Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda com referência à EAD, assinale a opção incorreta.
A EAD é uma forma de democratização da educação e, por isso, deve ser valorizada em sua singularidade, incentivando-se a pesquisa e os estudos específicos acerca dessa metodologia de ensino.
As modernas tecnologias de informática constituem atualmente os únicos meios que possibilitam uma EAD de qualidade. Por isso, essas tecnologias devem ser popularizadas.
Um dos papéis importantes do governo é proporcionar políticas públicas que possibilitem o acesso de um número cada vez maior de pessoas a essa metodologia de ensino.
Atualmente existem vários níveis de EAD no Brasil, inclusive na EJA e na educação profissional.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A educação a distância (EAD) é uma metodologia de ensino cada vez mais popularizada no Brasil. A grande extensão territorial do país tem sido um dos motivos mais fortes no convencimento dos educadores sobre a necessidade do fortalecimento da oferta de educação de qualidade nos vários níveis de ensino proporcionados pela EAD.
A partir das idéias do texto acima, assinale a opção correta acerca da EAD.
De acordo com os estudiosos no assunto, a EAD é uma metodologia de ensino que deve apresentar vida curta no Brasil. Uma de suas principais desvantagens é que oferece o risco de acabar com o modelo de escola tradicional e com a profissão de professores.
A transformação de professores em tutores é uma forma de degradação daquela categoria profissional, uma vez que, para o exercício da atividade de tutor, a exigência de formação é menor que para a de professor.
O tutor de EAD deve atuar como um autor de obras de fundamentação teórica ao escrever os conteúdos oferecidos na modalidade a distância. Com o passar do tempo, os conteúdos de EAD devem substituir os livros tradicionais.
A EAD exige dos profissionais da educação uma nova postura diante das metodologias de ensino e do desenho pedagógico dos cursos. Atenção especial deve ser focada nos padrões de qualidade e por isso deve haver grande investimento na capacitação de professores nessa metodologia de ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O controle da aprendizagem passa pelo controle das ações dos alunos. O trabalho docente deve considerar a ajuda aos alunos na realização das tarefas. Nesse contexto, assinale a opção correta.
Na maioria das vezes, o mais importante é controlar as ações dos alunos. Alunos bem doutrinados têm maior facilidade para absorção de conhecimento.
O mais importante é a inexistência de regras, uma vez que as crianças são capazes de se organizar de acordo com seus hábitos individuais. Por isso, o papel primordial do professor deve ser o de fornecer conhecimentos científicos.
O controle das ações dos alunos não compete à escola e sim, aos pais. O papel da escola é repassar aos alunos os conhecimentos acumulados pela humanidade.
Dosar as ações de ajuda e controle constitui uma boa medida para que a aprendizagem aconteça com sucesso. Normas claras e explícitas contribuem para a manutenção de um bom clima de trabalho.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A administração de disciplina é um aspecto de grande importância em sala de aula. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
I A autoridade máxima em sala de aula deve ser o professor, que, por meio de imposição, deve controlar todas as possíveis manifestações que possam colocar em risco a ordem do ambiente.
II A autoridade do professor deve-se manifestar no domínio do conteúdo, nos métodos de ensino, no trato com a classe e nas diferenças individuais entre alunos.
III A autoridade moral se manifesta no conjunto de qualidades do professor: dedicação profissional, sensibilidade, senso de justiça e traços de caráter.
IV A autoridade técnica constitui o conjunto de qualidades, capacidades, habilidades e hábitos pedagógicos necessários para a administração da disciplina em sala de aula.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O trabalho docente se caracteriza por um constante vaivém entre as tarefas cognitivas colocadas pelo professor e o nível de preparo dos alunos para resolverem as tarefas. À luz dessa assertiva, assinale a opção correta.
O professor precisa estabelecer objetivos e aprender a combinar severidade, respeito e aspectos socioemocionais, sem perder de vista as necessidades afetivas de seus alunos e o contexto em que estes estão inseridos.
Na maioria das escolas, existem alunos com muita deficiência de conteúdo, além de defasagem entre a idade cronológica e a série em que estão matriculados, o que dificulta a realização de um trabalho homogêneo.
Para que haja uma boa interação entre professor e aluno, o professor deve apresentar os objetivos, os temas e as tarefas de forma clara e compreensível, esforçando-se em formular questões compreensíveis para os alunos.
O professor precisa aprender a ouvir seus alunos, adequando os conteúdos ao que interessa a eles. Nesse sentido, a fala do aluno é mais importante que os conteúdos a serem trabalhados.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com referência ao conhecimento das condições de aprendizagem dos alunos, assinale a opção correta.
