e, em seguida, assinale a opção que melhor se relaciona com a situação apresentada por ela.
As TIC são muitas vezes usadas para reforçar crenças existentes sobre ambientes de ensino em que ensinar é explicar e aprender é escutar.
A contribuição mais significativa das tecnologias da informação e da comunicação é a capacidade para intervir como mediadoras nos processos de aprendizagem.
As escolas planejam a utilização dos recursos tecnológicos como um investimento na capacidade dos alunos de adquirir sua própria educação.
A utilização das TIC na escola é resultado de decisões colegiadas que respondam, de forma satisfatória, às iniciativas dos professores.
A concepção de avaliação vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído:
pelo aluno.
pelo professor.
pelo docente.
pela escola.
Uma professora, de cujas aulas são dinâmicas e envolventes, notou que muitos de seus alunos obtiveram notas baixas ao final do trimestre. As perguntas feitas em sua prova final eram descontextualizadas da realidade e desarticuladas das aulas. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta qual seria a melhor postura de avaliação desses alunos.
A professora poderia favorecer a interação grupal como forma única de avaliar, pois além de ser coerente com sua postura dinâmica em sala de aula, poderia auxiliar no processo cognitivo, ampliando as visões dos alunos.
A professora poderia utilizar diversas estratégias para avaliar os alunos, sem a necessidade de realizar registros para tal.
A professora poderia adotar o processo avaliativo mediador, considerando o desenvolvimento diário dos alunos, contemplando uma linha semelhante àquela trabalhada nas aulas e envolvendo na prova o processo do dia a dia.
A professora poderia propor uma autoavaliação e realizar atividades interdisciplinares conclusivas, pois durante o processo de realização de avaliações pelos alunos não há mais aprendizagem.
O grupo de professores da escola Aprender realiza provas para os alunos retirando atividades dos livros didáticos, enquanto os professores da Saber é Viver têm uma prática mais adequada. Assinale a alternativa que apresenta a ação que poderia ser considerada uma prática da escola Saber é Viver, considerando os pressupostos de avaliação na perspectiva atual de construção de conhecimento, avanço e reorganização curricular.
A elaboração de um instrumento com questões que sirvam especificamente à composição da avaliação àquela turma, juntamente com outros instrumentos avaliativos, também criados a este fim.
A elaboração de uma prova para que os alunos, em grupos, respondam as questões e dela seja extraída a nota final.
A utilização de um portfólio com provas feitas por todos os alunos, para que possam ser comparadas entre si pelo professor e classificá-los de acordo com suas potencialidades e defasagens.
A observação do processo de aprendizagem, sem a necessidade de registro ou sistematização pelo professor ou pelos alunos.
raciocínio lógico
conteúdos procedimentais
conteúdos atitudinais
conteúdos de língua portuguesa
conteúdos conceituais
Uma professora percebeu que sua turma de 1º ano do Ensino Médio estava apresentando muitas dificuldades em relação às irregularidades ortográficas S, SS e Ç. Isso somente foi notado a partir de levantamento e tabulação dos erros cometidos pelos alunos em suas produções textuais durante todo o trimestre. Assim, a professora, embora não tivesse previsto desenvolver esse conteúdo no planejamento anual, elaborou uma sequência didática para desenvolver o conteúdo apontado, a fim de contribuir para amenizar a presença de erros nos textos dos alunos. O coordenador pedagógico considerou a ação da professora bastante pertinente no que se refere ao currículo repensado a partir de avaliação e solicitou que ela compartilhasse na reunião de trabalho com os professores sua vivência relatada. Acerca desse assunto, é correto afirmar que
a avaliação feita pela professora na etapa descrita é somativa, pois agregou um novo saber àquele já desenvolvido, embora não estivesse previsto no currículo da série.
a avaliação feita pela professora é classificatória, pois verificar dados e tabulá-los mostra que alguns alunos sabem determinados conteúdos e outros alunos não sabem.
a avaliação feita pela professora é formativa, pois reorientou o processo a partir de uma necessidade real dos alunos.
a avaliação feita pela professora pode, na verdade, ser considerada falha, pois se desviou do programa inicial e, provavelmente, ao final do ano não serão cumpridos os objetivos essenciais, o que não foi notado pelo coordenador.
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