Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base na reflexão acima, podemos concluir que

  • A.

    a relevância dos meios nos processos de ensino está condicionada mais pelos conteúdos apresentados e menos pelo contexto da situação educativa.

  • B.

    os meios são meros depositários de informação e sua importância depende dos usos que os sujeitos fizerem no processo de ensino e aprendizagem.

  • C.

    os meios de ensino não diferem de outros meios de comunicação social, uma vez que estes podem se converter em meio de ensino.

  • D.

    em qualquer meio material de ensino deve existir algum tipo de sistema de símbolo ou referente que represente algo diferente de si mesmo.

No quadro a seguir, apresentam-se três desses axiomas e duas perguntas relacionadas a cada um deles. Relacione a primeira coluna com a segunda e, em seguida, assinale a opção que apresenta a sequência correta.

  • A.

    1A – 3B – 2C – 1D – 3E – 2F.

  • B.

    2A – 2B – 1C – 3D – 3E – 1F.

  • C.

    3A – 2B – 1C – 3D – 1E – 2F.

  • D.

    3A – 2B – 2C – 1D – 1E – 3F.

A respeito da responsabilidade de educar as crianças, está correto afirmar:

  • A.

    É importante ter a clareza de que hoje as crianças e jovens estão sem parâmetros e sem saber “quem educa quem”. No entanto, é preciso reconhecer que, em meio a tantas dúvidas, o melhor é deixar a “poeira abaixar”, pois não é fácil nem para os pais e nem para escola assumir alguma posição neste momento.

  • B.

    Cabe aos pais colocar os limites necessários às crianças, pois a criança que cresce sem entender a importância dos limites necessários para a convivência social torna-se, na maioria das vezes, um indivíduo com desvio de comportamento. Os bancos escolares são responsáveis somente pela educação informativa.

  • C.

    O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) deixa claro que "é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária." Quanto à educação propriamente dita, a responsabilidade fica somente para a escola.

  • D.

    Com relação aos valores que vão orientar e formar o indivíduo em sua trajetória de vida, é de responsabilidade da família assumir o papel na formação do indivíduo. A função da escola é assegurar a continuidade dessa formação paralelamente ao desenvolvimento intelectual e deixar claro para os pais e para todos envolvidos que a formação ética faz parte das atribuições de todo educador, sendo necessária a imposição de alguns valores, principalmente no que se refere à qualidade do convívio social escolar.

Sobre a utilização desses meios técnicos na Educação a Distância, é correto afirmar que

  • A.

    o uso integrado de recursos básicos e complementares substitui totalmente o professor e/ou tutor, uma vez que os instrumentos virtuais assumem os papéis que seriam deles.

  • B.

    assim como no ensino presencial, os meios técnicos na EaD podem ser substituídos totalmente pela atuação de professores sem prejuízos para o processo de aprendizagem.

  • C.

    o uso integrado de recursos básicos e complementares é considerado como característica própria, que tem impulsionado o recente crescimento dessa modalidade de ensino.

  • D.

    a eficácia de um programa ou curso de EaD depende exclusivamente da capacidade de estudo autônomo do aluno, o que não diz respeito à escolha e ao uso dos meios técnicos.

Considere as duas informações a seguir para responder a esta questão.

  • A.

    Estão corretas I, II, III e IV.

  • B.

    Estão corretas apenas I, II e III.

  • C.

    Estão corretas apenas I, III e IV.

  • D.

    Estão corretas apenas II e IV.

Nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, o mundo vem assistindo a um vertiginoso avanço das tecnologias da informação e da comunicação com sérias implicações para as sociedades. Dentre essas implicações, podemos assinalar a

  • A.

    perda de importância dos setores econômicos ligados ao lazer, aos serviços e à comunicação.

  • B.

    consolidação dos modos de produção fundados no paradigma organizacional taylorista-fordista.

  • C.

    alteração da estrutura de interesses, do caráter dos símbolos e da natureza da comunidade.

  • D.

    diminuição da fadiga, principalmente para o grupo de trabalhadores do chamado trabalho imaterial.

As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Sobre mediação pedagógica, leia os postulados dados e, em seguida, assinale a opção correta.

I Uma prática, verdadeiramente mediadora, depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação. II A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.

III A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.

IV O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.

  • A.

    Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • C.

    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • D.

    Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

Assinale a opção que apresenta a noção de mídia-educação coerente com essa afirmativa de Belloni.

  • A.

    Mídia-educação abrange a integração das TIC ao processo educacional como instrumento do processo ensino e aprendizagem com o objetivo de alfabetizar digitalmente o aluno para o uso do computador em situações educativas.

  • B.

    Mídia-educação é a instrumentalização dos alunos no ambiente escolar para que eles utilizem as mídias de forma artística e criativa com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento da percepção humanística do mundo.

  • C.

    Mídia-educação é o uso das mídias como objeto de estudo em sala de aula, o que supõe a inclusão de conteúdos relativos às novas tecnologias de informação e comunicação como disciplina no currículo escolar.

  • D.

    Mídia-educação abrange estudar, aprender e ensinar a história, a criação, a utilização e a avaliação das mídias como artes práticas e técnicas, bem como discutir o lugar que ocupam na sociedade e o modo de percepção que elas engendram.

Leia atentamente as descrições dos modelos que seguem e, em seguida, marque a opção que identifica, respectivamente, os modelos apresentados.

I Modelo que se desenvolveu nos anos de 1970-1980 e preconizava o uso regular do rádio e da televisão integrados ao material impresso.

II Modelo que se pauta na avaliação das condições de possibilidade econômica e social e na possibilidade de combinar ambientes de EaD e presenciais.

 III Modelo mais antigo que ainda é empregado por ser simples e barato: o material é impresso e durante 150 anos esse modelo desenvolveu um número de abordagens típicas para EaD.

IV Modelo de EaD que também utilizava o rádio e a televisão como mídia de ensino, pincipalmente para palestras de eminentes professores.

  • A.

    Híbrido – Baseado em rede – Educação por correspondência – Multimídia

  • B.

    Multimídia - Híbrido - Educação por correspondência - EaD em grupo

  • C.

    Educação por correspondência – Ead em Grupo – Híbrido – Baseado em rede

  • D.

    Preparação para exames – EaD em grupo – Baseado em rede – Híbrido

O Fórum Mineiro de Educação Infantil − FMEI vem discutindo, aprofundando concepções, intervindo na mobilização de gestores, conselheiros, técnicos e educadores para a construção de consensos e práticas que efetivem os direitos das crianças pequenas. Para avaliar os principais aspectos que integram esta política, o FMEI faz uma leitura do cenário do Estado seguindo alguns passos para serem analisados:

  • A.

    Diagnóstico, Planejamento, Regulamentação, Gestão, Financiamento, Formação de Profissionais, Proposta Pedagógica.

  • B.

    Avaliação de viabilidade do plano de carreira dos professores, da estratégia de reforma arquitetônica das escolas, bem como da relação entre as unidades escolares e a Secretaria de Educação.

  • C.

    Aprofundamento do diagnóstico psicológico das crianças pequenas e de suas famílias, objetivando compreender as dificuldades de adaptação da criança ao meio escolar.

  • D.

    Envolvimento da comunidade de educadores em um estudo que investigue se a evasão e o fracasso no ensino fundamental são consequências de repetências consecutivas por conta da idade inapropriada da criança pequena matriculada no 1º ano.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...