Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Celso Vasconcelos (1998) há uma dificuldade no avanço das práticas de avaliação na escola, uma vez que para favorecer a mudança é importante a tomada de consciência das contradições entre nossas representações e prática individual, coletiva e institucionalmente consideradas.

Algumas dessas contradições chegam a assustar pelo grau de naturalidade em que se dão:

"Aceitamos o discurso da avaliação como diagnóstico e: ... não nos incomodamos com o índices de reprovação de 20%, 30%, 40% logo na 1° série do Ensino Fundamental. ... consideramos que a reprovação é válida, pois, entre outras coisas, é a forma de manter a qualidade de ensino... ... afirmamos que a função da avaliação é verificar se o aluno aprendeu ou se os objetivos foram atingidos". "Aceitamos o discurso da Avaliação Processual e... ... trabalhamos com semana de provas sem a menor crise... ... trabalhamos como uma metodologia meramente expositiva". O que explicaria tais contradições? Analise as afirmativas abaixo, assinalando (V) para verdadeira e (F) para falsa:

( ) O professor pode ainda não estar consciente da importância de assumir novas concepções.

( ) O professor reconhece a importância da avaliação processual, mas não consegue fazer a transposição didática

( ) O professor entende que essas concepções não são aplicáveis na prática.

( ) A escola nem sempre oferece ao professor acompanhamento pedagógico efetivo o que favoreceria uma reflexão crítica sobre sua prática e as orientações para a incorporação de novos paradigmas

( ) O professor considera que não tem condições de realizar a avaliação processual devido à dificuldade de introduzir mudanças diante dos princípios que orientam a proposta pedagógica da escola.

A seqüência correta é:

  • A.

    VVFVV

  • B.

    FVFVF

  • C.

    VVVVV

  • D.

    FFVVF

  • E.

    VFFVV

Numa dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque:

1. revela os mecanismos de pensamento do aluno.

2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual.

3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas.

4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional

Está(ão) correta(s):

  • A.

    apenas 1.

  • B.

    apenas 2 e 3.

  • C.

    apenas 2, 3 e 4.

  • D.

    apenas 1, 2 e 3

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Segundo De La Torre et al (1994) numa visão construtivista, não basta constatar o erro: é preciso interpretá-lo. Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Diagnosticar e corrigir os erros é suficiente para a melhoria do ensino.

  • B.

    O erro contém um potencial educativo que precisa ser explorado não só pelos professores como pelos próprios alunos.

  • C.

    Se o professor compreender por que o aluno erra, poderá planejar um ensino eficaz.

  • D.

    Se adotar outros tipos de intervenção, a partir da compreensão dos erros poderá melhorar todo o grupo- classe.

  • E.

    O ato de compreender e dar sentido a seus próprios erros é uma atividade altamente estimuladora e provocativa para os alunos.

... "A discussão sobre o 'erro' provocou muita polêmica em torno do papel do professor no processo de avaliação do aluno e do papel atual da escola. Pinto (2000). A visão construtivista sobre o erro se distancia da forma como o erro é visto no ensino tradicional. Analise as afirmativas abaixo, indicando (T) para o que se refere ao erro no contexto do ensino Tradicional e (C) numa visão construtivista do ensino.

( ) A escola aponta as formas erradas e conduz à memorização das respostas certas.

( ) A responsabilidade do professor é tão somente de verificar as respostas certas e erradas, atribuir a nota e, em seguida, entregar os resultados à secretaria da escola.

( ) O professor analisa os erros dos alunos, identificando a lógica que conduziu às respostas apresentadas.

( ) O professor interessa-se pelos erros, esforça-se para compreendê-los, e oferece ao aluno os meios para tomar consciências deles, identificar sua origem e transpô-los

( ) A análise do erro é uma fonte de informações/subsídios para as decisões do professor em relação a sua prática pedagógica.

A seqüência correta é:

  • A.

    TTCCC

  • B.

    TTCTC

  • C.

    TTTCC

  • D.

    TCTTT

  • E.

