Questões sobre Planejamento de Ensino

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Que tipo de planejamento apresenta a seguinte definição: “é a previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante um certo período de tempo, geralmente durante o ano ou semestre letivo”?

  • A.

    Planejamento de unidade.

  • B.

    Planejamento educacional.

  • C.

    Planejamento de aula.

  • D.

    Planejamento de curso.

  • E.

    Planejamento escolar.

Uma professora do 2º ano (1ª série) elaborou algumas atividades com o objetivo de identificar os progressos e as dificuldades dos seus alunos e levantar o que eles sabem e não sabem. Os alunos deveriam escrever uma lista de animais. A partir desta avaliação inicial, a professora planejará suas ações educativas acompanhando os processos dos alunos para que eles possam avançar no seu desenvolvimento e nas suas aprendizagens. Esta avaliação realizada por esta professora denomina-se

  • A.

    classificatória.

  • B.

    verificadora.

  • C.

    do rendimento escolar.

  • D.

    formativa.

Que tipo de avaliação tem como característica relatar umfato cuja solução exige dois ou mais raciocínios?

  • A.

    Situação problema.

  • B.

    Verdadeiro ou falso.

  • C.

    Associação.

  • D.

    Múltipla escolha.

  • E.

    Complete a lacuna.

Segundo Vera Maria Candau (1999, p. 153), Luckesi define avaliação como “Um juízo de valor sobre dados relevantes, objetivando uma tomada de decisão”. O que conclui Luckesi com essa afirmativa?

  • A.

    A avaliação tem como objetivo principal medir o conhecimento do aluno.

  • B.

    Em geral, os professores não apresentam um claro entendimento sobre o que seja avaliação.

  • C.

    Aavaliação deve ser considerada um fato comum por fazer parte do dia a dia dos indivíduos.

  • D.

    Basta aplicar uma avaliação para se ter um perfil do processo de aprendizagem.

  • E.

    Avaliar é uma mera formalidade do sistema.

Neste contexto, é CORRETO afirmar:

  • A.

    A Avaliação é o instrumento mais importante na construção do conhecimento, pois avalia o momento e não o processo.

  • B.

    A Avaliação é construída de forma desarticulada da metodologia de trabalho da sala de aula.

  • C.

    A avaliação não pode ser discutida de forma isolada de um projeto político pedagógico, inserido num projeto social mais amplo.

  • D.

    A Avaliação como instrumento de treinamento para exames e concursos.

Em relação à avaliação formativa podemos afirmar, EXCETO:

  • A.

    Fornece informações que permitem a reorganização do trabalho pedagógico em atendimento às diferenças individuais.

  • B.

    Propicia a utilização de todas as informações disponíveis sobre o aluno para assegurar a aprendizagem.

  • C.

    Permite ajustamentos sucessivos durante o desenvolvimento e a experimentação de um novo currículo ou método de ensino.

  • D.

    Apresenta perspectivas unilateral (somente o aluno é avaliado e apenas pelo professor), classificatória, punitiva e excludente.

Os jogos e as brincadeiras são atividades desenvolvidas na Educação Infantil como recursos que contribuem para:

  • A.

    distrair a criança, para não ficar cansada durante sua permanência no espaço da instituição educativa.

  • B.

    socializar as crianças mais rebeldes, a fim de melhorar o seu comportamento na hora do recreio.

  • C.

    desenvolver a sociabilidade, a criatividade, o respeito ao outro, a iniciativa e a imaginação da criança.

  • D.

    proporcionar momentos de descanso para o educador, porque as crianças ficam ocupadas durante as atividades.

  • E.

    estimular a criança a aceitar melhor a sua permanência na unidade escolar infantil.

Entende-se por avaliação formativa aquela que

  • A.

    é voltada à compreensão dos processos sociocognitivos dos alunos; ela permite ao professor aproximar-se dos processos de aprendizagem do aluno, compreender como ele está elaborando seu conhecimento e fazer as mediações necessárias para que as aprendizagens aconteçam.

  • B.

    exige do professor uma correta elaboração técnica, pois tem como finalidade o controle total da aprendizagem escolar e permite com isso constatar quais foram os reais avanços de seus alunos e ainda tomar decisões com relação à aprovação/reprovação.

  • C.

    recupera os fatos nas memórias individuais e coletivas dos alunos e possibilita avaliar os conceitos apreendidos, devendo partir sempre de uma avaliação inicial.

  • D.

    parte da premissa de que a escola deve avaliar somente a dimensão cognitiva e, para isso, o instrumento mais adequado a ser utilizado são as provas escritas.

Explorar o universo da música é uma tarefa a ser desenvolvida na Educação Infantil, porque:

  • A.

    distrai a criança que está no espaço educativo, facilitando a sua permanência nesse espaço, permanecendo às vezes, oito horas na instituição.

  • B.

    a música é uma atividade agradável e lúdica, apropriada para a criança ficar calada quando está ouvindo, facilitando as tarefas do educador infantil, já sobrecarregado com muitas atribuições.

  • C.

    ouvindo, cantando, imitando, dançando, a criança constrói seu conhecimento sobre música, como ser rítmico-mímico, usando espontaneamente os seus gestos diante das sensações.

  • D.

    cantando, a criança desenvolve sua habilidade vocal, imitando cantores já conhecidos, distraindo-se no espaço escolar, não se cansando porque está realizando uma tarefa interessante.

  • E.

    ajuda ao educador nas tarefas do dia a dia que ele planejou, tornando o ambiente mais apropriado para as exigências disciplinares e contribuindo para que a criança aprenda a ouvir em silêncio.

O planejamento é uma ferramenta que facilita ou possibilita um bom trabalho. Neste caso, para a escola organizar suas ações, ela deve trabalhar com o planejamento

  • A.

    estratégico, voltado a uma Gestão da Qualidade Total na Escola, que incentiva a participação dos educadores na sua totalidade e motiva todos os envolvidos a construírem o Projeto Político-Pedagógico.

  • B.

    administrativo, que estabelece níveis de prioridades, funções detalhadas, metas a serem atingidas; para isso, o gestor da escola deve esclarecer que conta com a colaboração de todos para execução do trabalho cotidiano e o bom funcionamento da unidade.

  • C.

    participativo, que contenha uma proposta bem determinada, uma filosofia, conceitos e modelos próprios, e instrumentos e técnicas próprios. Pretende servir para o planejamento político, não apenas estratégico para a instituição, mas também para o planejamento administrativo a serviço deste planejamento político, contribuindo para a construção de uma determinada sociedade.

  • D.

    coletivo, que contenha a missão da escola e desenvolva um processo educativo ligado ao bem comum e voltado à informação de todos. Para isso, a equipe gestora se compromete a avaliar o processo percorrido ao longo do ano letivo, dando devolutivas sistematicamente nas reuniões pedagógicas.

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