Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Teresa Cristina Rego, ao refletir sobre a indisciplina na escola, apresenta "três estilos de práticas educacionais paternas" para o trato com a disciplina dos filhos. São eles:
"pais ausentes", "pais omissos" e "pais desestruturados".
"pais ausentes", "pais presentes" e "pais autoritários".
"pais autoritários", "pais permissivos" e "pais democráticos".
"pais democráticos", "pais omissos" e "pais desestruturados.
"pais modernos", "pais antiquados" e "pais negligentes".
Segundo Luís Armando Gandim, a avaliação é um processo
de medida do aprendizado do aluno.
de julgamento sobre a realidade, à luz de critérios estabelecidos.
no qual medida e avaliação se confundem.
através do qual se evidencia os limites da relação entre a teoria e a prática.
de re-significação entre juízo e conhecimento.
Segundo César Coll, para que a aprendizagem seja significativa, devem ser satisfeitas duas condições:
conteúdo potencialmente significativo e postura crítica por parte do aluno para aprender significativamente.
conteúdo potencialmente significativo do ponto de vista lógico e psicológico.
adequada interação professor-aluno e possibilidade de compartilhamento de significados, entre os alunos da mesma condição de aprendizagem.
atitude favorável do aluno e adequada interação professor-aluno.
conteúdos ordenados e relação harmônica de alunos e professores de forma a potencializar as situações de ensino.
Segundo César Coll, atividades autoestruturantes são aquelas
dadas pela realidade cotidiana, cabendo ao aluno desenvolver a capacidade de interpretá-las.
organizadas pelo professor como capazes de induzir temas relevantes para a reflexão e aprendizado do aluno.
que expressam as inquietações de professores e alunos no processo investigativo de desvelar os mistérios do conhecimento.
capazes de apresentar problemas significativos para o aluno, possibilitando que ele teste suas hipóteses e sintetise suas conclusões.
auto-iniciadas e autodirigidas pelo aluno e são o ponto de partida necessário para uma verdadeira aprendizagem.
No Texto I, as "frutas exóticas e saborosas" são o tema a partir do qual se inserem conteúdos das áreas de Ciências Naturais, Saúde, Matemática e Geografia. Trata-se de uma teia de relações que se estabelece entre
objetivos e conteúdos.
metodologia e avaliação
teoria e prática.
currículo e programa.
transversalidade e interdisciplinaridade.
Ao observar a participação dos alunos de uma turma de 2a série durante a leitura do Texto IV, o professor deparou-se com comportamentos diferenciados que implicavam discriminação associada a gênero, explicitados em falas do tipo: "Poesia é coisa de mulherzinha". A intervenção do professor consistiu em destacar e debater o título, identificando as ações desses "meninos poetas" expressas no poema, e em propor uma pesquisa da biografia dos mesmos. Tal procedimento didático objetivou discutir as relações de gênero para
apontar os riscos de contágio e prevenção de DST.
questionar a rigidez dos padrões de conduta estabelecidos.
ensinar as relações entre saúde e defesa natural do corpo.
estudar os órgãos dos aparelhos reprodutores masculino e feminino.
controlar as manifestações acerca da sexualidade na sala de aula
Após encontrar o Texto VI no mural de um dos corredores da escola, um aluno de 4ª série chegou à sala de aula relatando sua descoberta: uma das ações do projeto "Comunidade Presente" obtivera o triplo de implementação em relação a outra ação do mesmo projeto até dezembro de 1998. A professora aproveitou a situação para sair da sala com toda a turma e levá-la até o mural. Lá chegando, promoveu uma discussão, perguntando inicialmente ao aluno que trouxera a informação como havia chegado àquela conclusão. Tal encaminhamento buscou desenvolver um conteúdo
conceitual de apreciação da ordem e correção na elaboração e apresentação de trabalhos.
atitudinal de interesse na leitura e análise dos elementos presentes em uma representação.
procedimental de curiosidade em conhecer a evolução histórica dos instrumentos de cálculo.
matemático, de ordenação de números naturais e racionais, na forma decimal
concreto de respeito e valorização do trabalho cooperativo como fonte de aprendizagem.
Paulo é um aluno que apresenta necessidades educacionais especiais e, como tal, está amparado por legislação nacional e estadual. Alguns de seus direitos no interior da escola estão apresentados nas afirmativas que se seguem. I – O atendimento educacional de alunos com necessidades especiais deve se dar nas classes comuns das escolas, no primeiro ciclo da educação fundamental. II – O trabalho pedagógico deve envolver os mesmos materiais didáticos utilizados pelos demais alunos, evitandose, assim, qualquer tipo de discriminação. III – Alunos que apresentam altas habilidades devem realizar atividades que favoreçam o aprofundamento e o enriquecimento dos aspectos curriculares. IV – A avaliação deve variar segundo características das necessidades especiais do aluno e a modalidade de atendimento escolar oferecida. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):
IV, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
O impacto gerado pela sociedade da informação na escola evidencia nova demanda quanto ao papel social da escola e aos processos de aprendizagem, que devem valorizar
a instrumentalização de professores e alunos para uso de novas tecnologias de informação e conseqüente desenvolvimento das habilidades de leitura de textos descontínuos.
a investigação em fontes oficiais da informação sobre fatos sociais para a compreensão sistêmica do mundo em transformação.
a promoção, pelos professores, da organização e do relacionamento de informações oriundas de diferentes setores da sociedade para assimilação pelos alunos.
a promoção da cidadania planetária, baseada no empoderamento e no acesso às tecnologias avançadas que estimulam o raciocínio lógico-formal
o desenvolvimento de competências e de conhecimentos, capacidades e valores de forma integrada, formando saberes.
Um dos aspectos relevantes para a implementação dos processos de mudança pedagógica refere-se ao desenvolvimento, nos professores, de novas competências, dentre as quais a de
conhecimento e uso de tecnologias de informação como requisito profissional.
trabalho reflexivo em equipe, articulando teoria e prática.
comunicação com as famílias de forma direta e constante, por meio de serviço especializado com profissionais terceirizados.
busca de solução de conflitos, favorecendo a revitalização da autoridade docente e o restabelecimento de medidas disciplinares
desenvolvimento da participação em decisões escolares, estabelecendo conselhos normativos liderados pelos docentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...