A motivação é uma das condições essenciais da aprendizagem, que depende exclusivamente da capacidade individual do aluno; assim, ela é uma ação que não pode ser proporcionada pelo professor em sala de aula, razão pela qual o professor deve conhecer as experiências de seus alunos.
Os fatores sociais não podem interferir na aprendizagem. As condições de vida e o ambiente sociocultural não oferecem requisitos para a vida escolar. Prova disso é o grande número de crianças que vivem em condições desumanas e conseguem alcançar sucesso na vida escolar.
Muitos professores contribuem para aumentar as desvantagens trazidas pelos alunos em decorrência de suas condições sociais de origem, tachando as crianças de burras ou convencendo seus pais de que elas não têm perfil para os estudos.
O ensino não pode se apoiar nas experiências do senso comum das crianças, pois, assim, corre o risco de tornar-se equivocado e fugir dos conhecimentos científicos. A principal função da escola é propiciar o acesso a conhecimentos elaborados e conservados pela humanidade, proporcionando a todos uma educação de qualidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O estudo é uma atividade cognitiva que se realiza por meio de tarefas e ações cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimentos. A partir dessa informação, assinale a opção correta.
Ensinar a pensar é uma das tarefas primordiais do professor, independentemente da área de atuação em que se concentre sua disciplina.
O trabalho docente se efetiva no ensino de conhecimentos e métodos que desenvolvam a capacidade de aprendizagem por meio do cumprimento de determinadas tarefas.
A repetição é um dos pontos primordiais para aquisição de conhecimentos e, por isso, deve ser constantemente incentivada pelos professores.
O fornecimento de respostas corretas é uma das principais funções dos que se propõem a educar crianças, posto que isso favorece a criação de hábitos saudáveis de conhecimento.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, é incorreto afirmar:
Propostas pedagógicas têm procurado trazer contribuições para que se desenvolva uma "Cultura da Paz", no âmbito da escola, baseada em trabalhos sobre tolerância, como ponto de partida no processo de construção do entendimento, do respeito mútuo, da solidariedade.
O estabelecimento de escolas indígenas, com proposta pedagógica, organização administrativa e didática próprias, atende a uma exigência constitucional, traz enriquecimento pedagógico e introduz exigências adicionais na estruturação do sistema nacional de educação.
Ao se trabalhar o tema transversal "Pluralidade Cultural", devem-se encontrar formas de cumprir o princípio constitucional de igualdade, o que exige sensibilidade para a questão da diversidade cultural e ações decididas em relação aos problemas gerados pela injustiça social.
A contribuição da escola na construção da democracia é a de promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça e eqüidade, solidariedade, diálogo no cotidiano.
Para que a diversidade de etnias seja trabalhada com a devida contextualização, a escola deve agrupar seus alunos em turmas separadas, de etnias indígena, negra, branca, etc., para resgatar a auto-estima das populações marginalizadas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma preocupação inovadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's é a inclusão da Sexualidade como tema transversal.
"Sabe-se que as curiosidades das crianças a respeito da sexualidade são questões significativas para a subjetividade na medida em que se relacionam com o conhecimento das origens de cada um e com o desejo de saber. (...) A oferta, por parte da escola, de um espaço em que as crianças possam esclarecer suas dúvidas e continuar formulando novas questões contribui para o alívio das ansiedades que muitas vezes interferem no aprendizado dos conteúdos escolares".
Com base nisso, é correto afirmar que:
a abordagem da sexualidade só deve ser iniciada a partir da puberdade, para que a contextualização seja mais eficiente.
temas relacionados à sexualidade são de competência exclusiva de professores de Biologia, por envolverem conceitos morfo-fisiológicos.
a proposta de Orientação Sexual considera a sexualidade nas suas dimensões biológica, psíquica e sociocultural, e por isso reúne contribuições de diversas áreas como Antropologia, História, Economia, Sociologia, Biologia, Medicina, Psicologia, entre outras.
é importante que o professor manifeste suas experiências sexuais e opiniões pessoais no ensino do conteúdo de Orientação Sexual, a fim de estimular o debate e promover uma identificação do aluno com o mestre.
considerando-se o baixo nível de conhecimento por parte dos pais dos alunos, a escola deve evitar ao máximo a interferência de familiares na construção e acompanhamento dos temas trabalhados em Orientação Sexual.
Como instituição social, a escola está organizada em séries, por idade e por determinações de conteúdo, muito mais como forma de controle e de aumento de produtividade do que em razão dos fundamentos do processo de ensino-aprendizagem ou da construção de formas solidárias de viver a vida.
Uma teoria crítica,
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...