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"Uma ação planejada é uma ação não improvisada." (Whitaker, 2002). Por não ser improvisada, possui uma intencionalidade, tem implicações sociais. Em uma perspectiva que vise a uma educação democrática e inclusiva, o planejamento deve ter entre seus requisitos básicos:
parâmetros dos planos e programas oficiais de instrução e modelos padronizados de aprendizagem normal.
descrição das situações de ensino e simplificação para adequá-lo ao universo cultural popular.
clareza quanto ao objetivo de desenvolvimento cultural e conhecimento das condições prévias de aprendizagem.
domínio dos meios de orientação do processo de assimilação e busca da qualidade total.
preparação das camadas populares para o trabalho físico e visão propedêutica da educação básica.
A idéia de que o conhecimento é construção social e que, em sala de aula, é construído entre os participantes desse contexto significa que um componente essencial nesse processo é a
negociação entre professor e aluno.
avaliação formal periódica.
atuação do professor como modelo.
aprendizagem centrada no aprendiz.
comunicação sem falhas entre os participantes.
A concepção construtivista de conhecimento, de ensino e de aprendizagem compreende que o papel do professor é:
apresentar problemas a partir dos quais seja possível reelaborar os conteúdos escolares.
aguardar que o próprio aluno construa o conhecimento.
propor atividades estritamente voltadas para o nível de desenvolvimento dos educandos.
colocar o aluno em contato com seus pares, pois só aprende com este tipo de interação.
tornar disponíveis materiais didáticos estimulantes e deixar que a própria criança os investigue.
Os educandos com necessidades especiais, são os que NÃO apresentam, durante o processo educacional, a seguinte característica:
deficiência visual ou auditiva;
deficiência física e de locomoção;
deficiências mentais ou autismo;
altas habilidades e superdotação;
bom desempenho na leitura e na escrita.
Camila estudou até o 4º ano do Ensino Fundamental numa escola em Santarém, interior do Pará. Mudou-se para Santana e foi matricular-se numa escola particular. No ato da matrícula, seus pais não tinham como comprovar sua escolaridade, uma vez que a escola não era regularizada.
O procedimento da direção da escola, diante da situação de Camila, foi a de:
recusar a matrícula, pois Camila não tem como comprovar sua escolaridade;
encaminhar Camila a uma escola pública, para que possa efetuar sua matrícula;
recusar, pois Camila teria que refazer seus estudos uma vez que está acima da faixa etária dos demais alunos;
classificar Camila, de acordo com a legislação em vigor, no ano escolar adequado;
avisar os pais de Camila que o ideal seria retornar para a escola de origem.
A aprendizagem constitui uma mudança de comportamento resultante da experiência. Isto significa que a aprendizagem é:
uma mudança de comportamento ou conduta com uma característica própria;
uma resposta modificada, estável e durável, interiorizada e condicionada no próprio cérebro do indivíduo;
uma construção coletiva em que o sujeito depende do grupo para poder assimilar o conhecimento;
uma conseqüência da imposição do professor e aquilo que espera dos alunos;
uma função cerebral que necessita de condicionamento imediato para haver resposta.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.
A abordagem de desenho instrucional construtivista de Jonassen (1999) preconiza a aprendizagem a partir de um problema pouco estruturado e pouco definido. O desenho envolve a criação de objetivos educacionais específicos, espaço de manipulação de informações e a presença de um professor para transmitir os conteúdos ao estudante.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.
A abordagem de desenho, resolução colaborativa de problemas, de Nelson (1999), se propõe a desenvolver no estudante o conhecimento de fatos e procedimentos de trabalho.
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Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.
A abordagem de desenho instrucional denominada aprendizagem pela ação é desenhada para fomentar o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem de informações factuais no contexto em que serão utilizadas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.
Segundo o modelo de aprendizagem de Argyris e Schon (1996), a aprendizagem de ciclo simples é aquela que ocorre por meio da detecção, correção de erros e alteração de valores ligados ao trabalho.
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