Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"Já tive, inclusive, o desprazer de ouvir a seguinte frase: 'quem sabe faz, quem não sabe ensina!'" (Paulo Rosas). A frase parece indicar que a atividade pedagógica pode ser exercida por qualquer um, mesmo aqueles que "nada sabem", ou que ensinar é uma questão apenas "teórica" dissociada da "prática". No entanto,

  • A.

    embora a frase seja chocante, ela revela uma realidade: a da ignorância de nossos professores em matéria pedagógica.

  • B.

    a prática pedagógica exige saberes específicos que não podem se limitar ao simples conteúdo: saberes didáticos, psicocognitivos, organizacionais, históricos, éticos.

  • C.

    a prática pedagógica é, na verdade, uma arte, e não pode ser circunscrita a uma "ciência da educação", que é disciplina objetiva.

  • D.

    o que está em jogo aqui é o problema das "competências" pedagógicas, sendo que a mais importante, diante do quadro social brasileiro, é o de controlador de disciplina que também pode ser exercido, como nos Estados Unidos, pelo "policial-pedagogo".

  • E.

    toda prática implica uma teoria, mas a Pedagogia é a única teoria que não corresponde precisamente a uma prática, mas a um conjunto de intenções.

"O erro é um momento da aprendizagem que deve estimular a reflexão" (Bernard Charlot). A frase, que parece estranha a uma certa concepção pedagógica e, sobretudo, a uma certa concepção de aprendizagem, significa que:

  • A.

    o professor deve aproveitar os erros que comete, na sala de aula, para refletir sobre sua "práxis", que é "ação e reflexão sobre a ação".

  • B.

    o "erro" significa, muitas vezes, a oportunidade para que o professor auxilie o aluno a refletir sobre a norma (lingüística ou outra), provocando um "conflito cognitivo" que o ajudará a reformular suas "hipóteses".

  • C.

    as pedagogias que apostam no erro, no fundo, promovem a ideologia da classe dominante, uma vez que, na escola dos favorecidos, o erro é sistematicamente corrigido e não um "estímulo à reflexão".

  • D.

    toda aprendizagem implica erros que devem ser corrigidos através de novas teorias pedagógicas.

  • E.

    toda reflexão bem conduzida também comete erros, sobretudo no campo pedagógico que é essencialmente experimental.

É comum ouvir-se, hoje, a afirmação de que "para que haja aprendizagem não basta que haja ensino". Isto significa que:

  • A.

    há professores que ensinam pessimamente, mas os alunos aprendem assim mesmo.

  • B.

    que o processo pedagógico pode prescindir do professor, que aos poucos está sendo substituído pelas novas tecnologias educacionais

  • C.

    que ensino e aprendizagem não têm uma relação entre si, tudo dependendo do "ambiente pedagógico" e das "engenharias didáticas".

  • D.

    a aprendizagem é um processo complexo que implica amplamente o investimento do próprio aluno e a adequação dos conteúdos ao desenvolvimento cognitivo do educando.

  • E.

    a afirmação não tem sentido, pois sempre que se ensina "algo" é porque este "algo" foi aprendido por alguém.

Existe muita polêmica dos educadores quanto ao ato de avaliar, sob uma ótica contemporânea, a avaliação deve considerar:

  • A.

    A eficiência do professor no encaminhamento da práxis de ensino.

  • B.

    Os conteúdos conceituais (capacidades cognitivas), os elementos procedimentais (aplicação dos saberes e transposição para a prática) e os quesitos atitudinais (aspectos comportamentais).

  • C.

    O mérito pessoal do aluno no desempenho escolar.

  • D.

    Os elementos sancionadores e qualificadores da prática educativa em que principal foco é o aluno.

Para adequar-se às necessidades contemporâneas relacionadas com as formas de aprendizagem, a didática precisa fortalecer a investigação sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Então, pode-se afirmar que:

  • A.

    O conhecimento supõe o desenvolvimento do pensamento e que desenvolver o pensamento supõe metodologia e procedimentos sistemáticos do pensar.

  • B.

    O ensino pode impulsionar o desenvolvimento das competências intuitivas mediante a formação de conceitos empiristas.

  • C.

    A ação educativa independe da concepção pedagógica adotada pelo educador o que confere um caráter transmissivo ao seu trabalho.

  • D.

    O estímulo das capacidades aprioristas dos alunos ajudando-os a desenvolver competências e habilidades motoras.

Os diferentes tipos de relação entre as disciplinas permitem adotar determinadas terminologias. A interdisciplinaridade corresponde ao seguinte conceito:

  • A.

    A aproximação máxima entre as disciplinas sob um sistema totalizador, criando uma unidade complexa.

  • B.

    A organização de conteúdos escolares em matérias independentes umas das outras sem vinculação de conhecimento.

  • C.

    Interação de duas ou mais disciplinas com transferências de leis de uma disciplina para outra, podendo originar um novo campo de conhecimento.

  • D.

    A justaposição das disciplinas de forma somativa de modo a acumular os conteúdos curriculares.

A aprendizagem que consiste em uma relação estímulo-resposta e passível de controle, com conteúdos ministrados em pequenos blocos e controle da situação planejada representa uma:

  • A.

    Concepção construtivista.

  • B.

    Concepção comportamentalista.

  • C.

    Concepção interacionista.

  • D.

    Concepção humanista.

Assinale a afirmação que caracteriza o processo ensino-aprendizagem na dimensão cognitiva.

  • A.

    Valoriza o conhecimento enquanto descoberta, sendo a experimentação planejada à base do conhecimento.

  • B.

    Considera que o sujeito é responsável pela sua própria aprendizagem.

  • C.

    Define o ensinar, enquanto um ato de planejamento e de reforço através dos quais os alunos aprendem.

  • D.

    Considera as emoções articuladas ao conhecimento, as formas de como as pessoas lidam com o ambiente e resolvem problemas.

  • E.

    Entende que a aprendizagem é um processo de construção de liberdades e de desalienação pedagógica e política.

Colocar os conhecimentos psicológicos a serviço da educação requer:

  • A. Uma certa habilidade do futuro professor
  • B. Um comportamento exemplar dos alunos.
  • C. Dos alunos a apropriação do conhecimento.
  • D. Um entendimento claro de teorias educacionais
  • E. Do professor a preparação de um conjunto de práticas de ensino.

O texto, apresentado acima, refere-se:

  • A.

    à pedagogia de projetos.

  • B.

    ao conselho escolar.

  • C.

    à gestão escolar.

  • D.

    ao grêmio estudantil.

  • E.

    ao conselho de classe.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...