Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
O posicionamento do aluno deficiente visual na sala de aula:
Deve favorecer sua possibilidade de ouvir o professor.
É irrelevante.
Deve ser sempre de costas para o professor para facilitar a audição.
Deve ser em distância mediana porque isso favorece a acústica para os alunos portadores de deficiência visual.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Quando direcionado ao contexto familiar, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:
As condições socioeconômicas.
As atitudes com relação ao aluno.
As expectativas com relação ao aluno.
O contexto escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Mudar a temporalidade das disciplinas do curso, série ou ciclo, ou seja, cursar menos disciplinas durante o ano letivo e, desse modo estender o período de duração do curso, série ou ciclo que freqüenta é:
Irrelevante.
Improdutivo.
Fator de desestímulo ao portador de deficiência.
Exemplo de adaptação metodológica e didática.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando a relação entre afetividade e cognição, é incorreto afirmar:
Desenvolver uma relação afetiva com seus alunos deve ser um dos seus objetivos básicos do professor
A descrença do professor no progresso de seus alunos pode ampliar as dificuldades apresentadas por eles.
No trabalho educativo, aspectos cognitivos e afetivos do aluno são indissociáveis.
O rendimento dos alunos na escola é mais fortemente influenciado por fatores cognitivos do que afetivos.
O respeito mútuo, a confiança e a relação de afeto estabelecida entre professores e alunos são elementos fundamentais para a aprendizagem dos alunos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Definição dos conteúdos programáticos de determinada disciplina, com a finalidade de comunicar à supervisão escolar e à família, o rumo do trabalho docente. Analisando o texto, é correto concluir que ele:
1- revela a preocupação da autora em não se deixar enquadrar em teorias conservadoras de avaliação, propondo um redirecionamento do julgamento e da classificação, presentes nas concepções tradicionais.
2- se volta para uma visão diagnóstica na qual a avaliação passa a ser um processo de verificação e pesquisa das mudanças de estratégias e instrumentos que interferem na condução do processo educativo.
3- defende que a avaliação deve ser um instrumento do processo de decisão dos agentes escolares e deve procurar estabelecer uma comparação entre o que foi retido/memorizado diante do que foi transmitido, para então classificar.
4- evidencia uma postura classificatória da autora e considera a avaliação como julgamento de valor com base em padrões pré-definidos no projeto educativo.
Estão corretas somente as afirmativas:
1 e 2.
2 e 3.
3 e 4.
1 e 4.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A avaliação é uma das etapas do processo de ensino-aprendizagem, que procura informar ao professor o que foi aprendido pelo estudante e informar ao estudante quais seus avanços, dificuldades e possibilidades. Dentre outros propósitos que essa etapa do processo ensinoaprendizagem ainda pode estabelecer, destaca-se: Coloque ao lado de cada afirmativa "V" para as verdadeiras ou "F" para as falsas
( ) possibilitar a equipe escolar definir prioridades em suas ações educativas.
( ) encaminhar o professor para reflexão sobre a eficácia de sua prática educativa.
( ) orientar o ajuste de sua intervenção pedagógica para que o estudante aprenda.
( ) constituir o momento final do processo de ensino já que a avaliação é efetuada ao final de um período de trabalho.
Assinale a alternativa correta:
V, V, F, F
F, V, V, V
V, V, V, F
F, F, V, V
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Skliar, há três tipos de justificativas impróprias sobre o fracasso na educação dos surdos. Não é um deles:
A culpabilização dos surdos.
A culpabilização dos professores ouvintes pelo fracasso.
O fracasso da instituição-escola.
As limitações dos métodos de ensino como motivo do fracasso.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
O "ouvintismo" para Skliar são:
As representações dos ouvintes sobre a surdez e sobre os surdos.
As representações dos surdos sobre a surdez.
As representações dos ouvintes sobre os surdos, descaracterizados de sua surdez.
As representações dos surdos sobre os surdos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Wrigley, segundo Skliar e Madalena Klein propõe pensar a surdez não como uma questão de audiologia, mas a um nível:
Empírico.
Teórico.
Epistemológico.
Longitudinal.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Quando relacionado ao aluno, em face de suas necessidades especiais, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:
Os aspectos do desenvolvimento.
O nível de competência curricular.
O estilo de aprendizagem.
O contexto da aula.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...