Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As professoras Cilene e Lúcia trabalhavam com turmas de 4ª série, em uma escola que atendia crianças de baixa renda. Seus alunos apresentam baixo rendimento nos anos anteriores e, ainda possuem distorção de idade/ série. Após um trabalho direcionado, era evidente o progresso dos alunos de Cilene, pois estes eram constantemente estimulados a se desenvolverem por meio de uma aprendizagem significativa e o planejamento didático era organizado em torno das atividades que os alunos preferiam. A professora Lúcia foi indagada pela coordenadora pedagógica por que tal progresso não ocorrera com sua turma, Lúcia respondeu: "Meus alunos são muito pobres, têm muita dificuldade, não possuem estímulos em casa e não vão conseguir mesmo". O que distingue fundamentalmente essas duas professoras é a:crença no potencial dos alunos.
auto-estima pessoal e profissional.
visão contextualizada de mundo.
experiência profissional anterior.
As instituições de educação infantil são "lócus" que visam
a substituição das famílias, verdadeiros "lares substitutos" que eduquem as crianças para que em um futuro próximo possam ser encaminhados para um lar adequado.
o desenvolvimento de hábitos e padrões de comportamento nas dimensões "civis" e "singulus".
aprendizagens, trocas de significações a partir de diversas interações, sendo o professor, o mediador.
a internalização de regras morais e de valores religiosos e da aprendizagem das noções iniciais.
as aprendizagens que compensem eventuais problemas de crianças que vivem situações sociais críticas (abaixo do padrão possível de pobreza).
O registro do desenvolvimento da criança é uma atividade muito importante a ser desenvolvida pelo profissional da Educação Infantil. Um registro deve dar conta do objetivo educacional. O registro deve conter elementos que
possibilitem a família identificar os comportamentos equivocados das crianças em suas interações adulto-criança. .
possibilitem um diagnóstico psicológico de desenvolvimento da criança.
explicitem as situações de aprendizagem e emitam julgamentos, juízos de valores e impressões da professora.
mostrem sempre os acertos e sucessos infantis, sendo desnecessário uma análise da professora. Basta conter a data e a descrição da situação e dos fatos ocorridos; não se assemelha a uma narrativa ou a uma menção de juízo de valores e resultados obtidos.
explicitem de forma fidedigna a situação de aprendizagem, não apresentando julgamentos, juízos de valores ou impressões e, para isto, os professores precisam desenvolver a metodologia da observação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Assinale a alternativa correta quanto à educação de crianças com deficiências:
Todas as crianças com deficiência visual são capazes de aprender, não importando o grau de severidade da deficiência; crianças com múltiplas deficiências, em grau alto de severidade, não são capazes de aprender.
Todas as crianças com deficiência visual e múltipla deficiência são capazes de aprender, não importando o grau de severidade da deficiência.
Todas as crianças com deficiência visual e múltipla deficiência são incapazes de aprender a partir do grau médio de severidade.
A capacidade de aprender de crianças deficientes visuais ou com múltiplas deficiências dependerá de análise clínica.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A proposta de Ana Maria Salomon quanto ao atendimento do portador de visão subnormal compromete-se mais com uma concepção:
Voltada para a tecnologia a serviço da educação do cego.
Holística, simultaneamente funcional e dinâmica.
Que leva em conta a análise tecnológica redutiva.
Todas as respostas anteriores estão corretas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Visão reduzida, sob o enfoque educacional, trata-se de:
Resíduo visual que permite ao educando ler impressos à tinta, desde que se empreguem recursos didáticos e equipamentos especiais.
Resíduo visual que permite ao educando ler impressos de qualquer espécie, sem necessidade de equipamentos especiais desde que se empreguem recursos didáticos especiais.
Resíduo visual que permite ao educando ler impressos à tinta, sem que se empreguem recursos didáticos ou equipamentos especiais.
Resíduo visual que permite ao educando ler impressos de qualquer espécie sem necessidade de recursos didáticos ou equipamentos especiais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
São elementos de apoio, entre outros:
Os recursos técnicos e tecnológicos.
Os recursos materiais.
Os amigos.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A classificação de "limitado", para apoio, corresponde a:
Episódio.
De pouca duração.
Por tempo determinado e com fim definido.
Regular.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
O apoio tende a favorecer a autonomia, a produtividade, a integração e a funcionalidade no ambiente escolar e comunitário. No que tange a intensidade do apoio a ser oferecido, não corresponde à sua classificação:
Extensivo.
Evasivo.
Pervasivo.
Intermitente.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
O deslocamento do aluno na sala de aula para obter materiais ou informações:
Deve ser facilitado pela disposição do mobiliário.
Deve ser evitado, por razões óbvias.
Deve ser incentivado com qualquer disposição de mobiliário, pois o aluno deve aprender a superar obstáculos.
Não tem nenhuma necessidade dentro do processo ensino-aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...