Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    identificar os problemas de aprendizagem de alguns alunos para homogeneizar o trabalho de sala de aula

  • B.

    compartilhar o plano de trabalho com a turma para que os alunos reconheçam seus progressos e dificuldades em relação ao que está sendo estudado

  • C.

    investigar como os alunos aprendem para sanar as dificuldades específicas de cada um

  • D.

    incentivar a participação de todos no grupo e a capacidade de autoavaliação

  • E.

    avaliar o próprio trabalho para planejar novas situações de ensino e aprendizagem

  • A.

    o pesquisador precisa definir um plano provisório de trabalho que orientará as leituras e também a pesquisa propriamente dita.

  • B.

    a fundamentação lógica do tema deve ser exposta e provada.

  • C.

    as partes do trabalho, seus capítulos e, no interior deles, os parágrafos devem ter uma sequência lógica rigorosa determinada pela estrutura do discurso.

  • D.

    o estilo do texto será determinado pela natureza do raciocínio específico às várias áreas do saber em que se situa o trabalho.

  • E.

    do ponto de vista da estrutura formal, o trabalho se divide em introdução, desenvolvimento e conclusão.

A professora de Geografia dos 2os anos do Ensino Médio realiza a avaliação dos alunos da seguinte forma: leciona de acordo com seu planejamento durante todo o trimestre e, ao final, aplica uma prova individual, sem consulta e com prazo previamente definido de execução. Ao observar a recorrência de notas baixas dos 2os anos e o insucesso dos alunos, a coordenadora propôs que a professora diversificasse a avaliação e favorecesse o conhecimento dos alunos até em momentos avaliativos. Além disso, a coordenadora mencionou que a avaliação também serve de parâmetro para verificar o trabalho docente – que conteúdos precisam ser melhor desenvolvidos, o que os alunos compreenderam bem e o que precisa ser alterado na didática docente. Nesse sentido, sobre avaliação diagnóstica, formativa e classificatória, é correto afirmar que

  • A.

    a avaliação classificatória ou somativa não tem foco no resultado final.

  • B.

    a avaliação formativa é aplicável apenas ao professor, o aluno não tem consciência de seu processo de aprendizagem, sobretudo quando se encontra nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

  • C.

    a avaliação formativa faz parte da cultura escolar, pois ao final do ano o aluno tem contato com sua nota obtida e a partir dela sabe se foi promovido para o ano seguinte ou não.

  • D.

    a avaliação diagnóstica favorece a identificação dos conhecimentos prévios dos alunos e possibilita a reflexão do professor em relação às intervenções que devem ser feitas.

Em um processo de avaliação mediadora, o confronto entre objetivos pretendidos e alcançados, interesses e valores dos alunos destina-se a subsidiar o professor e a escola no sentido da melhor compreensão dos limites e possibilidades dos alunos e de ações subsequentes, para

  • A.

    favorecer o desenvolvimento do aluno.

  • B.

    explicar o grau de aprendizagem da classe.

  • C.

    subsidiar a decisão sobre aprovação ou retenção do aluno.

  • D.

    indicar os alunos com maior potencial de aprendizagem.

  • E.

    agrupar os alunos de forma mais adequada na formação de classes.

Considere as imagens.

Um dos elementos que podem ser abordados na discussão a partir das imagens é

  • A.

    a extensão das nossas florestas e sua constante capacidade de renovação.

  • B.

    a substituição da madeira das árvores por plástico ou outros materiais.

  • C.

    o desmatamento acelerado e os problemas ambientais que ele provoca.

  • D.

    a possibilidade de preservar a Amazônia reduzindo as atividades econômicas lá desenvolvidas.

  • E.

    o exagero dos ecologistas que aumentam os problemas do desmatamento para preservar a florestas.

Observe a foto e leia o texto.

Imagens e textos sobre quilombos e quilombolas como os apresentados podem servir como ponto de partida para o professor desenvolver com seus alunos a habilidade de

  • A.

    reconhecer transformações na estrutura demográfica nas regiões brasileiras.

  • B.

    propor intervenções no ambiente escolar para o controle preventivo de situações de risco.

  • C.

    identificar permanências e transformações no ambiente natural.

  • D.

    identificar processos históricos relacionados a impactos no meio ambiente.

  • E.

    reconhecer a diversidade étnico-racial brasileira, suas manifestações e representações.

Leia a poesia.

Tomando como ponto de partida a poesia, o professor pode propor aos alunos a discussão do conceito de “estações do ano”, destacando

  • A.

    a inversão das estações entre o Nordeste e o Sul do Brasil, como consequência das diferenças entre os hemisférios Norte e Sul.

  • B.

    a existência de um período em que ocorre o fenômeno do “sol da meia noite” no Nordeste, pois é uma região muito próxima ao Equador.

  • C.

    o fato de que a ideia de quatro estações bem definidas não pode ser aplicada a todos os lugares, como o Nordeste brasileiro.

  • D.

    a relação entre povos festivos e climas quentes, o que explica porque o verão é uma estação tão comprida na região Nordeste.

  • E.

    a dependência do homem em relação ao clima, posto que no Nordeste brasileiro só se trabalha no inverno, que dura três meses no ano.

Considere o texto a seguir:

Segundo o texto, o uso da internet na educação, nos dias de hoje,

  • A.

    equivale à utilização de uma nova técnica, como foi, um dia, a incorporação no cotidiano de equipamentos que facilitaram a escrita e a comunicação.

  • B.

    mostra-se problemático à formação do cidadão, pois disponibiliza ao aluno uma quantidade muito grande de informações.

  • C.

    dispensa as práticas de leitura e escrita, pois prioriza-se a compreensão da linguagem digital e o uso dos recursos do computador.

  • D.

    deve se restringir ao uso de programas como o Word, para o domínio do teclado e o desenvolvimento da escrita e da leitura.

  • E.

    potencializa o alcance de atividades pedagógicas, como o letramento e o aprendizado da pesquisa, bem como o acesso à informação.

Considere as imagens.

Considerando a evolução da sociedade brasileira, é correto afirmar que as manifestações culturais retratadas nas figuras, entre outras,

  • A.

    mostraram o nível de desenvolvimento cultural do povo africano, considerado inferior até o século XIX.

  • B.

    mantiveram vivas suas raízes africanas, que passaram a ser valorizadas nas últimas décadas do século XX.

  • C.

    referiram-se a aspectos religiosos dos povos africanos como o misticismo e a divinização da natureza viva.

  • D.

    adotaram os valores dominantes de origem europeia, incentivando a luta por direitos iguais para os negros.

  • E.

    procuraram negar a existência de influência europeia na formação cultural dos afro-descendentes no país.

Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que um estudo sobre o processo de desmatamento da Mata Atlântica, em sala de aula, permite trabalhar com os alunos

  • A.

    a História com temas exclusivos da área de Geografia, como a urbanização, desvinculados da questão ambiental.

  • B.

    o sistema de produção mercantil desvinculado do processo de destruição da biodiversidade no período colonial.

  • C.

    a importância histórica da produção agropecuária para a preservação do meio ambiente para as novas gerações.

  • D.

    o processo de ocupação e expansão do território brasileiro e os impactos desse processo na natureza.

  • E.

    as teorias sobre como viabilizar pesquisas sobre o meio ambiente baseadas na evolução econômica do Brasil.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...