Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A avaliação do desempenho educacional deve ser realizada

  • A.

    a partir da identificação dos déficits do aluno.

  • B.

    limitando-se ao contexto de sala de aula.

  • C.

    utilizando-se de materiais adaptados e suportes técnicos.

  • D.

    com o apoio de instrumentos psicométricos.

  • E.

    considerando-se prioritariamente os resultados finais.

Em uma escola de Ensino Médio os alunos estão ansiosos para a realização o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Porém, um grupo de alunos recusa-se a realizar o exame. Neste caso, o diretor da escola deve

  • A.

    conversar com os alunos sobre a importância da realização deste exame, deixando porém que os mesmos decidam quanto à sua participação, pois o Enem é de adesão voluntária.

  • B.

    obrigar o grupo de alunos a realizar a prova, pois trata-se de um exame obrigatório para todos os alunos deste segmento no País.

  • C.

    encaminhar uma carta para os pais/responsáveis por esses alunos, solicitando que conversem com os mesmos e os convençam da importância e obrigatoriedade deste exame.

  • D.

    solicitar a ajuda dos professores no convencimento dos alunos para a realização da prova, pois este é um exame que contribuirá para a bonificação dos docentes.

  • E.

    informar os alunos de que poderão não realizar o exame, embora, nesse caso, suas notas finais serão afetadas.

O professor deve acompanhar o quadro de saúde de seu aluno e precisa saber se a situação corporal e o desempenho das funções motoras são estáveis ou se há um quadro degenerativo com perspectiva de perda de potencialidades. Isso tem por objetivo

  • A.

    informar a família sobre o prognóstico do aluno, explicando a natureza de seu quadro neuromotor.

  • B.

    obter dados para saber quando o aluno deve ser encaminhado para uma instituição especializada.

  • C.

    discriminar se o desempenho do aluno, quando abaixo do esperado, se deve a desinteresse, desconhecimento ou dificuldade de compreensão ou a involução neuromotora.

  • D.

    preparar-se para assumir as funções dos profissionais de saúde no ambiente escolar, na sala multifuncional, no contraturno.

  • E.

    ajudar o aluno a buscar informações adicionais sobre o problema na internet, para ter base mais ampla para falar com o médico.

A sociedade atual, fortemente marcada pela presença das Tecnologias de Informação e Comunicação, coloca para a escola a necessidade de

  • A.

    resistir politicamente à entrada das TICs na escola, preservando os alunos da massificação tecnológica.

  • B.

    aderir ao ensino à distância como forma de garantir a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

  • C.

    planejar as ações pedagógicas de forma a possibilitar que os alunos recebam os conhecimentos efetivamente.

  • D.

    controlar o uso das tecnologias, já que os alunos apenas as utilizam para comunicar-se socialmente.

  • E.

    organizar situações de aprendizagem que possibilitem aos alunos lidar com as tecnologias de modo seletivo e reflexivo.

É fundamental a ação coordenada dos múltiplos profissionais que atuam com alunos com deficiência física, pois é necessário

  • A.

    considerar o aluno como alguém que poderá oferecer as pistas mais importantes sobre suas necessidades e possibilidades.

  • B.

    garantir que o professor realize o trabalho de letramento conforme as orientações do fonoaudiólogo.

  • C.

    que o profissional da área médica faça prescrições atualizadas a partir dos relatórios mensais da equipe.

  • D.

    permitir a avaliação de capacidades e déficits específicos de cada caso.

  • E.

    que o educador se aproprie do conhecimento dos profissionais de saúde e aprenda a atuar em seu lugar quando necessário.

A meta política é preparar os alunos, cidadãos e uma força de trabalho capaz de adotar novas tecnologias para apoiar o desenvolvimento social e melhorar a produtividade econômica. (Meta Política definida pela UNESCO, 2009, para o trabalho relacionado às Tecnologias da Informação e Comunicação/TICs junto aos alunos).

A gestão escolar contribui para que essa meta seja atingida quando

  • A.

    treina os professores para utilizar as ferramentas e aplicativos para a realização de seus planejamentos.

  • B.

    conhece os procedimentos para acesso à rede e manutenção de computadores, assim como programas em geral.

  • C.

    convence o grupo de professores da importância do trabalho com TICs para o futuro dos alunos a partir da discussão de textos da área.

  • D.

    altera o currículo da escola, considerando as TICs como principal eixo norteador do trabalho.

  • E.

    implementa ações de formação docente no desenvolvimento do uso das TICs visando a apropriação dessas tecnologias por parte do aluno.

Pereira (SEE, 2005) afirma que, quando se trata da compreensão da leitura por alunos surdos, é preciso considerar que a maior parte deles chega à escola sem língua e frequentemente inicia o aprendizado da leitura e da escrita do português. Conclui-se que, para a maioria das crianças surdas, aprender a ler e escrever significa

  • A.

    desenvolver a percepção visual e auditiva.

  • B.

    aprender um código escrito restrito.

  • C.

    desenvolver uma habilidade inata.

  • D.

    aprender a fala para depois aprender a escrever.

  • E.

    aprender uma língua.

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo, no uso de suas atribuições, instituiu, nesse estado, por meio da deliberação no 09/97, o regime de Progressão Continuada, entendido como

  • A.

    necessidade de avaliação das competências, com fundamento nos conteúdos mínimos e obrigatórios, dispostos nas diretrizes nacionais.

  • B.

    aprovação automática de todas as crianças, independentemente das conquistas realizadas, ao final de cada ciclo do Ensino Fundamental.

  • C.

    controle da matrícula referenciada nos resultados da aprendizagem por série e disciplina, de modo a evitar que alunos reprovados mudem de escola.

  • D.

    manutenção dos requisitos previstos para a modalidade Aceleração, conforme a idade do aluno e sua série de destino, resguardada sua vontade.

  • E.

    garantia de avaliação da aprendizagem, que deve ser objeto de recuperação contínua e paralela, a partir dos resultados parciais ou finais.

Na avaliação de aprendizagem do aluno surdo, não se pode permitir que o desempenho linguístico interfira de maneira castradora no desempenho acadêmico, visto que esse aluno, em razão de sua perda auditiva, já tem uma defasagem linguística no se refere à língua portuguesa (falada e/ou escrita). Portanto, o professor deverá considerar

  • A.

    todos os erros ortográficos de escrita e acentuação.

  • B.

    o conteúdo (semântico) e a forma (morfossintático).

  • C.

    o desempenho linguístico e o nível fonológico.

  • D.

    a amplitude do vocabulário apresentado.

  • E.

    a estrutura gramatical da língua portuguesa escrita.

Para Tardif (2008) a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações. O autor define o saber docente como um

  • A.

    saber da formação profissional, que se encontra sistematizado em doutrinas ou teorias compreendidas como fonte privilegiada de conhecimento e de experiência profissional.

  • B.

    conjunto de conhecimentos atemporais e de diferentes naturezas, que tem como eixo central o saber da experiência que emerge da tradição cultural.

  • C.

    conhecimento oriundo da experiência e legitimado por ela, incorporado à experiência individual e coletiva sob a forma de habitus e de habilidades, de saber-fazer e de saber-ser.

  • D.

    saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.

  • E.

    saber formado por um conjunto de crenças a partir das quais os professores interpretam e orientam sua profissão e sua prática cotidiana em todas as suas dimensões.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...