Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
identificar os problemas de aprendizagem de alguns alunos para homogeneizar o trabalho de sala de aula
compartilhar o plano de trabalho com a turma para que os alunos reconheçam seus progressos e dificuldades em relação ao que está sendo estudado
investigar como os alunos aprendem para sanar as dificuldades específicas de cada um
incentivar a participação de todos no grupo e a capacidade de autoavaliação
avaliar o próprio trabalho para planejar novas situações de ensino e aprendizagem
o pesquisador precisa definir um plano provisório de trabalho que orientará as leituras e também a pesquisa propriamente dita.
a fundamentação lógica do tema deve ser exposta e provada.
as partes do trabalho, seus capítulos e, no interior deles, os parágrafos devem ter uma sequência lógica rigorosa determinada pela estrutura do discurso.
o estilo do texto será determinado pela natureza do raciocínio específico às várias áreas do saber em que se situa o trabalho.
do ponto de vista da estrutura formal, o trabalho se divide em introdução, desenvolvimento e conclusão.
A professora de Geografia dos 2os anos do Ensino Médio realiza a avaliação dos alunos da seguinte forma: leciona de acordo com seu planejamento durante todo o trimestre e, ao final, aplica uma prova individual, sem consulta e com prazo previamente definido de execução. Ao observar a recorrência de notas baixas dos 2os anos e o insucesso dos alunos, a coordenadora propôs que a professora diversificasse a avaliação e favorecesse o conhecimento dos alunos até em momentos avaliativos. Além disso, a coordenadora mencionou que a avaliação também serve de parâmetro para verificar o trabalho docente que conteúdos precisam ser melhor desenvolvidos, o que os alunos compreenderam bem e o que precisa ser alterado na didática docente. Nesse sentido, sobre avaliação diagnóstica, formativa e classificatória, é correto afirmar que
a avaliação classificatória ou somativa não tem foco no resultado final.
a avaliação formativa é aplicável apenas ao professor, o aluno não tem consciência de seu processo de aprendizagem, sobretudo quando se encontra nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
a avaliação formativa faz parte da cultura escolar, pois ao final do ano o aluno tem contato com sua nota obtida e a partir dela sabe se foi promovido para o ano seguinte ou não.
a avaliação diagnóstica favorece a identificação dos conhecimentos prévios dos alunos e possibilita a reflexão do professor em relação às intervenções que devem ser feitas.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em um processo de avaliação mediadora, o confronto entre objetivos pretendidos e alcançados, interesses e valores dos alunos destina-se a subsidiar o professor e a escola no sentido da melhor compreensão dos limites e possibilidades dos alunos e de ações subsequentes, para
favorecer o desenvolvimento do aluno.
explicar o grau de aprendizagem da classe.
subsidiar a decisão sobre aprovação ou retenção do aluno.
indicar os alunos com maior potencial de aprendizagem.
agrupar os alunos de forma mais adequada na formação de classes.
Considere as imagens.
Um dos elementos que podem ser abordados na discussão a partir das imagens é
a extensão das nossas florestas e sua constante capacidade de renovação.
a substituição da madeira das árvores por plástico ou outros materiais.
o desmatamento acelerado e os problemas ambientais que ele provoca.
a possibilidade de preservar a Amazônia reduzindo as atividades econômicas lá desenvolvidas.
o exagero dos ecologistas que aumentam os problemas do desmatamento para preservar a florestas.
Observe a foto e leia o texto.
Imagens e textos sobre quilombos e quilombolas como os apresentados podem servir como ponto de partida para o professor desenvolver com seus alunos a habilidade de
reconhecer transformações na estrutura demográfica nas regiões brasileiras.
propor intervenções no ambiente escolar para o controle preventivo de situações de risco.
identificar permanências e transformações no ambiente natural.
identificar processos históricos relacionados a impactos no meio ambiente.
reconhecer a diversidade étnico-racial brasileira, suas manifestações e representações.
Leia a poesia.
Tomando como ponto de partida a poesia, o professor pode propor aos alunos a discussão do conceito de estações do ano, destacando
a inversão das estações entre o Nordeste e o Sul do Brasil, como consequência das diferenças entre os hemisférios Norte e Sul.
a existência de um período em que ocorre o fenômeno do sol da meia noite no Nordeste, pois é uma região muito próxima ao Equador.
o fato de que a ideia de quatro estações bem definidas não pode ser aplicada a todos os lugares, como o Nordeste brasileiro.
a relação entre povos festivos e climas quentes, o que explica porque o verão é uma estação tão comprida na região Nordeste.
a dependência do homem em relação ao clima, posto que no Nordeste brasileiro só se trabalha no inverno, que dura três meses no ano.
Considere o texto a seguir:
Segundo o texto, o uso da internet na educação, nos dias de hoje,
equivale à utilização de uma nova técnica, como foi, um dia, a incorporação no cotidiano de equipamentos que facilitaram a escrita e a comunicação.
mostra-se problemático à formação do cidadão, pois disponibiliza ao aluno uma quantidade muito grande de informações.
dispensa as práticas de leitura e escrita, pois prioriza-se a compreensão da linguagem digital e o uso dos recursos do computador.
deve se restringir ao uso de programas como o Word, para o domínio do teclado e o desenvolvimento da escrita e da leitura.
potencializa o alcance de atividades pedagógicas, como o letramento e o aprendizado da pesquisa, bem como o acesso à informação.
Considere as imagens.
Considerando a evolução da sociedade brasileira, é correto afirmar que as manifestações culturais retratadas nas figuras, entre outras,
mostraram o nível de desenvolvimento cultural do povo africano, considerado inferior até o século XIX.
mantiveram vivas suas raízes africanas, que passaram a ser valorizadas nas últimas décadas do século XX.
referiram-se a aspectos religiosos dos povos africanos como o misticismo e a divinização da natureza viva.
adotaram os valores dominantes de origem europeia, incentivando a luta por direitos iguais para os negros.
procuraram negar a existência de influência europeia na formação cultural dos afro-descendentes no país.
Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que um estudo sobre o processo de desmatamento da Mata Atlântica, em sala de aula, permite trabalhar com os alunos
a História com temas exclusivos da área de Geografia, como a urbanização, desvinculados da questão ambiental.
o sistema de produção mercantil desvinculado do processo de destruição da biodiversidade no período colonial.
a importância histórica da produção agropecuária para a preservação do meio ambiente para as novas gerações.
o processo de ocupação e expansão do território brasileiro e os impactos desse processo na natureza.
as teorias sobre como viabilizar pesquisas sobre o meio ambiente baseadas na evolução econômica do Brasil.
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