Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São princípios que os sistemas de ensino devem respeitar para a definição das normas da gestão democrática do ensino público na educação básica:

I. participação dos governos locais na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;

III. participação das empresas privadas na elaboração do projeto pedagógico da escola e no financiamento de atividades extracurriculares;

IV. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

De acordo com a Lei n.o 9.394/96, está correto apenas o contido em

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II, III e IV.

Luana nunca frequentou a escola e já está com 8 anos. Ao chegar a uma escola municipal da rede pública, a coordenadora percebeu que a aluna já apresentava alguns saberes, embora nunca os tenha aprendido formalmente. Os pais de Luana estudaram apenas nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental e não puderam auxiliá-la em sua alfabetização. A partir de conversa com a aluna e sondagem diagnóstica realizada sistematicamente, é correto afirmar que

  • A.

    Luana não sabe desenhar, pois esse tipo de atividade é aprendida na escola e a aluna não desenvolveu a coordenação motora fina.

  • B.

    a aluna não identifica e nomeia as cores, já que essa atividade deve ser ensinada na escola, nenhuma criança pode saber cores se nunca foi à escola.

  • C.

    Luana não sabe escrever matematicamente a operação de adição, pois esse tipo de atividade não é do domínio do desenvolvimento, precisa ser aprendido na escola.

  • D.

    Luana conhece Estados e capitais brasileiras, pois esse conhecimento é considerado parte do desenvolvimento da espécie humana.

Bianca é uma aluna recém-ingressante no Ensino Fundamental, tem 6 anos e, segundo conversa da mãe com a coordenadora pedagógica, aprendeu a ler e a escrever aos 3 anos de idade. Surpresa com a afirmação, a coordenadora transmitiu a informação à professora, que conheceria os alunos e iniciaria atividades de sondagem na semana seguinte. Após a realização das atividades diagnósticas individuais, a professora verificou que Bianca sabia escrever seu nome completo e sabia algumas palavras de memória e as escrevia convencionalmente. Ao ditar palavras menos usuais, a aluna apresentava-se na hipótese silábica com valor sonoro. Conforme a professora e a coordenadora já imaginavam, é bastante incomum que uma criança aos 3 anos saiba ler e escrever convencionalmente, pois

  • A.

    aos 3 anos, as crianças ainda não estão em contato com formas escritas, veem apenas as figuras e quando observam livros fingem ler, mas não se atentam que neles há palavras.

  • B.

    com 3 anos de idade, a criança não tem a maturação orgânica necessária para ler e escrever convencionalmente, mesmo que estimulada pelo meio.

  • C.

    somente em idade mais avançada as crianças podem desenvolver qualquer hipótese de escrita, ou seja, com 3 anos de idade seria impossível Bianca estar na hipótese alfabética, pré-silábica ou qualquer outra.

  • D.

    o currículo da Educação Infantil estimula apenas o brincar, não está voltado para o contato com a escrita.

O ensino desenvolvido pela escola necessita contemplar além das experiências prévias dos alunos, diversificados meios letrados, portadores de informações significativas, para a compreensão do que se lê e do que se escreve na sociedade. As alternativas abaixo referem-se à alfabetização e ao letramento. Apenas uma delas apresenta informação INCORRETA.Assinale-a.

  • A.

    Letramento é um termo utilizado para acentuar o trabalho com as práticas sociais de leitura e da escrita, ampliando o conceito de alfabetização comumente relacionado com a aquisição do código escrito.

  • B.

    As interações entre os alunos, o uso diversificado de materiais escritos e a proposição de atividades com sentido favorecem o processo de alfabetização.

  • C.

    A organização de um ambiente alfabetizador em uma sala de aula e o alcance, pelo aluno, da hipótese alfabética na escrita têm o mesmo significado.

  • D.

    A escolha por um método de alfabetização, no período inicial do Ensino Fundamental, depende da opção dos professores em relação às unidades de partida a serem consideradas: da parte ao todo, do todo à parte ou combinando as duas formas.

  • E.

    Os termos alfabetização e analfabetismo podem variar de acordo com o contexto sociocultural.

