Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para o bom andamento do trabalho pedagógico, é importante que se considerem diversos aspectos em relação ao planejamento do ensino em seus mais diversos níveis. Acerca desse planejamento e da sua execução, julgue os itens a seguir.
No planejamento do ensino, utiliza-se como um critério de seleção de procedimentos de ensino a compatibilidade entre as características dos estudantes e os objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem.
Para o bom andamento do trabalho pedagógico, é importante que se considerem diversos aspectos em relação ao planejamento do ensino em seus mais diversos níveis. Acerca desse planejamento e da sua execução, julgue os itens a seguir.
No planejamento de ensino de acordo com a perspectiva andragógica, considera-se a participação dos estudantes nas diversas fases do processo de ensino-aprendizagem, incluindose o diagnóstico das necessidades educativas, a elaboração de planos de trabalho e a definição das formas de avaliação.
Para o bom andamento do trabalho pedagógico, é importante que se considerem diversos aspectos em relação ao planejamento do ensino em seus mais diversos níveis. Acerca desse planejamento e da sua execução, julgue os itens a seguir.
Ao elaborar a justificativa de um plano de ensino, o professor deve responder a três questões básicas do processo didático: por que, para que e como ensinar.
A linguagem escrita é um objeto complexo e dinâmico da aprendizagem, que envolve a apropriação/reconstrução de vários aspectos: funcionais, textuais, gráficos e aqueles relativos ao sistema alfabético de representação. Toda ação pedagógica do educador se cumpre, na medida em que, EXCETO:
Assume, inicialmente, o papel de escriba e leitor, tendo em vista que, mesmo sem saber ler e escrever convencionalmente, as crianças conseguem produzir e compreender a linguagem escrita.
Oportuniza atividades de produção de textos, nas quais ele escreve pelo grupo, questionando-lhes sobre objetivos e interlocutores do texto, negociando o enunciado, de modo a se aproximar da linguagem que se escreve (aspectos estruturais e linguísticos do texto).
Possibilita o desenvolvimento de diversas estratégias de antecipação do significado dos textos, nas quais as crianças coloquem em jogo tudo o que sabem para descobrirem o que não sabem.
Favorece a compreensão de textos lidos, através da busca de indícios que permitam não apenas a confirmação das hipóteses levantadas, como também permitam inferir e extrapolar o texto.
Toda ação pedagógica relativa à linguagem escrita de textos deve ser desenvolvida exclusivamente por meio de letras e famílias silábicas.
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
O tempo e o encadeamento das etapas do processo de ensino são aspectos relevantes para o planejamento da aprendizagem, pois contribuem, no que se refere à sequência de ensino e duração das atividades, para a organização dos processos cognitivos inerentes ao ato de aprender.
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
As características próprias das atividades de ensino envolvem os seguintes processos psicológicos da aprendizagem: problematização, fixação, transferência e generalização.
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
A competência profissional do professor pode ser identificada por meio das atividades de ensino adotadas, que devem ser alinhadas aos objetivos educacionais, aos conteúdos das matérias e às características dos alunos.
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de ensino elaborado para uma turma de alunos é influenciado pelas diferenças individuais, em virtude dos estilos e estratégias de aprendizagem de cada aluno.
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
No planejamento de ensino, entende-se por objetivo geral a seleção, pelo professor, de experiências adequadas de aprendizagem, a comunicação aos alunos do que se espera deles e a padronização da avaliação.
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
No processo de ensino-aprendizagem, a fase da motivação compreende informar o objetivo da atividade ao aluno e direcionar o seu interesse para ela.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...