Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"Já tive, inclusive, o desprazer de ouvir a seguinte frase: 'quem sabe faz, quem não sabe ensina!'" (Paulo Rosas). A frase parece indicar que a atividade pedagógica pode ser exercida por qualquer um, mesmo aqueles que "nada sabem", ou que ensinar é uma questão apenas "teórica" dissociada da "prática". No entanto,
embora a frase seja chocante, ela revela uma realidade: a da ignorância de nossos professores em matéria pedagógica.
a prática pedagógica exige saberes específicos que não podem se limitar ao simples conteúdo: saberes didáticos, psicocognitivos, organizacionais, históricos, éticos.
a prática pedagógica é, na verdade, uma arte, e não pode ser circunscrita a uma "ciência da educação", que é disciplina objetiva.
o que está em jogo aqui é o problema das "competências" pedagógicas, sendo que a mais importante, diante do quadro social brasileiro, é o de controlador de disciplina que também pode ser exercido, como nos Estados Unidos, pelo "policial-pedagogo".
toda prática implica uma teoria, mas a Pedagogia é a única teoria que não corresponde precisamente a uma prática, mas a um conjunto de intenções.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"O erro é um momento da aprendizagem que deve estimular a reflexão" (Bernard Charlot). A frase, que parece estranha a uma certa concepção pedagógica e, sobretudo, a uma certa concepção de aprendizagem, significa que:
o professor deve aproveitar os erros que comete, na sala de aula, para refletir sobre sua "práxis", que é "ação e reflexão sobre a ação".
o "erro" significa, muitas vezes, a oportunidade para que o professor auxilie o aluno a refletir sobre a norma (lingüística ou outra), provocando um "conflito cognitivo" que o ajudará a reformular suas "hipóteses".
as pedagogias que apostam no erro, no fundo, promovem a ideologia da classe dominante, uma vez que, na escola dos favorecidos, o erro é sistematicamente corrigido e não um "estímulo à reflexão".
toda aprendizagem implica erros que devem ser corrigidos através de novas teorias pedagógicas.
toda reflexão bem conduzida também comete erros, sobretudo no campo pedagógico que é essencialmente experimental.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É comum ouvir-se, hoje, a afirmação de que "para que haja aprendizagem não basta que haja ensino". Isto significa que:
há professores que ensinam pessimamente, mas os alunos aprendem assim mesmo.
que o processo pedagógico pode prescindir do professor, que aos poucos está sendo substituído pelas novas tecnologias educacionais
que ensino e aprendizagem não têm uma relação entre si, tudo dependendo do "ambiente pedagógico" e das "engenharias didáticas".
a aprendizagem é um processo complexo que implica amplamente o investimento do próprio aluno e a adequação dos conteúdos ao desenvolvimento cognitivo do educando.
a afirmação não tem sentido, pois sempre que se ensina "algo" é porque este "algo" foi aprendido por alguém.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Existe muita polêmica dos educadores quanto ao ato de avaliar, sob uma ótica contemporânea, a avaliação deve considerar:
A eficiência do professor no encaminhamento da práxis de ensino.
Os conteúdos conceituais (capacidades cognitivas), os elementos procedimentais (aplicação dos saberes e transposição para a prática) e os quesitos atitudinais (aspectos comportamentais).
O mérito pessoal do aluno no desempenho escolar.
Os elementos sancionadores e qualificadores da prática educativa em que principal foco é o aluno.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Para adequar-se às necessidades contemporâneas relacionadas com as formas de aprendizagem, a didática precisa fortalecer a investigação sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Então, pode-se afirmar que:
O conhecimento supõe o desenvolvimento do pensamento e que desenvolver o pensamento supõe metodologia e procedimentos sistemáticos do pensar.
O ensino pode impulsionar o desenvolvimento das competências intuitivas mediante a formação de conceitos empiristas.
A ação educativa independe da concepção pedagógica adotada pelo educador o que confere um caráter transmissivo ao seu trabalho.
O estímulo das capacidades aprioristas dos alunos ajudando-os a desenvolver competências e habilidades motoras.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Os diferentes tipos de relação entre as disciplinas permitem adotar determinadas terminologias. A interdisciplinaridade corresponde ao seguinte conceito:
A aproximação máxima entre as disciplinas sob um sistema totalizador, criando uma unidade complexa.
A organização de conteúdos escolares em matérias independentes umas das outras sem vinculação de conhecimento.
Interação de duas ou mais disciplinas com transferências de leis de uma disciplina para outra, podendo originar um novo campo de conhecimento.
A justaposição das disciplinas de forma somativa de modo a acumular os conteúdos curriculares.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A aprendizagem que consiste em uma relação estímulo-resposta e passível de controle, com conteúdos ministrados em pequenos blocos e controle da situação planejada representa uma:
Concepção construtivista.
Concepção comportamentalista.
Concepção interacionista.
Concepção humanista.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Assinale a afirmação que caracteriza o processo ensino-aprendizagem na dimensão cognitiva.
Valoriza o conhecimento enquanto descoberta, sendo a experimentação planejada à base do conhecimento.
Considera que o sujeito é responsável pela sua própria aprendizagem.
Define o ensinar, enquanto um ato de planejamento e de reforço através dos quais os alunos aprendem.
Considera as emoções articuladas ao conhecimento, as formas de como as pessoas lidam com o ambiente e resolvem problemas.
Entende que a aprendizagem é um processo de construção de liberdades e de desalienação pedagógica e política.
Colocar os conhecimentos psicológicos a serviço da educação requer:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O texto, apresentado acima, refere-se:
à pedagogia de projetos.
ao conselho escolar.
à gestão escolar.
ao grêmio estudantil.
ao conselho de classe.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...