Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As professoras Cilene e Lúcia trabalhavam com turmas de 4ª série, em uma escola que atendia crianças de baixa renda. Seus alunos apresentam baixo rendimento nos anos anteriores e, ainda possuem distorção de idade/ série. Após um trabalho direcionado, era evidente o progresso dos alunos de Cilene, pois estes eram constantemente estimulados a se desenvolverem por meio de uma aprendizagem significativa e o planejamento didático era organizado em torno das atividades que os alunos preferiam. A professora Lúcia foi indagada pela coordenadora pedagógica por que tal progresso não ocorrera com sua turma, Lúcia respondeu: "Meus alunos são muito pobres, têm muita dificuldade, não possuem estímulos em casa e não vão conseguir mesmo".

O que distingue fundamentalmente essas duas professoras é a:

  • A.

    crença no potencial dos alunos.

  • B.

    auto-estima pessoal e profissional.

  • C.

    visão contextualizada de mundo.

  • D.

    experiência profissional anterior.

As instituições de educação infantil são "lócus" que visam

  • A.

    a substituição das famílias, verdadeiros "lares substitutos" que eduquem as crianças para que em um futuro próximo possam ser encaminhados para um lar adequado.

  • B.

    o desenvolvimento de hábitos e padrões de comportamento nas dimensões "civis" e "singulus".

  • C.

    aprendizagens, trocas de significações a partir de diversas interações, sendo o professor, o mediador.

  • D.

    a internalização de regras morais e de valores religiosos e da aprendizagem das noções iniciais.

  • E.

    as aprendizagens que compensem eventuais problemas de crianças que vivem situações sociais críticas (abaixo do padrão possível de pobreza).

O registro do desenvolvimento da criança é uma atividade muito importante a ser desenvolvida pelo profissional da Educação Infantil. Um registro deve dar conta do objetivo educacional. O registro deve conter elementos que

  • A.

    possibilitem a família identificar os comportamentos equivocados das crianças em suas interações adulto-criança. .

  • B.

    possibilitem um diagnóstico psicológico de desenvolvimento da criança.

  • C.

    explicitem as situações de aprendizagem e emitam julgamentos, juízos de valores e impressões da professora.

  • D.

    mostrem sempre os acertos e sucessos infantis, sendo desnecessário uma análise da professora. Basta conter a data e a descrição da situação e dos fatos ocorridos; não se assemelha a uma narrativa ou a uma menção de juízo de valores e resultados obtidos.

  • E.

    explicitem de forma fidedigna a situação de aprendizagem, não apresentando julgamentos, juízos de valores ou impressões e, para isto, os professores precisam desenvolver a metodologia da observação.

Assinale a alternativa correta quanto à educação de crianças com deficiências:

  • A.

    Todas as crianças com deficiência visual são capazes de aprender, não importando o grau de severidade da deficiência; crianças com múltiplas deficiências, em grau alto de severidade, não são capazes de aprender.

  • B.

    Todas as crianças com deficiência visual e múltipla deficiência são capazes de aprender, não importando o grau de severidade da deficiência.

  • C.

    Todas as crianças com deficiência visual e múltipla deficiência são incapazes de aprender a partir do grau médio de severidade.

  • D.

    A capacidade de aprender de crianças deficientes visuais ou com múltiplas deficiências dependerá de análise clínica.

A proposta de Ana Maria Salomon quanto ao atendimento do portador de visão subnormal compromete-se mais com uma concepção:

  • A.

    Voltada para a tecnologia a serviço da educação do cego.

  • B.

    Holística, simultaneamente funcional e dinâmica.

  • C.

    Que leva em conta a análise tecnológica redutiva.

  • D.

    Todas as respostas anteriores estão corretas.

Visão reduzida, sob o enfoque educacional, trata-se de:

  • A.

    Resíduo visual que permite ao educando ler impressos à tinta, desde que se empreguem recursos didáticos e equipamentos especiais.

  • B.

    Resíduo visual que permite ao educando ler impressos de qualquer espécie, sem necessidade de equipamentos especiais desde que se empreguem recursos didáticos especiais.

  • C.

    Resíduo visual que permite ao educando ler impressos à tinta, sem que se empreguem recursos didáticos ou equipamentos especiais.

  • D.

    Resíduo visual que permite ao educando ler impressos de qualquer espécie sem necessidade de recursos didáticos ou equipamentos especiais.

São elementos de apoio, entre outros:

  • A.

    Os recursos técnicos e tecnológicos.

  • B.

    Os recursos materiais.

  • C.

    Os amigos.

  • D.

    Todas as alternativas anteriores estão corretas.

A classificação de "limitado", para apoio, corresponde a:

  • A.

    Episódio.

  • B.

    De pouca duração.

  • C.

    Por tempo determinado e com fim definido.

  • D.

    Regular.

O apoio tende a favorecer a autonomia, a produtividade, a integração e a funcionalidade no ambiente escolar e comunitário. No que tange a intensidade do apoio a ser oferecido, não corresponde à sua classificação:

  • A.

    Extensivo.

  • B.

    Evasivo.

  • C.

    Pervasivo.

  • D.

    Intermitente.

O deslocamento do aluno na sala de aula para obter materiais ou informações:

  • A.

    Deve ser facilitado pela disposição do mobiliário.

  • B.

    Deve ser evitado, por razões óbvias.

  • C.

    Deve ser incentivado com qualquer disposição de mobiliário, pois o aluno deve aprender a superar obstáculos.

  • D.

    Não tem nenhuma necessidade dentro do processo ensino-aprendizagem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...