Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O posicionamento do aluno deficiente visual na sala de aula:

  • A.

    Deve favorecer sua possibilidade de ouvir o professor.

  • B.

    É irrelevante.

  • C.

    Deve ser sempre de costas para o professor para facilitar a audição.

  • D.

    Deve ser em distância mediana porque isso favorece a acústica para os alunos portadores de deficiência visual.

Quando direcionado ao contexto familiar, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:

  • A.

    As condições socioeconômicas.

  • B.

    As atitudes com relação ao aluno.

  • C.

    As expectativas com relação ao aluno.

  • D.

    O contexto escolar.

Mudar a temporalidade das disciplinas do curso, série ou ciclo, ou seja, cursar menos disciplinas durante o ano letivo e, desse modo estender o período de duração do curso, série ou ciclo que freqüenta é:

  • A.

    Irrelevante.

  • B.

    Improdutivo.

  • C.

    Fator de desestímulo ao portador de deficiência.

  • D.

    Exemplo de adaptação metodológica e didática.

Considerando a relação entre afetividade e cognição, é incorreto afirmar:

  • A.

    Desenvolver uma relação afetiva com seus alunos deve ser um dos seus objetivos básicos do professor

  • B.

    A descrença do professor no progresso de seus alunos pode ampliar as dificuldades apresentadas por eles.

  • C.

    No trabalho educativo, aspectos cognitivos e afetivos do aluno são indissociáveis.

  • D.

    O rendimento dos alunos na escola é mais fortemente influenciado por fatores cognitivos do que afetivos.

  • E.

    O respeito mútuo, a confiança e a relação de afeto estabelecida entre professores e alunos são elementos fundamentais para a aprendizagem dos alunos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

 

Definição dos conteúdos programáticos de determinada disciplina, com a finalidade de comunicar à supervisão escolar e à família, o rumo do trabalho docente. Analisando o texto, é correto concluir que ele:

1- revela a preocupação da autora em não se deixar enquadrar em teorias conservadoras de avaliação, propondo um redirecionamento do julgamento e da classificação, presentes nas concepções tradicionais.

2- se volta para uma visão diagnóstica na qual a avaliação passa a ser um processo de verificação e pesquisa das mudanças de estratégias e instrumentos que interferem na condução do processo educativo.

3- defende que a avaliação deve ser um instrumento do processo de decisão dos agentes escolares e deve procurar estabelecer uma comparação entre o que foi retido/memorizado diante do que foi transmitido, para então classificar.

4- evidencia uma postura classificatória da autora e considera a avaliação como julgamento de valor com base em padrões pré-definidos no projeto educativo.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    1 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A avaliação é uma das etapas do processo de ensino-aprendizagem, que procura informar ao professor o que foi aprendido pelo estudante e informar ao estudante quais seus avanços, dificuldades e possibilidades. Dentre outros propósitos que essa etapa do processo ensinoaprendizagem ainda pode estabelecer, destaca-se: Coloque ao lado de cada afirmativa "V" para as verdadeiras ou "F" para as falsas

( ) possibilitar a equipe escolar definir prioridades em suas ações educativas.

( ) encaminhar o professor para reflexão sobre a eficácia de sua prática educativa.

( ) orientar o ajuste de sua intervenção pedagógica para que o estudante aprenda.

( ) constituir o momento final do processo de ensino já que a avaliação é efetuada ao final de um período de trabalho.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    V, V, F, F

  • B.

    F, V, V, V

  • C.

    V, V, V, F

  • D.

    F, F, V, V

Para Skliar, há três tipos de justificativas impróprias sobre o fracasso na educação dos surdos. Não é um deles:

  • A.

    A culpabilização dos surdos.

  • B.

    A culpabilização dos professores ouvintes pelo fracasso.

  • C.

    O fracasso da instituição-escola.

  • D.

    As limitações dos métodos de ensino como motivo do fracasso.

O "ouvintismo" para Skliar são:

  • A.

    As representações dos ouvintes sobre a surdez e sobre os surdos.

  • B.

    As representações dos surdos sobre a surdez.

  • C.

    As representações dos ouvintes sobre os surdos, descaracterizados de sua surdez.

  • D.

    As representações dos surdos sobre os surdos.

Wrigley, segundo Skliar e Madalena Klein propõe pensar a surdez não como uma questão de audiologia, mas a um nível:

  • A.

    Empírico.

  • B.

    Teórico.

  • C.

    Epistemológico.

  • D.

    Longitudinal.

Quando relacionado ao aluno, em face de suas necessidades especiais, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:

  • A.

    Os aspectos do desenvolvimento.

  • B.

    O nível de competência curricular.

  • C.

    O estilo de aprendizagem.

  • D.

    O contexto da aula.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...