Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

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Teresa Cristina Rego, ao refletir sobre a indisciplina na escola, apresenta "três estilos de práticas educacionais paternas" para o trato com a disciplina dos filhos. São eles:

  • A.

    "pais ausentes", "pais omissos" e "pais desestruturados".

  • B.

    "pais ausentes", "pais presentes" e "pais autoritários".

  • C.

    "pais autoritários", "pais permissivos" e "pais democráticos".

  • D.

    "pais democráticos", "pais omissos" e "pais desestruturados.

  • E.

    "pais modernos", "pais antiquados" e "pais negligentes".

Segundo Luís Armando Gandim, a avaliação é um processo

  • A.

    de medida do aprendizado do aluno.

  • B.

    de julgamento sobre a realidade, à luz de critérios estabelecidos.

  • C.

    no qual medida e avaliação se confundem.

  • D.

    através do qual se evidencia os limites da relação entre a teoria e a prática.

  • E.

    de re-significação entre juízo e conhecimento.

Segundo César Coll, para que a aprendizagem seja significativa, devem ser satisfeitas duas condições:

  • A.

    conteúdo potencialmente significativo e postura crítica por parte do aluno para aprender significativamente.

  • B.

    conteúdo potencialmente significativo do ponto de vista lógico e psicológico.

  • C.

    adequada interação professor-aluno e possibilidade de compartilhamento de significados, entre os alunos da mesma condição de aprendizagem.

  • D.

    atitude favorável do aluno e adequada interação professor-aluno.

  • E.

    conteúdos ordenados e relação harmônica de alunos e professores de forma a potencializar as situações de ensino.

Segundo César Coll, atividades autoestruturantes são aquelas

  • A.

    dadas pela realidade cotidiana, cabendo ao aluno desenvolver a capacidade de interpretá-las.

  • B.

    organizadas pelo professor como capazes de induzir temas relevantes para a reflexão e aprendizado do aluno.

  • C.

    que expressam as inquietações de professores e alunos no processo investigativo de desvelar os mistérios do conhecimento.

  • D.

    capazes de apresentar problemas significativos para o aluno, possibilitando que ele teste suas hipóteses e sintetise suas conclusões.

  • E.

    auto-iniciadas e autodirigidas pelo aluno e são o ponto de partida necessário para uma verdadeira aprendizagem.

No Texto I, as "frutas exóticas e saborosas" são o tema a partir do qual se inserem conteúdos das áreas de Ciências Naturais, Saúde, Matemática e Geografia. Trata-se de uma teia de relações que se estabelece entre

  • A.

    objetivos e conteúdos.

  • B.

    metodologia e avaliação

  • C.

    teoria e prática.

  • D.

    currículo e programa.

  • E.

    transversalidade e interdisciplinaridade.

Ao observar a participação dos alunos de uma turma de 2a série durante a leitura do Texto IV, o professor deparou-se com comportamentos diferenciados que implicavam discriminação associada a gênero, explicitados em falas do tipo: "Poesia é coisa de mulherzinha". A intervenção do professor consistiu em destacar e debater o título, identificando as ações desses "meninos poetas" expressas no poema, e em propor uma pesquisa da biografia dos mesmos. Tal procedimento didático objetivou discutir as relações de gênero para

  • A.

    apontar os riscos de contágio e prevenção de DST.

  • B.

    questionar a rigidez dos padrões de conduta estabelecidos.

  • C.

    ensinar as relações entre saúde e defesa natural do corpo.

  • D.

    estudar os órgãos dos aparelhos reprodutores masculino e feminino.

  • E.

    controlar as manifestações acerca da sexualidade na sala de aula

Após encontrar o Texto VI no mural de um dos corredores da escola, um aluno de 4ª série chegou à sala de aula relatando sua descoberta: uma das ações do projeto "Comunidade Presente" obtivera o triplo de implementação em relação a outra ação do mesmo projeto até dezembro de 1998. A professora aproveitou a situação para sair da sala com toda a turma e levá-la até o mural. Lá chegando, promoveu uma discussão, perguntando inicialmente ao aluno que trouxera a informação como havia chegado àquela conclusão. Tal encaminhamento buscou desenvolver um conteúdo

  • A.

    conceitual de apreciação da ordem e correção na elaboração e apresentação de trabalhos.

  • B.

    atitudinal de interesse na leitura e análise dos elementos presentes em uma representação.

  • C.

    procedimental de curiosidade em conhecer a evolução histórica dos instrumentos de cálculo.

  • D.

    matemático, de ordenação de números naturais e racionais, na forma decimal

  • E.

    concreto de respeito e valorização do trabalho cooperativo como fonte de aprendizagem.

Paulo é um aluno que apresenta necessidades educacionais

especiais e, como tal, está amparado por legislação

nacional e estadual. Alguns de seus direitos no interior da

escola estão apresentados nas afirmativas que se seguem.

I – O atendimento educacional de alunos com necessidades

especiais deve se dar nas classes comuns das escolas,

no primeiro ciclo da educação fundamental.

II – O trabalho pedagógico deve envolver os mesmos materiais

didáticos utilizados pelos demais alunos, evitandose,

assim, qualquer tipo de discriminação.

III – Alunos que apresentam altas habilidades devem realizar

atividades que favoreçam o aprofundamento e o enriquecimento

dos aspectos curriculares.

IV – A avaliação deve variar segundo características das necessidades

especiais do aluno e a modalidade de atendimento

escolar oferecida.

É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    IV, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

O impacto gerado pela sociedade da informação na escola evidencia nova demanda quanto ao papel social da escola e aos processos de aprendizagem, que devem valorizar

  • A.

    a instrumentalização de professores e alunos para uso de novas tecnologias de informação e conseqüente desenvolvimento das habilidades de leitura de textos descontínuos.

  • B.

    a investigação em fontes oficiais da informação sobre fatos sociais para a compreensão sistêmica do mundo em transformação.

  • C.

    a promoção, pelos professores, da organização e do relacionamento de informações oriundas de diferentes setores da sociedade para assimilação pelos alunos.

  • D.

    a promoção da cidadania planetária, baseada no empoderamento e no acesso às tecnologias avançadas que estimulam o raciocínio lógico-formal

  • E.

    o desenvolvimento de competências e de conhecimentos, capacidades e valores de forma integrada, formando saberes.

Um dos aspectos relevantes para a implementação dos processos de mudança pedagógica refere-se ao desenvolvimento, nos professores, de novas competências, dentre as quais a de

  • A.

    conhecimento e uso de tecnologias de informação como requisito profissional.

  • B.

    trabalho reflexivo em equipe, articulando teoria e prática.

  • C.

    comunicação com as famílias de forma direta e constante, por meio de serviço especializado com profissionais terceirizados.

  • D.

    busca de solução de conflitos, favorecendo a revitalização da autoridade docente e o restabelecimento de medidas disciplinares

  • E.

    desenvolvimento da participação em decisões escolares, estabelecendo conselhos normativos liderados pelos docentes.

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