Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

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A juventude é também chamada de segunda adolescência, adolescência superior ou período de amadurecimento adolescente. É uma etapa de transição até o indivíduo chegar à autonomia e à responsabilidade plena. As principais características do jovem nessa etapa são:

  • A. Estruturas intelectuais, morais e físicas atingem o auge.
  • B. Diminuição das mudanças fisiológicas.
  • C. Estabilização afetiva.
  • D. Ingresso na vida social plena.
  • E. Todas as alternativas estão corretas.

A construção de propostas pedagógicas voltadas para uma educação democrática e para a construção e o exercício da cidadania, considerando a diversidade dos sujeitos envolvidos e a inclusão, demanda algumas estratégias que se seguem, EXCETO:

  • A. Uma avaliação externa, ranqueada e meritocrática para que os professores percebam quando sua prática se afasta dos objetivos traçados ou das alternativas propostas.
  • B. A necessária coerência entre a ação dos educadores e as metas educacionais estabelecidas para a proposta.
  • C. A construção de um trabalho que contribua para que as crianças sejam cooperativas, críticas e criativas, autônomas e responsáveis, confiando nas suas formas próprias de agir e aprender, e respeitando as dos outros.
  • D. A concretização do currículo imprimindo o caráter cooperativo, criativo, critico, autônomo e responsável.
  • E. A implantação da proposta de forma cooperativa e não como um pacote acabado e imposto.

Identifique dentre os argumentos o que sinaliza para uma compreensão mais ampla tendo em vista a superação da falsa dicotomia entre cuidar e educar na educação infantil.

  • A. O problema da separação entre cuidado e educação na educação infantil é uma decorrência da tentativa de consolidação do caráter assistencial substituindo-o pelo caráter pedagógico, o que deve ser defendido por todo educador de crianças pequenas.
  • B. O desenvolvimento de propostas pedagógicas e curriculares como ações prioritárias a serem implementadas na educação infantil aponta como preocupação especial a promoção da função educativa da creche (crianças de zero a quatro anos), segmento que tem se caracterizado por um atendimento predominantemente assistencial, deficitário no aspecto pedagógico. Torna-se fundamental compreender que imprimir um caráter educacional ou pedagógico é fazer inovação na educação infantil.
  • C. A vinculação da educação infantil ao sistema de ensino reforça a visão escolarizada nesta área, pois são comuns as práticas pedagógicas voltadas para o ensino de conteúdos. Nessa faixa etária as crianças necessitam de cuidados que devem se sobrepor a função de repasse de conteúdos escolares.
  • D. Advogar pela introdução do pedagógico na educação infantil como solução, no sentido de superar o caráter discriminatório, pejorativo e moralizador de muitas das iniciativas classificadas como “assistenciais”, supõe uma interpretação limitada e unívoca do que se toma como “pedagógico”, impossibilitando que outras vozes e outros entendimentos da questão possam vir à discussão. A transformação do espaço da educação infantil em “escola” é causada pela falta de compreensão adequada do que é “ser criança”, o que compromete a necessária articulação cuidar-educar neste atendimento.
  • E. É necessário reconhecer e consolidar a dicotomia função assistencial X função educacional da educação infantil, enfatizando o caráter de regulação social das chamadas “práticas pedagógicas” e seu caráter ativo na produção dos sujeitos infantis.

Acerca da importância da intervenção didático-pedagógica do professor no processo de aprendizagem da lecto-escrita, destacam-se os pressupostos da psicogênese da língua escrita. Identifique a formulação que se refere a essa perspectiva.

