Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A juventude é também chamada de segunda adolescência, adolescência superior ou período de amadurecimento adolescente. É uma etapa de transição até o indivíduo chegar à autonomia e à responsabilidade plena. As principais características do jovem nessa etapa são:
A construção de propostas pedagógicas voltadas para uma educação democrática e para a construção e o exercício da cidadania, considerando a diversidade dos sujeitos envolvidos e a inclusão, demanda algumas estratégias que se seguem, EXCETO:
Identifique dentre os argumentos o que sinaliza para uma compreensão mais ampla tendo em vista a superação da falsa dicotomia entre cuidar e educar na educação infantil.
Acerca da importância da intervenção didático-pedagógica do professor no processo de aprendizagem da lecto-escrita, destacam-se os pressupostos da psicogênese da língua escrita. Identifique a formulação que se refere a essa perspectiva.
Ensinar Ciências é um grande desafio. A construção dos conhecimentos científicos e o desenvolvimento tecnológico crescem a velocidades inimagináveis. Nesse sentido, assinale o que for CORRETO:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
A educação deve ser compreendida como uma amplitude de relações, não se restringindo apenas à vida escolar. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Os meios materiais, tais como as condições do prédio e o acervo da biblioteca escolar, influenciam na execução, extensão e profundidade da tarefa educativa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
A educação deve ser compreendida como uma amplitude de relações, não se restringindo apenas à vida escolar. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Dois aspectos sociais estão implícitos no ato educativo: a incorporação de costumes sociais e a ruptura para a criação de novos hábitos.
O processo de ensino e aprendizagem requer tanto do professor quanto do aluno uma autorreflexão sobre as conquistas e os limites de cada sujeito envolvido. A respeito da relação entre os sujeitos na pesquisa educacional, assinale a alternativa correta.
Leia o texto abaixo e responda ao item 15.
Texto 4
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Nas palavras de Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Para ele e para vários educadores contemporâneos, educar alguém é um processo dialógico, um intercâmbio constante. Nessa relação educador e educando trocam de papéis o tempo inteiro: o educando aprende ao passo que ensina seu educador e o educador ensina e aprende com seu estudante. Esta relação nos remete a uma concepção de que o processo de ensinoaprendizagem tem uma estrutura e um funcionamento sistêmico, isto é, está composto por elementos estreitamente interrelacionados.
Marque a alternativa em que todos os elementos interrelacionados estão diretamente ligados ao processo ensinoaprendizagem.
O uso de documentos em sala de aula é bastante valioso. O documento permite aproximar o aluno de vários conteúdos, seja ilustrando um contexto e colorindo-o com os afetos envolvidos na sua produção, seja humanizando os eventos distantes, seja convidando o aluno a procurar os vestígios escondidos nele para enxergar como era determinada época. Assinale a alternativa CORRETA acerca da utilização de Documentos:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...