Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Edgar Morin em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, assinale a alternativa verdadeira:

I. A compreensão mútua entre os seres humanos próximos ou estranhos é, daqui para frente, vital para que as relações humanas saiam do seu estado bárbaro de incompreensão.

II. Nós, os humanos, somos seres infantis, neuróticos, delirantes, capazes de medida e desmedida, sujeito de afetividade intensa e instável, seres de violência, de amor e de ódio.

III. Em uma possível reforma de ensino deve ser considerada a adoção de um novo paradigma cognitivo, no qual a ordem e a desordem sejam vistas e tratadas nos seus campos específicos.

IV. Não há cultura sem cérebro humano, (aparelho biológico dotado de competência para agir, perceber, saber, aprender), mas não há mente, isto é, capacidade de consciência e pensamento, sem cultura.

  • A. Apenas I e III estão corretas.
  • B. Apenas II e IV estão corretas.
  • C. Apenas I, II, III e IV estão corretas.
  • D. Não há alternativa correta.

Sobre a “Avaliação da aprendizagem Escolar”, para Luckesi, não é correta a alternativa:

  • A. Ao avaliar, o professor deve coletar, analisar e sistematizar, de forma mais objetiva, as manifestações dos alunos.
  • B. É preciso colocar a avaliação escolar a serviço de uma pedagogia que entenda a educação como um instrumento de transformação social.
  • C. A prática escolar vigente se realiza dentro de um modelo teórico que pressupõe a educação como um mecanismo de conservação e reprodução da sociedade.
  • D. O modelo liberal-conservador, posterior à Revolução Francesa, deu origem apenas à pedagogia tradicional.

Qual destas alternativas não é verdadeira?

  • A. A perspectiva de globalização que se adota na escola e que se reflete nos Projetos de Trabalho trata de ensinar o aluno a aprender, a encontrar o nexo, a estrutura, o problema que vincula a informação e que permite aprender.
  • B. O tema do Projeto de Trabalho Pode pertencer ao currículo oficial, proceder de uma experiência comum (como os acampamentos), originar-se de um fato da atualidade, surgir um problema proposto pela professora ou emergir de uma questão que ficou pendente em outro Projeto.
  • C. Existem alguns temas que não podem ser abordados através de Projetos.
  • D. A função principal do Projeto é possibilitar aos alunos o desenvolvimento de estratégias globalizadoras de organização dos conhecimentos escolares, mediante o tratamento da informação.

Assinale a alternativa correta, de acordo com Jussara Hoffmann:

  • A. O cotidiano dos professores revela um efetivo acompanhamento do desenvolvimento dos alunos a partir de um relacionamento afetivo e busca de compreensão de suas dificuldades.
  • B. A manutenção de provas e notas é garantia do efetivo acompanhamento dos alunos no seu processo de aprendizagem.
  • C. O grau, nota, conceito são conferidos ao aluno após séria interpretação e questionamento quanto ao seu significado e poder.
  • D. Em uma avaliação como uma função classificatória e burocrática, perseguimos um princípio de descontinuidade, segmentação e parcelização dos conhecimentos.

Assinale a alternativa correta em se tratando de Projetos de Trabalho:

I. Um projeto pode organizar-se seguindo um determinado eixo: a definição de um conceito, um problema geral ou particular, um conjunto de perguntas inter-relacionadas, uma temática que valha a pena ser tratada por si mesma.

II. Para abordar um eixo em sala de aula, se procede dando ênfase na articulação da informação necessária para tratar o problema objeto de estudo e os procedimentos requeridos pelos alunos para desenvolvê-lo, ordená-lo, compreendê-lo e assimilálo.

III. As diferentes fases e atividades que se devem desenvolver num Projeto, ajudam os alunos a serem conscientes de seu processo de aprendizagem e exige do professorado, responder aos desafios que estabelece uma estruturação muito mais aberta e flexível dos conteúdos escolares.

IV. A informação necessária para construir os Projetos não está determinada de antemão, nem depende do educador ou do livro-texto; está, sim, em função do que cada aluno já sabe sobre um tema e da informação com a qual se possa relacionar dentro e fora da escola.

  • A. Apenas I e IV estão corretas.
  • B. Apenas II e III estão corretas.
  • C. Não há alternativa correta.
  • D. I, II, III e IV estão corretas.

Com relação à taxonomia de Bloom, um dos muitos instrumentos existentes para apoiar o planejamento didático-pedagógico, a estruturação, a organização e a definição de objetivos, julgue os itens seguintes.

Essa taxonomia envolve apenas os domínios cognitivo e afetivo. As questões psicomotoras são tratadas como periféricas, não se configurando como um domínio, mas como uma categoria.

  • C. Certo
  • E. Errado

A aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana baseia-se em uma política de

  • A.

    exclusão, pautada em dificultar a entrada de grupos historicamente favorecidos em nome da igualdade social.

  • B.

    manutenção, pautada em ações que corroboram a ideia de que na escola brasileira não há racismo.

  • C.

    reparações, pautada em ações afirmativas que visam a corrigir desigualdades raciais e sociais historicamente constituídas.

  • D.

    assistencialismo, pautada em ações sociais que buscam assistir grupos socialmente desfavorecidos.

  • E.

    intervencionismo, pautada em ações curriculares que incluem novos conteúdos ao projeto pedagógico das escolas.

Com relação à taxonomia de Bloom, um dos muitos instrumentos existentes para apoiar o planejamento didático-pedagógico, a estruturação, a organização e a definição de objetivos, julgue os itens seguintes.

A finalidade da taxonomia em questão é auxiliar a identificação e a declaração dos objetivos ligados ao desenvolvimento cognitivo — que engloba a aquisição do conhecimento, competência e atitudes, visando facilitar o planejamento do processo de ensino e aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Madalena acaba de assumir a direção de uma escola de ensino fundamental no interior de São Paulo. Ao iniciar suas atividades, percebe que a escola ainda não tem uma proposta pedagógica estruturada de acordo com a política educacional do Estado. Para auxiliar sua equipe na adequação da proposta pedagógica da escola, além de considerar dados relativos ao perfil sociocultural e econômico dos alunos, Madalena deverá utilizar, principalmente,

  • A.

    a matriz de avaliação do Saresp, propondo uma discussão coletiva com o grupo de professores e elaborando a proposta pedagógica para a avaliação escola.

  • B.

    a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, propondo uma discussão com a equipe escolar e a construção de planos anuais por disciplina.

  • C.

    os materiais do Programa Ler e Escrever, propondo uma discussão com o grupo de professores e a elaboração de plano que contemple o trabalho com leitura e escrita em todas as áreas.

  • D.

    as Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental, elaborando junto ao professor coordenador a proposta pedagógica, para apresentação à equipe, para validação.

  • E.

    os Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborando individualmente o documento e apresentando-o para a equipe.

Com relação à taxonomia de Bloom, um dos muitos instrumentos existentes para apoiar o planejamento didático-pedagógico, a estruturação, a organização e a definição de objetivos, julgue os itens seguintes.

O domínio cognitivo, na referida taxonomia, é estruturado em níveis de complexidade crescente; assim, para se ascender a uma nova categoria, é preciso ter obtido desempenho adequado na anterior.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...