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De acordo com Edgar Morin em Os sete saberes necessários à educação do futuro, assinale a alternativa verdadeira:
I. A compreensão mútua entre os seres humanos próximos ou estranhos é, daqui para frente, vital para que as relações humanas saiam do seu estado bárbaro de incompreensão.
II. Nós, os humanos, somos seres infantis, neuróticos, delirantes, capazes de medida e desmedida, sujeito de afetividade intensa e instável, seres de violência, de amor e de ódio.
III. Em uma possível reforma de ensino deve ser considerada a adoção de um novo paradigma cognitivo, no qual a ordem e a desordem sejam vistas e tratadas nos seus campos específicos.
IV. Não há cultura sem cérebro humano, (aparelho biológico dotado de competência para agir, perceber, saber, aprender), mas não há mente, isto é, capacidade de consciência e pensamento, sem cultura.
Sobre a Avaliação da aprendizagem Escolar, para Luckesi, não é correta a alternativa:
Qual destas alternativas não é verdadeira?
Assinale a alternativa correta, de acordo com Jussara Hoffmann:
Assinale a alternativa correta em se tratando de Projetos de Trabalho:
I. Um projeto pode organizar-se seguindo um determinado eixo: a definição de um conceito, um problema geral ou particular, um conjunto de perguntas inter-relacionadas, uma temática que valha a pena ser tratada por si mesma.
II. Para abordar um eixo em sala de aula, se procede dando ênfase na articulação da informação necessária para tratar o problema objeto de estudo e os procedimentos requeridos pelos alunos para desenvolvê-lo, ordená-lo, compreendê-lo e assimilálo.
III. As diferentes fases e atividades que se devem desenvolver num Projeto, ajudam os alunos a serem conscientes de seu processo de aprendizagem e exige do professorado, responder aos desafios que estabelece uma estruturação muito mais aberta e flexível dos conteúdos escolares.
IV. A informação necessária para construir os Projetos não está determinada de antemão, nem depende do educador ou do livro-texto; está, sim, em função do que cada aluno já sabe sobre um tema e da informação com a qual se possa relacionar dentro e fora da escola.
Com relação à taxonomia de Bloom, um dos muitos instrumentos existentes para apoiar o planejamento didático-pedagógico, a estruturação, a organização e a definição de objetivos, julgue os itens seguintes.
Essa taxonomia envolve apenas os domínios cognitivo e afetivo. As questões psicomotoras são tratadas como periféricas, não se configurando como um domínio, mas como uma categoria.
A aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana baseia-se em uma política de
exclusão, pautada em dificultar a entrada de grupos historicamente favorecidos em nome da igualdade social.
manutenção, pautada em ações que corroboram a ideia de que na escola brasileira não há racismo.
reparações, pautada em ações afirmativas que visam a corrigir desigualdades raciais e sociais historicamente constituídas.
assistencialismo, pautada em ações sociais que buscam assistir grupos socialmente desfavorecidos.
intervencionismo, pautada em ações curriculares que incluem novos conteúdos ao projeto pedagógico das escolas.
Com relação à taxonomia de Bloom, um dos muitos instrumentos existentes para apoiar o planejamento didático-pedagógico, a estruturação, a organização e a definição de objetivos, julgue os itens seguintes.
A finalidade da taxonomia em questão é auxiliar a identificação e a declaração dos objetivos ligados ao desenvolvimento cognitivo que engloba a aquisição do conhecimento, competência e atitudes, visando facilitar o planejamento do processo de ensino e aprendizagem.
Madalena acaba de assumir a direção de uma escola de ensino fundamental no interior de São Paulo. Ao iniciar suas atividades, percebe que a escola ainda não tem uma proposta pedagógica estruturada de acordo com a política educacional do Estado. Para auxiliar sua equipe na adequação da proposta pedagógica da escola, além de considerar dados relativos ao perfil sociocultural e econômico dos alunos, Madalena deverá utilizar, principalmente,
a matriz de avaliação do Saresp, propondo uma discussão coletiva com o grupo de professores e elaborando a proposta pedagógica para a avaliação escola.
a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, propondo uma discussão com a equipe escolar e a construção de planos anuais por disciplina.
os materiais do Programa Ler e Escrever, propondo uma discussão com o grupo de professores e a elaboração de plano que contemple o trabalho com leitura e escrita em todas as áreas.
as Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental, elaborando junto ao professor coordenador a proposta pedagógica, para apresentação à equipe, para validação.
os Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborando individualmente o documento e apresentando-o para a equipe.
Com relação à taxonomia de Bloom, um dos muitos instrumentos existentes para apoiar o planejamento didático-pedagógico, a estruturação, a organização e a definição de objetivos, julgue os itens seguintes.
O domínio cognitivo, na referida taxonomia, é estruturado em níveis de complexidade crescente; assim, para se ascender a uma nova categoria, é preciso ter obtido desempenho adequado na anterior.
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