  • A. Ler é, antes de tudo, dominar a técnica de leitura e escrita. Primeiro aprende-se identificar letras, sílabas e palavras, para em seguida conseguir decifrar frases e textos pequenos e simples. Só depois deste processo é que se tem contato com textos e com a linguagem utilizada cotidianamente.
  • B. A ênfase deve se dada aos aspectos gráficos e psicomotores como requisitos para prontidão da alfabetização, isto é, bom traçado, boa coordenação motora e boa discriminação visual e auditiva. O aluno aprende a língua memorizando, repetindo e associando informações sobre as letras, silabas e sons, dadas pelo professor.
  • C. Ensina-se a ler e a escrever a partir da apresentação de unidades menores, em uma progressão que pretende ir do mais simples para o mais complexo, numa sequência fixa estabelecida pelo professor ou pelo livro didático, privilegiando o processo de decodificação. Dessa forma, o método deve focalizar aspectos essenciais no processo de alfabetização que são a relação entre grafemas (letras) e fonemas (sons) e a identificação e descriminação de diferentes sons (consciência fonológica). Segue-se a seguinte lógica: primeiro se ensinam os nomes e as formas das letras isoladamente, na sequência alfabética e também salteada, liga as consoantes às vogais, para depois trabalhar com as sílabas e, em seguida, com as palavras, frases, para, finalmente, chegar a textos inteiros.
  • D. Ao alfabetizar o professor deve fundamentar-se na seguinte lógica: as sentenças são as partes de um todo maior, mais interessante e significativo. Inicialmente, apresentam-se, gradativamente, partes de uma história completa que os alfabetizandos irão memorizar. O professor conta uma história e faz com eles escute-a, teçam comentários e fixem a ordem em que acontecem os fatos. Em seguida, lê o texto e os alfabetizando repetem. Posteriormente, faz-se o reconhecimento das frases dentro e fora de ordem. A seguir, acontece a decomposição do texto em frases, depois em palavras, em sílabas e finalmente em letras ou sons.
  • E. A criança constroi sistemas de representação para compreensão do mundo em que vive e, à medida que a escrita é um objeto cultural produzido historicamente pela humanidade e presente nas situações do seu cotidiano, a criança elabora e desenvolve esquemas cognitivos para compreendê-lo. Este processo de apropriação inicia-se antes da entrada à escola, na relação da criança com a língua escrita. A função da escrita é apreendida nestas relações de interações em suas múltiplas possibilidades.

Ensinar Ciências é um grande desafio. A construção dos conhecimentos científicos e o desenvolvimento tecnológico crescem a velocidades inimagináveis. Nesse sentido, assinale o que for CORRETO:

  • A. Pesquisas e estudos apontam o crescente interesse dos alunos pelas Ciências e a facilidade de aprendizagem dos conteúdos que lhes são ensinados. Avaliações e pesquisas têm apontado que os alunos encontram poucas dificuldades conceituais e não enfrentam dificuldades no uso de estratégias de raciocínio e soluções de problemas próprios da pesquisa científica.
  • B. Os experimentos muitas vezes são vistos pelos alunos como situações de demonstração e não como de pesquisa. A atividade intelectual presente no trabalho de investigação científica é vista pelos alunos como uma atividade solitária permeada pelo esforço individual, e as conquistas, como mérito pessoal e não situações de cooperação, busca conjunta e aprendizagem coletiva.
  • C. O desajuste entre a Ciência que é ensinada na escola e os próprios alunos é cada vez menor, refletindo numa superação da crise na cultura educacional.
  • D. Nenhuma das alternativas.

A educação deve ser compreendida como uma amplitude de relações, não se restringindo apenas à vida escolar. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Os meios materiais, tais como as condições do prédio e o acervo da biblioteca escolar, influenciam na execução, extensão e profundidade da tarefa educativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação deve ser compreendida como uma amplitude de relações, não se restringindo apenas à vida escolar. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Dois aspectos sociais estão implícitos no ato educativo: a incorporação de costumes sociais e a ruptura para a criação de novos hábitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de ensino e aprendizagem requer tanto do professor quanto do aluno uma autorreflexão sobre as conquistas e os limites de cada sujeito envolvido. A respeito da relação entre os sujeitos na pesquisa educacional, assinale a alternativa correta.

  • A. A pesquisa participante é o método mais indicado para refletir sobre a relação entre sujeito e objeto no processo de ensino porque o pesquisador não se envolve com o objeto pesquisado.
  • B. No campo educacional, o objeto de pesquisa é sempre a aprendizagem, por isso os alunos são entendidos como os únicos sujeitos do processo.
  • C. A aprendizagem pode ser considerada como um objeto de pesquisa, mas sua manifestação é muito subjetiva, por isso é impossível transformá-la em estudo científico.
  • D. