Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a educação especial é correto afirmar, Exceto:

  • A.

    Refere-se a modalidade do sistema educacional que deve ser oferecida e ampliada na rede regular de ensino para educandos com necessidades educacionais especiais;

  • B.

    Articula-se com a educação infantil no seu objetivo de garantir oportunidades sócio-educacionais à criança;

  • C.

    Refere-se ao conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, podendo modificar a sua prática conforme necessidades apresentadas pelas crianças;

  • D.

    Deve promover o desenvolvimento e aprendizagem da criança, ampliando dessa forma, suas experiências.

Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Para construir conhecimentos, a criança precisa estabelecer relações com o meio e com outras pessoas – adultos e crianças.

  • B.

    O desenvolvimento humano é uma tarefa conjunta e recíproca que envolve a construção compartilhada de sentidos e de significados.

  • C.

    As mudanças que ocorrem na sociedade não devem afetar a função da escola enquanto instituição responsável pela formação de crianças.

  • D.

    A criança aprende em um ambiente social e historicamente localizado.

  • E.

    Fazem parte do repertório de desenvolvimento e aprendizagem, sobretudo da criança da Educação Infantil, a imaginação e a fantasia, bem como a curiosidade e a experimentação.

A nova concepção de Educação Especial e a ressignificação das possibilidades de aprendizagem do aluno com deficiência mental, segundo o documento MEC/SEESP(2007), são condições para o sucesso da inclusão escolar desse aluno.

Para que essa inclusão se efetive, as intervenções do professor especializado devem centrar-se

  • A.

    no treinamento do aluno em atividades da vida diária, a partir da lógica do concreto.

  • B.

    no treinamento do aluno em atividades, tarefas e conteúdos previstos no currículo e programas do ensino regular.

  • C.

    no treinamento do aluno, por meio da repetição de ações sobre os objetos, dada sua incapacidade de atribuir um significado próprio ao objeto.

  • D.

    na construção de conhecimentos pelo aluno, por meio da repetição de ações sobre os objetos, dada sua incapacidade de atingir o plano abstrato e simbólico de compreensão do objeto.

  • E.

    na construção de conhecimentos pelo aluno, a partir do estabelecimento de uma interação simbólica com o meio, atuando no plano abstrato e não apenas físico do objeto.

Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), ao discorrer sobre os limites do enfoque psicométrico no campo da educação, afirma que os resultados dos testes

  • A.

    fornecem ao professor os conhecimentos necessários para planejar as intervenções pedagógicas junto ao aluno com deficiência mental.

  • B.

    informam ao professor sobre as atuais capacidades de aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência mental.

  • C.

    possibilitam ao professor prever o desenvolvimento das futuras capacidades do aluno com deficiência mental, dado que a inteligência é uma capacidade imutável.

  • D.

    informam ao professor sobre as capacidades atuais e futuras do aluno com deficiência mental, uma vez que o quociente intelectual é estável e imutável.

  • E.

    são de pouca utilidade para o professor, pois não informam sobre o que planejar e como realizar as intervenções educacionais e pedagógicas junto ao aluno com deficiência mental.

As disfunções cognitivas mais evidenciadas por pessoas com deficiência mental, conforme resultados de pesquisas, referem-se a estratégias gerais de aprendizagem ou procedimentos gerais de abordagem da informação, da experiência e das tarefas, conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004).

Sendo assim, e de acordo com os modelos cognitivos de desenvolvimento, a ênfase da intervenção pedagógica deve recair

  • A.

    em tarefas de treinamento da memória, raciocínio, atenção e concentração.

  • B.

    na proposição de estratégias voltadas à atenção e registros sensoriais/discriminatórios.

  • C.

    na instauração de estratégias mais funcionais de processamento da informação.

  • D.

    em tarefas cotidianas discriminatórias e motrizes e na comunicação verbal.

  • E.

    na linguagem verbal e escrita, no cálculo matemático e nos conhecimentos do meio.

Conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), estudos epidemiológicos sobre as causas da deficiência mental revelam que ela decorre da

  • A.

    ação de fatores de natureza biológica ou orgânica, apenas.

  • B.

    ação de fatores de natureza psicossocial, apenas.

  • C.

    ação de fatores de natureza psicológica, apenas.

  • D.

    interação e/ou acumulação de vários fatores, de natureza biológica e/ou psicossocial.

  • E.

    interação e/ou acumulação de vários fatores, de natureza física ou psicológica.

O diagnóstico de deficiência mental por si só não permite prever as necessidades e a planificação de serviços de apoio que a pessoa irá utilizar nos diferentes estágios de sua vida. Neste sentido, a CIF (2004), em seu conjunto, ressalta a importância dos profissionais de diferentes áreas atentarem para

  • A.

    os resultados obtidos nas avaliações psicodiagnósticas.

  • B.

    os níveis de funcionalidade e de incapacidade apresentados pela pessoa.

  • C.

    a saúde psíquica da pessoa com deficiência mental.

  • D.

    a discrepância entre a idade mental e a idade cronológica da pessoa.

  • E.

    os níveis de funcionalidade e os fatores socioeconômicos da pessoa.

Na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde − CIF (2004), afirma-se que fatores ambientais, de natureza física, social e atitudinal, podem constituir barreiras ou obstáculos à funcionalidade de uma pessoa com deficiência.

As “barreiras atitudinais” referem-se a

  • A.

    ações positivas das pessoas em relação à incapacidade do indivíduo com deficiência mental.

  • B.

    políticas públicas favoráveis ao bem-estar da pessoa com deficiência mental.

  • C.

    atendimento educacional adequado às necessidades dos alunos com deficiência mental.

  • D.

    ambiente físico adequado que promove a funcionalidade da pessoa, reduzindo seus impedimentos.

  • E.

    relações interpessoais baseadas em preconceitos e estigmas em relação às pessoas com deficiência mental.

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde − CIF (2004) tem por base uma abordagem biopsicossocial que oferece uma visão coerente das diferentes dimensões de saúde sob uma perspectiva biológica, individual e social. Na CIF, o termo funcionalidade refere-se

  • A.

    a deficiências e limitações físicas para realizar uma atividade.

  • B.

    ao impedimento para a realização de atividades cotidianas.

  • C.

    às restrições de participação no contexto familiar e social.

  • D.

    a todas as funções do corpo, atividades e participação de uma pessoa.

  • E.

    a todas as incapacidades apresentadas pela pessoa.

A prancha alfabética baseada na configuração do teclado é denominada

  • A.

    colmeia.

  • B.

    qwerty.

  • C.

    mouse adaptado.

  • D.

    ABCD.

  • E.

    linha/coluna.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...