Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Com base na reflexão acima, podemos concluir que
a relevância dos meios nos processos de ensino está condicionada mais pelos conteúdos apresentados e menos pelo contexto da situação educativa.
os meios são meros depositários de informação e sua importância depende dos usos que os sujeitos fizerem no processo de ensino e aprendizagem.
os meios de ensino não diferem de outros meios de comunicação social, uma vez que estes podem se converter em meio de ensino.
em qualquer meio material de ensino deve existir algum tipo de sistema de símbolo ou referente que represente algo diferente de si mesmo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
No quadro a seguir, apresentam-se três desses axiomas e duas perguntas relacionadas a cada um deles. Relacione a primeira coluna com a segunda e, em seguida, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
1A 3B 2C 1D 3E 2F.
2A 2B 1C 3D 3E 1F.
3A 2B 1C 3D 1E 2F.
3A 2B 2C 1D 1E 3F.
A respeito da responsabilidade de educar as crianças, está correto afirmar:
É importante ter a clareza de que hoje as crianças e jovens estão sem parâmetros e sem saber quem educa quem. No entanto, é preciso reconhecer que, em meio a tantas dúvidas, o melhor é deixar a poeira abaixar, pois não é fácil nem para os pais e nem para escola assumir alguma posição neste momento.
Cabe aos pais colocar os limites necessários às crianças, pois a criança que cresce sem entender a importância dos limites necessários para a convivência social torna-se, na maioria das vezes, um indivíduo com desvio de comportamento. Os bancos escolares são responsáveis somente pela educação informativa.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) deixa claro que "é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária." Quanto à educação propriamente dita, a responsabilidade fica somente para a escola.
Com relação aos valores que vão orientar e formar o indivíduo em sua trajetória de vida, é de responsabilidade da família assumir o papel na formação do indivíduo. A função da escola é assegurar a continuidade dessa formação paralelamente ao desenvolvimento intelectual e deixar claro para os pais e para todos envolvidos que a formação ética faz parte das atribuições de todo educador, sendo necessária a imposição de alguns valores, principalmente no que se refere à qualidade do convívio social escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Sobre a utilização desses meios técnicos na Educação a Distância, é correto afirmar que
o uso integrado de recursos básicos e complementares substitui totalmente o professor e/ou tutor, uma vez que os instrumentos virtuais assumem os papéis que seriam deles.
assim como no ensino presencial, os meios técnicos na EaD podem ser substituídos totalmente pela atuação de professores sem prejuízos para o processo de aprendizagem.
o uso integrado de recursos básicos e complementares é considerado como característica própria, que tem impulsionado o recente crescimento dessa modalidade de ensino.
a eficácia de um programa ou curso de EaD depende exclusivamente da capacidade de estudo autônomo do aluno, o que não diz respeito à escolha e ao uso dos meios técnicos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Considere as duas informações a seguir para responder a esta questão.
Estão corretas I, II, III e IV.
Estão corretas apenas I, II e III.
Estão corretas apenas I, III e IV.
Estão corretas apenas II e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, o mundo vem assistindo a um vertiginoso avanço das tecnologias da informação e da comunicação com sérias implicações para as sociedades. Dentre essas implicações, podemos assinalar a
perda de importância dos setores econômicos ligados ao lazer, aos serviços e à comunicação.
consolidação dos modos de produção fundados no paradigma organizacional taylorista-fordista.
alteração da estrutura de interesses, do caráter dos símbolos e da natureza da comunidade.
diminuição da fadiga, principalmente para o grupo de trabalhadores do chamado trabalho imaterial.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Sobre mediação pedagógica, leia os postulados dados e, em seguida, assinale a opção correta.
I Uma prática, verdadeiramente mediadora, depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação. II A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.
III A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.
IV O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Assinale a opção que apresenta a noção de mídia-educação coerente com essa afirmativa de Belloni.
Mídia-educação abrange a integração das TIC ao processo educacional como instrumento do processo ensino e aprendizagem com o objetivo de alfabetizar digitalmente o aluno para o uso do computador em situações educativas.
Mídia-educação é a instrumentalização dos alunos no ambiente escolar para que eles utilizem as mídias de forma artística e criativa com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento da percepção humanística do mundo.
Mídia-educação é o uso das mídias como objeto de estudo em sala de aula, o que supõe a inclusão de conteúdos relativos às novas tecnologias de informação e comunicação como disciplina no currículo escolar.
Mídia-educação abrange estudar, aprender e ensinar a história, a criação, a utilização e a avaliação das mídias como artes práticas e técnicas, bem como discutir o lugar que ocupam na sociedade e o modo de percepção que elas engendram.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Leia atentamente as descrições dos modelos que seguem e, em seguida, marque a opção que identifica, respectivamente, os modelos apresentados.
I Modelo que se desenvolveu nos anos de 1970-1980 e preconizava o uso regular do rádio e da televisão integrados ao material impresso.
II Modelo que se pauta na avaliação das condições de possibilidade econômica e social e na possibilidade de combinar ambientes de EaD e presenciais.
III Modelo mais antigo que ainda é empregado por ser simples e barato: o material é impresso e durante 150 anos esse modelo desenvolveu um número de abordagens típicas para EaD.
IV Modelo de EaD que também utilizava o rádio e a televisão como mídia de ensino, pincipalmente para palestras de eminentes professores.
Híbrido Baseado em rede Educação por correspondência Multimídia
Multimídia - Híbrido - Educação por correspondência - EaD em grupo
Educação por correspondência Ead em Grupo Híbrido Baseado em rede
Preparação para exames EaD em grupo Baseado em rede Híbrido
O Fórum Mineiro de Educação Infantil − FMEI vem discutindo, aprofundando concepções, intervindo na mobilização de gestores, conselheiros, técnicos e educadores para a construção de consensos e práticas que efetivem os direitos das crianças pequenas. Para avaliar os principais aspectos que integram esta política, o FMEI faz uma leitura do cenário do Estado seguindo alguns passos para serem analisados:
Diagnóstico, Planejamento, Regulamentação, Gestão, Financiamento, Formação de Profissionais, Proposta Pedagógica.
Avaliação de viabilidade do plano de carreira dos professores, da estratégia de reforma arquitetônica das escolas, bem como da relação entre as unidades escolares e a Secretaria de Educação.
Aprofundamento do diagnóstico psicológico das crianças pequenas e de suas famílias, objetivando compreender as dificuldades de adaptação da criança ao meio escolar.
Envolvimento da comunidade de educadores em um estudo que investigue se a evasão e o fracasso no ensino fundamental são consequências de repetências consecutivas por conta da idade inapropriada da criança pequena matriculada no 1º ano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...