Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Existe nos adultos analfabetos uma convicção de que "papagaio velho não aprende a falar". Essa crença poderá dificultar a participação desses alfabetizandos, se não houver um cuidado por parte do professor. Um dos cuidados é:
promover discussões sobre os problemas pessoais dos alfabetizandos, favorece a autoconfiança.
o professor deverá assumir uma postura democrática na sala de aula, evitando ser visto como o único que sabe e vai ensinar os que não sabem.
valorizar a auto-estima dos que participam das discussões e corrigir o modo como falam, de modo que falem de acordo com a norma culta da língua.
o professor deverá realizar uma atividade lúdica para verificar quem sabe ler e corrigir o modo de falar dos alunos, obedecendo à norma culta da língua.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os princípios básicos da andragogia incluem o(a)
respeito à dignidade e aos direitos da criança, consideradas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e religiosas.
socialização dos educandos por meio da participação em diferentes práticas sociais, fazendo que se interessem pelo próprio corpo e executando ações relacionadas à saúde e higiene.
experimentação e utilização de recursos disponíveis para a satisfação de necessidades essenciais, a expressão de desejos e sentimentos e a ação com progressiva autonomia.
efetivação do processo educativo por meio de situações e não por disciplinas, a construção do currículo em função da necessidade do estudante, a experiência do aprendiz como fonte de maior valor.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Tomando por base fundamentos teóricos da alfabetização de jovens e adultos, o alfabetizador ao assumir uma turma de alfabetização deverá conhecer procedimentos metodológicos necessários à sua prática docente. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:
I- alfabetizador e alfabetizando são sujeitos do processo de apropriação e construção do conhecimento.
II- a leitura de mundo precede a leitura da palavra.
III- o processo de alfabetização de jovens e adultos inicia na escola.
IV- o alfabetizador deverá conhecer o processo psicogenético de construção da escrita.
O correto está somente em:
II, III e IV.
I e II.
III e IV.
I, II e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O controle da aprendizagem passa pelo controle das ações dos alunos. O trabalho docente deve considerar a ajuda aos alunos na realização das tarefas. Nesse contexto, assinale a opção correta.
Na maioria das vezes, o mais importante é controlar as ações dos alunos. Alunos bem doutrinados têm maior facilidade para absorção de conhecimento.
O mais importante é a inexistência de regras, uma vez que as crianças são capazes de se organizar de acordo com seus hábitos individuais. Por isso, o papel primordial do professor deve ser o de fornecer conhecimentos científicos.
O controle das ações dos alunos não compete à escola e sim, aos pais. O papel da escola é repassar aos alunos os conhecimentos acumulados pela humanidade.
Dosar as ações de ajuda e controle constitui uma boa medida para que a aprendizagem aconteça com sucesso. Normas claras e explícitas contribuem para a manutenção de um bom clima de trabalho.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando as contribuições de alguns educadores sobre escrita, alfabetização e letramento, entre eles Emília Ferreiro e Magda Soares, é correto afirmar que:
I- alfabetização e letramento são processos que se complementam por toda a vida.
II- o professor que valoriza o contexto sócio-cultural onde o aluno está inserido por ocasião de sua prática pedagógica, enriquece o nível de letramento de seus alunos.
III- alfabetização e letramento são processos independentes na vida escolar do aluno.
IV- na hipótese alfabética, a criança já compreende o mecanismo da escrita e expressa, graficamente, o que pensa e fala.
O correto está somente em:
II, III e IV
I e II
I, II e III
III e IV
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A crescente complexidade de nossas sociedades faz surgir maiores e mais variadas práticas de uso da língua escrita. Tão fortes são os apelos do mundo letrado sobre as pessoas, que já não lhes basta ser alfabetizado no sentido restrito, é preciso letrar-se. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:
I- o letramento é função e obrigação de todos os professores porque em cada área de conhecimento a escrita tem peculiaridades.
II- para alfabetizar letrando, o professor precisa conhecer os seus alunos, trabalhar todo o conteúdo da cartilha e finalmente produzir textos individuais e coletivos.
III- o processo de construção da leitura e escrita independem da interação social.
IV- letramento é o estado em que vive o individuo que não só sabe ler e escrever, mas, exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vive.
O correto está somente em:
II, III e IV.
I e IV.
II e III.
I, II e II.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Lidar com a prática de avaliação "certificativa" transformando-a em uma avaliação "formativa" significa adotar...
uma avaliação que ajuda o aluno a aprender.
um modelo avaliativo que considera que o processo de aprendizagem é linear.
a prática avaliativa concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação.
os processos avaliativos com função classificatória e de produto.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Partindo-se do ponto de vista de que as estratégias de ensino são meios que operacionalizam o fazer pedagógico, no que concerne ao estudo de texto, é correto afirmar que:
estudar um texto é trabalhar nele de modo sintético, desvendando-lhe sua estrutura gramatical.
o estudo de texto esta relacionado à concepção tradicional de ensino, não se constituindo nos dias atuais em uma estratégia construtiva de ensino.
o estudo de texto apóia-se em atividade de leitura superficial, levando o aluno a uma atividade passiva e, conseqüentemente, a um desinteresse total pela mesma.
o estudo de textos deve-se basear na concepção de leitura como sendo um ato dinâmico, ativo e produtivo, em que o ato de ler e visto com uma atividade interativa entre leitor-autor-textocontexto.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No desenvolvimento da práxis pedagógica, o professor está sempre se deparando com a necessidade de definir as estratégias de ensino que irá utilizar para desenvolver os conteúdos de seu programa de ensino. As tendências pedagógicas presentes na educação brasileira, influenciam a seleção e escolha destas estratégias. Assim, a partir de uma concepção dialética de educação, a aula expositiva como estratégia de ensino:
deve ser vista como uma comunicação verbal estruturada e utilizada pelos professores com o objetivo de transmitir determinados conteúdos aos alunos.
é recomendada apenas para transmissão de assuntos predominantemente teóricos.
objetiva economizar tempo quando há urgência em se apresentar um assunto, bem como possibilitar a transmissão de informações e experiências que ainda não tenham sido publicadas.
deve ser utilizada para introduzir um novo assunto do programa de ensino; permitir uma visão global e sintética de um assunto; apresentar e esclarecer conceitos básicos de determinada unidade de estudo; concluir estudos, podendo ser utilizada numa perspectiva dialógica.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de Educação Infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar. Assim, pode-se afirmar que:
as novas funções para a Educação Infantil devem estar associadas a padrões de qualidade. Essa qualidade advém de concepções assistencialistas que consideram as crianças como adultos em miniatura que precisam ser cuidadas.
educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação.
o cuidado na esfera da instituição da Educação Infantil não exige conhecimento especializado por aquele que cuida da criança.
o desenvolvimento integral da criança depende dos cuidados relacionais e dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo, como a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...