Amanda é uma criança de 3 anos, muito criativa e imaginativa. Durante as brincadeiras livres, ela convoca algumas amigas para serem pacientes em seu consultório. Junto com as colegas, utiliza alguns materiais da sala para compor o cenário, como telefone, maca, medicamentos, mesa, papéis, caneta, etc. Certo dia, Amanda nos pregou um susto com sua brincadeira de médica. Ela pingou cola nos olhos de uma outra criança que, desesperada, começou a gritar. Corri imediatamente para socorrê-la e, na mesma hora, eu...

Marque a alternativa que dá continuidade ao texto acima, de acordo com os procedimentos de primeiros socorros.

  • A.

    irriguei seus olhos com soro fisiológico, durante vários minutos, até que a cola fosse totalmente removida.

  • B.

    utilizei um colírio anestésico para poder remover a cola sem causar dor.

  • C.

    peguei papel toalha e removi a cola que estava em seus olhos.

  • D.

    solicitei uma ambulância para levá-la ao hospital.

  • E.

    coloquei em seus olhos algodões encharcados com água boricada e deixei agir até que a cola fosse totalmente removida.

Que atitudes o professor poderá desenvolver para reduzir a indisciplina e realizar um trabalho de acordo com a realidade da sala de aula e dos alunos?

  • A.

    Realização de planejamentos com base, tanto nas opções político-pedagógicas, quanto na problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais e a comunidade.

  • B.

    Homogeneização das práticas de ensino, do currículo, da avaliação e dos conteúdos para que todos tenham a mesma educação e possam ser avaliados de forma idêntica.

  • C.

    Planejamento de objetivos e processos pedagógico-didáticos desconectados com as relações entre educação e economia, educação e sociedade técnico-científica-informacional.

  • D.

    Auxílio aos alunos, através de sua autoridade máxima e incontestável, para que se transformem em sujeitos obedientes. Assim, aprenderão os conceitos transmitidos.

  • E.

    Nenhuma das alternativas anteriores estão corretas.

Segundo Gomes (2005), “A expansão do acesso à educação, praticada por numerosos países, como o Brasil, constituiu uma democratização parcial de oportunidades. É muito mais fácil garantir o acesso à escola através da oferta de vagas, do que interferir no processo de escolarização para reduzir as diferenças internas, sobretudo no que concerne à qualidade.” [...] “Assegurando o acesso, é preciso garantir condições equivalentes para que todos permaneçam no sistema e sejam bem sucedidos ao longo do que é definido como educação básica”.

Com relação a isso, é correto afirmar que a inclusão e a permanência na educação básica dependem

  • A.

    da definição de formas efetivas de intervenção, que impeçam que o mérito se relacione à origem social do aluno.

  • B.

    do desenvolvimento de um currículo único estabelecido pelo sistema de ensino.

  • C.

    do grau de dificuldades e diferenças com que os alunos ingressam na escola.

  • D.

    de um processo educativo que diminua as desigualdades sociais e as possibilidades de êxito para os menos favorecidos.

  • E.

    da didática desenvolvida na sala de aula que priorize a memorização dos conteúdos ministrados.

São competências relacionadas às necessidades motivacionais do ensino, EXCETO:

  • A.

    Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno;

  • B.

    Instituir regras inegociáveis e imutáveis para os alunos, que tenham relação apenas com a percepção de mundo do professor.

  • C.

    Oferecer atividades opcionais de formação, com liberdade de escolha, pelo aluno, entre as opções apresentadas;

  • D.

    Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos.

  • A.

    Escola centrada no processo de ensino e no educador.

  • B.

    Espaço restrito para a autonomia do aluno.

  • C.

    Unicidade aparente de valores, normas e padrões de comportamento.

  • D.

    Autoridade do professor é automaticamente conferida pelo papel profissional.

  • E.

    Escola centrada no processo de aprendizagem e no aluno.

Acerca do currículo para a educação infantil em sua primeira etapa (de zero a três anos) é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    encontra-se definido no documento Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil(RCNEI);

  • B.

    ao ser desenvolvido pode ser flexibilizado;

  • C.

    Não há permissão para que se promova adequação às necessidades educacionais especiais das crianças;

  • D.

    O referencial curricular serve de base para a organização de planos individuais de intervenção, de orientação para a previsão de técnicas e materiais pertinentes e para embasar as ações integrantes da equipe multiprofissional.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...