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A socialização é fator indispensável no processo de desenvolvimento do ser humano, pois é através dela que o indivíduo apropria-se dos comportamentos produzidos pela sociedade. A escola também é um espaço privilegiado para a socialização da criança. Pensando na socialização do aluno surdo, a escola poderá optar uma proposta de educação que valorize a
linguagem oral, para o aluno valorizar o modelo ouvintista.
língua portuguesa escrita e o contato com textos acadêmicos.
língua de sinais, para favorecer a oralização do surdo.
língua de sinais e o contato com os pares surdos, para construção de uma identidade mais fortalecida.
modalidade bimodal, para o aluno expressar seus sentimentos.
A Coordenadora da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas forneceu, diante da Resolução SE no 93/2009, instruções relativas às competências e atribuições dos docentes responsáveis pela recuperação. Estipula, assim, que o docente responsável pela recuperação paralela deve, rotineiramente,
favorecer a permanência do aluno nessas atividades, de modo que ele obtenha uma maior atenção do professor nas aulas da classe regular.
realizar uma avaliação diagnóstica dos alunos encaminhados para recuperação, detalhando as dificuldades apontadas pelo professor da classe.
evidenciar as formas de acompanhamento, pela equipe gestora, do trabalho desenvolvido pelos professores ao longo do semestre.
fazer uso do horário das aulas de recuperação para contemplar, no caso de escolas com até 15 (quinze) classes, o mínimo de três dias por semana.
estipular a metodologia e materiais didáticos e tecnológicos a serem utilizados nas aulas regulares, articulando-as às aulas de recuperação.
Na aula de Matemática, o professor explica o conteúdo e o aluno surdo não compreende. Então, o aluno surdo diz ao tradutor/intérprete que não entendeu e não sabe fazer o exercício. Qual o papel do tradutor/intérprete nessa situação?
Explicar o conteúdo novamente ao aluno.
Combinar de estudar os exercícios junto com o aluno após a aula.
Mediar a comunicação entre aluno e professor.
Pedir para o colega ao lado ajudar o aluno.
Dizer ao professor que o aluno não entende porque é surdo.
A rede estadual de ensino deve viabilizar a inclusão do aluno surdo e sua escolarização, com o ensino de LIBRAS, o ensino em LIBRAS e o ensino da Língua Portuguesa. Isso ocorre
em um turno e o AEE (Atendimento Educacional Especializado) em outro.
período integral na escola especial.
apenas na Educação Infantil e no Ensino Médio.
no período de 2 anos até o aluno apresentar domínio da língua de sinais.
por tempo indeterminado, até que o aluno surdo tenha domínio da língua oral.
A sistematização do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa deve iniciar-se na educação infantil para viabilizar, com pleno êxito, as atividades de alfabetização de alunos surdos. Quando, por algum motivo, o aluno não foi beneficiado pelas atividades da educação infantil e, principalmente, se estiver com defasagem idade/série no período de alfabetização, deve-se priorizar o uso
de sinais caseiros e a língua oral.
da linguagem oral e dos restos auditivos.
de alfabeto manual e expressões corporais.
da língua de sinais e da língua portuguesa escrita.
de figuras e gestos mímicos.
O valor da língua de sinais e sua utilização pela comunidade surda levaram a reforçar uma opção comunicativa com as crianças surdas: o bilinguismo. Entretanto, uma dificuldade encontrada na prática, quanto à utilização dessa língua, é a formação de
pais e professores.
amigos e familiares.
coordenadores e inspetores educacionais.
pais e terapeutas.
professores e alunos.
As experiências de linguagem nas relações sociais participam desde cedo, ou desde sempre, da formação da criança. Assim, é nessa dinâmica da fala viva que se estabelecem
a fala e os gestos.
a percepção visual e o mundo interior.
a linguagem e os aspectos vocais.
as relações com a cultura.
a percepção corporal e a ausência da audição.
Segundo Pereira (SEE, 2005), a imagem de dificuldade do surdo em relação à escrita pode ser observada nas cópias que ele é solicitado a fazer como forma de escrever. Observe o texto abaixo.
O texto
está bem organizado com começo, meio e fim.
é pobre de vocabulário.
não apresenta conjunções e verbos.
está confuso e desestruturado.
não apresenta argumentação.
Observe a imagem abaixo.
O sistema de comunicação apresentado acima é o de
comunicação oral.
comunicação bimodal.
língua de sinais.
cued-speech.
bilinguismo.
Aquilo que ocorre no âmbito familiar de qualquer aluno tem grande importância no seu desenvolvimento e na sua aprendizagem. No caso da criança surda, tem importância particular
o relacionamento interpessoal desenvolvido nas igrejas.
a postura profissional do surdo na sociedade.
o tipo de comunicação que se utiliza em casa.
a amizade construída na escola.
a troca emocional entre amigos.
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