    TCCCT

Perenoud (2000) aponta competências "...prioritárias por serem coerentes com o novo papel dos professores, com a evolução da formação contínua, com as reformas da formação inicial, com a ambição das políticas educativas." Em relação aos domínios de competências prioritárias propostas por Perrenoud, analise as afirmativas abaixo:

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem

2. Administrar a progressão das aprendizagens.

3. Administrar a heterogeneidade, ampliar a gestão da classe, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades, desenvolver a cooperação entre alunos.

4. Utilizar novas tecnologias

5. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho.

6. Desenvolver mecanismos para classificar e selecionar os alunos.

7. Trabalhar em equipe.

8. Participar da administração da escola

9. Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão.

10. Administrar sua própria formação continuada.

Está(ão) correta(s):

  • A.

    apenas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10.

  • B.

    apenas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.

  • C.

    apenas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 9, 10.

  • D.

    apenas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10.

  • E.

    1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

O professor que não leva a sério sua formação (...) não tem força moral para coordenar as atividades de uma classe. Há professores e professoras cientificamente preparados mas autoritários à toda prova. O que quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor" (Paulo Freire). Após ter lido a frase acima, assinale a alternativa que apresenta mais correta.

  • A.

    A frase acima procura mostrar que quanto mais um professor é preparado, mais ele tende a ser autoritário e, ao contrário, quanto menos preparado, mais ele tende a ser "democrático" e pouco interveniente

  • B.

    Freire quer dizer, simplesmente, que a moral de um professor depende de sua preparação e que, portanto, um professor despreparado é um professor imoral.

  • C.

    A frase sugere que há uma relação entre formação do professor, competência profissional e autoridade moral para exercer o magistério.

  • D.

    O autor quer dizer que todo professor incompetente, em geral, é também autoritário.

  • E.

    A frase, no fundo, é bastante discutível, pois não há nada que demonstre a validade de suas afirmações sobre competência, autoritarismo e moral. O próprio Paulo Freire tinha competência e força moral, mas não era autoritário.

Segundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações. De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    As competências são elas mesmas saberes.

  • B.

    As competências mobilizam, integram e orquestram saberes.

  • C.

    A mobilização de saberes só é pertinente em situação, sendo cada situação singular, mesmo que se possa tratá-la em analogia com outras, já encontradas

  • D.

    O exercício da competência passa por operações mentais complexas, subtendidas por esquemas de pensamento.

  • E.

    Os esquemas de pensamento permitem determinar (mais ou menos consciente e rapidamente) e realizar (de modo mais ou menos eficaz) uma ação relativamente adaptada à situação que se apresenta.

"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente." (Delors, 2000)

Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento. Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.

( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.

( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.

( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.

( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.

( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz

( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.

( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vid

  • A.

    V, V, V, V, V, V, F, V.

  • B.

    V, V, F, V, V, F, V, F.

  • C.

    V, V, V, V, V, V, V, V

  • D.

    V, V, V, F, V, F, V, V.

  • E.

    V, F, V, V, V, V, F, V

O processo de comunicação sofre interferências ou barreiras, que limitam o desenvolvimento da ação pedagógica. Neste contexto, barulhos, mesas desarrumadas, arquivos desorganizados e interrupção de equipamentos são exemplos de barreiras conhecidas como

  • A.

    físicas.

  • B.

    pessoais.

  • C.

    semânticas.

  • D.

    institucionais.

  • E.

    estruturais.

No processo ensino-aprendizagem, são freqüentes as críticas feitas à memorização excessiva de dados que os professores cobram de seus alunos, o que revela uma concepção bancária de educação. Para que a prática pedagógica objetive uma aprendizagem crítico-reflexiva, é fundamental que o educador leve em consideração a diferença entre

  • A.

    técnica / saber científico

  • B.

    informação / construção de conceitos.

  • C.

    conteúdo / abordagem metodológica.

  • D.

    conhecimento / competência cognitiva

  • E.

    teoria/prática.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...