Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.

Com o avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), os recursos na área do ensino tornaram-se valiosos, principalmente do ponto de vista do trabalho do professor e do aluno. Por isso, ao planejar as aulas, o professor deverá contar com a utilização das TIC, independentemente do contexto escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.

No período disponibilizado para a elaboração do planejamento, o professor deve antever que métodos e técnicas ele poderá desenvolver com seus alunos em sala de aula para o alcance do objetivo de promover a aprendizagem. Nesse sentido, é desaconselhável que essa ação seja revista juntamente com os alunos no decorrer das aulas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.

De acordo com as teorias críticas da educação, o professor deve utilizar apenas um método ou uma técnica para que sua sala de aula não se transforme em um laboratório de ensino que realiza experiências didáticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem a partir da concepção de tecnologias da informação e sua relação com os processos educativos.

As tecnologias de comunicação substituem o professor, pois a tarefa primordial de passar informações pode ser transferida aos bancos de dados, livros, vídeos e programas em CD.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem a partir da concepção de tecnologias da informação e sua relação com os processos educativos.

A concepção de materiais didáticos que incorporem novas tecnologias capazes de oferecer uma reestruturação do processo de aprendizagem depende do esforço de relacionar novas abordagens teóricas sobre a aprendizagem a seu desenho instrucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às dimensões da organização e da gestão da sala de aula, julgue os próximos itens.

O método de ensino não pode ser considerado apenas um conjunto de procedimentos do professor: o método corresponde à sequência de atividades que integra as ações do professor e dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às dimensões da organização e da gestão da sala de aula, julgue os próximos itens.

Entre os critérios de seleção de conteúdos estão incluídos: a correspondência entre os objetivos gerais e os conteúdos, o caráter científico, a relevância social e o domínio do professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às dimensões da organização e da gestão da sala de aula, julgue os próximos itens.

O ensino, combinação entre a condução do processo de ensino pelo professor e a assimilação ativa do aluno, contempla a direção e o controle da atividade do professor para os objetivos da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Luckesi, sobre a “Avaliação da Aprendizagem Escolar”, é correta a alternativa:

  • A. A avaliação como instrumento de diagnóstico para o crescimento, independe de uma pedagogia preocupada com a transformação social.
  • B. Com a função classificatória, a avaliação constitui-se num instrumento estático e frenador do processo de crescimento.
  • C. Ao avaliar, o professor deve atribuir uma nota ao aluno e dar por encerrado o processo, pois avaliar é apenas a verificação do que o aluno não sabe.
  • D. Não há alternativa correta.

Em “Avaliação da Aprendizagem Escolar”, para Luckesi é correta a alternativa:

  • A. A pedagogia dos conteúdos socioculturais nega a ideia de igualdade de oportunidades para todos no processo educacional.
  • B. O momento da avaliação deveria ser um “momento de fôlego” na escalada para, em seguida, ocorrer a retomada da marcha de forma mais adequada e nunca um ponto definitivo de chegada, especialmente, quando o objeto da avaliação é dinâmico como, no caso, a aprendizagem.
  • C. A pedagogia libertadora é marcada pela ideia de que a transformação virá pela emancipação das camadas populares em um processo de conscientização cultural e política além dos muros da escola.
  • D. Não há alternativa correta.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...