Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.

Existem duas grandes vertentes que integram os estudos sobre aprendizagem organizacional: a da aprendizagem organizacional, desenvolvida por consultores e orientada para a transformação organizacional, e a das organizações que aprendem, representada por pesquisadores, orientada para a produção de conhecimentos sobre a aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem com base nos fundamentos epistemológicos da educação.

A complexidade, uma categoria proposta por Edgar Morin, trata o ser humano como ser biológico e cultural, em sua natureza binária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem com base nos fundamentos epistemológicos da educação.

A transdisciplinaridade procura formar um método comum para atender às especificidades de um novo objeto, sem aniquilar os diferentes matizes constituintes desse objeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem com base nos fundamentos epistemológicos da educação.

A multidisciplinaridade pressupõe a intercomunicação efetiva entre as diferentes disciplinas, criando-se, assim, um subobjeto comum a todas elas.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho". Dentro da competência acima, podemos destacar uma série de outras competências mais específicas. Entre elas está:

  • A.

    Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.

  • B.

    Administrar os recursos da escola.

  • C.

    Administrar crises ou conflitos interpessoais.

  • D.

    Analisar a relação pedagógica, a autoridade, a comunicação em aula.

Não é uma das características de uma situação problema:

  • A.

    A validação da solução e sua sanção são dadas de modo externo pelo professor, e não resultam do modo de estruturação da própria situação.

  • B.

    Uma situação-problema é organizada em torno da resolução de um obstáculo pela classe, obstáculo previamente bem-identificado.

  • C.

    O trabalho da situação-problema funciona como um debate científico dentro da classe, estimulando os conflitos sóciocognitivos potenciais.

  • D.

    A antecipação dos resultados e sua expressão coletiva precedem a busca efetiva de solução, fazendo parte do jogo o "risco" assumido por cada um.

Das alternativas abaixo, qual não é uma das dez novas competências para ensinar?

  • A.

    Preservar os pais quanto à dificuldade na construção dos saberes.

  • B.

    Administrar sua própria formação contínua.

  • C.

    Trabalhar em equipe.

  • D.

    Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.

Em relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos itens.

O distanciamento da realidade da sala de aula torna a formação docente um espaço de produção de visões estereotipadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

São temas fundamentais da Didática:

  • A. Escola e dinâmica das relações sociais.
  • B. Desenvolvimento histórico dos métodos de ensino e aprendizagem.
  • C. Valorização dos profissionais da educação.
  • D. Interpretação dos conteúdos.
  • E. Objetivos sócio-políticos e pedagógicos da educação escolar

A Didática é uma das disciplinas da Pedagogia que estuda:

  • A. Os PCN's.
  • B. O livro didático e as revistas didáticas.
  • C. As experiências humanas.
  • D. O aluno e suas relações com o meio.
  • E. O processo de ensino através de seus componentes - conteúdos e ensino e aprendizagem.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...