Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Em Luckesi, quanto à ação educativa, com os seus determinantes, o papel do educador deve refletir "... a responsabilidade de dar a direção ao ensino e ao educando ao participar do processo, o de aprender e se desenvolver, formando-se tanto como sujeito ativo de sua história pessoal quanto como da história humana." Como o docente está "num nível mais elevado de desenvolvimento das suas capacidades e por deter um patamar cultural mais elevado, deverá ocupar o lugar de estimulador do avanço do educando." É no contexto social definido que a relação educador/educando realiza o (s):
projetos de Educação de Jovens e Adultos
processo educativo
projetos e atividades pedagógicas livres
projeto da didática magna
projetos de vida
O conhecimento de mundo é um dos conhecimentos que compõem a competência comunicativa do aluno.
A frase que completa corretamente a afirmação acima é:
Porém, nem todos os alunos possuem esse conhecimento.
É a língua inglesa que pode proporcionar esse conhecimento na sociedade globalizada.
Este condensa os conhecimentos gerais estudados ao longo da vida escolar das pessoas.
Se um professor não tem conhecimento de mundo, não pode passá-lo a seus alunos.
Este representa as experiências que cada pessoa armazena ao longo de sua vida.
Um professor deu o seguinte depoimento:
Este depoimento reflete uma concepção de avaliação:
classificatória, por meio da qual é possível favorecer o máximo de desenvolvimento e promover o aluno.
burocrática e disciplinadora, em que o ato de avaliar no sentido de observar e orientar é desconsiderado.
bancária e integrada, por fazer da progressão continuada um fator de aprendizagem mais individualizada.
mediadora e preocupada com a qualidade, através de objetivos claramente delineados.
desenvolvimentista, no sentido de resgatar os valores tradicionais da educação.
Os PCNEF/LI-1998 indicam que as atividades pedagógicas de língua inglesa devem voltar-se para a constituição do aluno como ser discursivo, o que significa que
o aluno deve ser visto como sujeito do discurso, capaz de criar significados.
o aluno deve dominar as quatro habilidades da comunicação − ler, escrever, ouvir, falar.
o professor deve utilizar a abordagem comunicativa e priorizar o desenvolvimento da habilidade oral.
o professor deve ensinar os significados dos textos nas aulas de leitura.
o aluno deve criar diálogos em sala de aula, interagindo com os colegas.
Observe cada tipo de inteligência e algumas de suas características.
Associe cada tipo de inteligência a uma de suas características, assinalando a opção que apresenta a correspondência corretaI - P II - Q IV- R V - S
I - Q II - S III - P IV - R
I - R III - P IV- S V - Q
I - S III - Q IV- R V - P
II - R III - Q IV- S V - P
Uma das contribuições de uma língua estrangeira na composição do currículo do ensino fundamental pode ser entendida por uma visão sócio-interacional, ou seja:
a possibilidade de ascensão social por meio da habilidade comunicativa.
o desenvolvimento de cidadania na preparação para o mercado.
a preparação do aluno para ler e escrever na língua inglesa.
a ampliação da autopercepção do aluno como ser humano e cidadão.
a compreensão do papel da língua inglesa na globalização.
Sabe-se, atualmente, que existem pelo menos seis tipos diferentes de aprendizagem, o que demanda, da parte dos educadores, procedimentos diferenciados para que a criança seja adequadamente estimulada. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um dos seis tipos de aprendizagem e sua definição.
Aprendizagem por meio de significação - manifesta-se pela transformação dos saberes já existentes em outros, mais elaborados.
Aprendizagem social - corresponde a respostas voluntárias aos estímulos recebidos do meio ambiente, havendo reforço positivo ou negativo.
Aprendizagem por habituação - há resposta automática e involuntária a um estímulo que originalmente não provocaria esta resposta.
Condicionamento operante - é um tipo de aprendizagem que se desenvolve através da imitação de modelos, como os pais e outras pessoas significativas.
Condicionamento clássico - acompanha o ser humano pela vida inteira, caracterizando-se pela exposição repentina a um estímulo específico, que gera uma resposta reduzida.
A formação de um professor de inglês atualmente prioriza
a educação continuada sobre materiais didáticos atualizados.
o treinamento no desenho de programas de computação.
a reflexão sobre sua prática e o conhecimento para a ação.
a sua capacitação lingüística para o ensino das quatro habilidades.
o conhecimento cultural dos povos falantes da língua inglesa.
Um método é um caminho para atingir um objetivo. A ação docente supõe a utilização de métodos de ensino, tendo em vista a aprendizagem. Dentre os diferentes métodos está o de elaboração conjunta que, segundo Libâneo (1994), trata-se de:
cooperação dos alunos entre si tendo em vista a realização de uma tarefa, estando todos previamente familiarizados com o tema em estudo.
apresentação ou demonstração de conhecimentos, habilidades e tarefas pelo professor, de forma verbal, ilustrada ou exemplificada, com atividade receptiva dos alunos.
tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos resolvam de modo relativamente independente e criador, com extrema atividade mental.
interação ativa entre professor e alunos, aplicada em vários momentos da unidade didática, baseada na conversação e na problematização desafiadora.
proposição de exercícios de aprofundamento e aplicação de temas já tratados, englobando o estudo dirigido, a solução de problemas e a pesquisa grupal.
Considere a entrevista abaixo.
Entrevistador: Como a senhora observa a aprendizagem de seus alunos de inglês?
Professora: Temos provas bimestrais marcadas pela escola. Às vezes faço uma mensal também. A cada bimestre, ou mesmo a cada mês, vou avaliando a matéria dada... as estruturas gramaticais de cada unidade, por exemplo. Vejo também quantos acertos os alunos têm nas perguntas de leitura. Aí, comparo se têm mais acertos de um bimestre para outro.
Neste depoimento, o procedimento avaliativo da professora revela uma concepção de avaliação
diagnóstica, ou seja, por meio das provas a professora tem um diagnóstico do rendimento comunicativo dos alunos.
tradicional; a preocupação concentra-se numa visão convencional do que representa saber uma língua.
adequada aos objetivos comunicativos, que se voltam para a competência comunicativa dos alunos.
apropriada aos objetivos instrumentais do ensino; prioriza o desenvolvimento da leitura.
continuada; ocorre periodicamente, possibilitando ao professor avaliar se os alunos estão aprendendo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...