Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A socialização é fator indispensável no processo de desenvolvimento do ser humano, pois é através dela que o indivíduo apropria-se dos comportamentos produzidos pela sociedade. A escola também é um espaço privilegiado para a socialização da criança. Pensando na socialização do aluno surdo, a escola poderá optar uma proposta de educação que valorize a

  • A.

    linguagem oral, para o aluno valorizar o modelo ouvintista.

  • B.

    língua portuguesa escrita e o contato com textos acadêmicos.

  • C.

    língua de sinais, para favorecer a oralização do surdo.

  • D.

    língua de sinais e o contato com os pares surdos, para construção de uma identidade mais fortalecida.

  • E.

    modalidade bimodal, para o aluno expressar seus sentimentos.

A Coordenadora da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas forneceu, diante da Resolução SE no 93/2009, instruções relativas às competências e atribuições dos docentes responsáveis pela recuperação. Estipula, assim, que o docente responsável pela recuperação paralela deve, rotineiramente,

  • A.

    favorecer a permanência do aluno nessas atividades, de modo que ele obtenha uma maior atenção do professor nas aulas da classe regular.

  • B.

    realizar uma avaliação diagnóstica dos alunos encaminhados para recuperação, detalhando as dificuldades apontadas pelo professor da classe.

  • C.

    evidenciar as formas de acompanhamento, pela equipe gestora, do trabalho desenvolvido pelos professores ao longo do semestre.

  • D.

    fazer uso do horário das aulas de recuperação para contemplar, no caso de escolas com até 15 (quinze) classes, o mínimo de três dias por semana.

  • E.

    estipular a metodologia e materiais didáticos e tecnológicos a serem utilizados nas aulas regulares, articulando-as às aulas de recuperação.

Na aula de Matemática, o professor explica o conteúdo e o aluno surdo não compreende. Então, o aluno surdo diz ao tradutor/intérprete que não entendeu e não sabe fazer o exercício. Qual o papel do tradutor/intérprete nessa situação?

  • A.

    Explicar o conteúdo novamente ao aluno.

  • B.

    Combinar de estudar os exercícios junto com o aluno após a aula.

  • C.

    Mediar a comunicação entre aluno e professor.

  • D.

    Pedir para o colega ao lado ajudar o aluno.

  • E.

    Dizer ao professor que o aluno não entende porque é surdo.

A rede estadual de ensino deve viabilizar a inclusão do aluno surdo e sua escolarização, com o ensino de LIBRAS, o ensino em LIBRAS e o ensino da Língua Portuguesa. Isso ocorre

  • A.

    em um turno e o AEE (Atendimento Educacional Especializado) em outro.

  • B.

    período integral na escola especial.

  • C.

    apenas na Educação Infantil e no Ensino Médio.

  • D.

    no período de 2 anos até o aluno apresentar domínio da língua de sinais.

  • E.

    por tempo indeterminado, até que o aluno surdo tenha domínio da língua oral.

A sistematização do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa deve iniciar-se na educação infantil para viabilizar, com pleno êxito, as atividades de alfabetização de alunos surdos. Quando, por algum motivo, o aluno não foi beneficiado pelas atividades da educação infantil e, principalmente, se estiver com defasagem idade/série no período de alfabetização, deve-se priorizar o uso

  • A.

    de sinais caseiros e a língua oral.

  • B.

    da linguagem oral e dos restos auditivos.

  • C.

    de alfabeto manual e expressões corporais.

  • D.

    da língua de sinais e da língua portuguesa escrita.

  • E.

    de figuras e gestos mímicos.

O valor da língua de sinais e sua utilização pela comunidade surda levaram a reforçar uma opção comunicativa com as crianças surdas: o bilinguismo. Entretanto, uma dificuldade encontrada na prática, quanto à utilização dessa língua, é a formação de

  • A.

    pais e professores.

  • B.

    amigos e familiares.

  • C.

    coordenadores e inspetores educacionais.

  • D.

    pais e terapeutas.

  • E.

    professores e alunos.

As experiências de linguagem nas relações sociais participam desde cedo, ou desde sempre, da formação da criança. Assim, é nessa dinâmica da fala viva que se estabelecem

  • A.

    a fala e os gestos.

  • B.

    a percepção visual e o mundo interior.

  • C.

    a linguagem e os aspectos vocais.

  • D.

    as relações com a cultura.

  • E.

    a percepção corporal e a ausência da audição.

Segundo Pereira (SEE, 2005), a imagem de dificuldade do surdo em relação à escrita pode ser observada nas cópias que ele é solicitado a fazer como forma de escrever. Observe o texto abaixo.

O texto

  • A.

    está bem organizado com começo, meio e fim.

  • B.

    é pobre de vocabulário.

  • C.

    não apresenta conjunções e verbos.

  • D.

    está confuso e desestruturado.

  • E.

    não apresenta argumentação.

Observe a imagem abaixo.

O sistema de comunicação apresentado acima é o de

  • A.

    comunicação oral.

  • B.

    comunicação bimodal.

  • C.

    língua de sinais.

  • D.

    cued-speech.

  • E.

    bilinguismo.

Aquilo que ocorre no âmbito familiar de qualquer aluno tem grande importância no seu desenvolvimento e na sua aprendizagem. No caso da criança surda, tem importância particular

  • A.

    o relacionamento interpessoal desenvolvido nas igrejas.

  • B.

    a postura profissional do surdo na sociedade.

  • C.

    o tipo de comunicação que se utiliza em casa.

  • D.

    a amizade construída na escola.

  • E.

    a troca emocional entre amigos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...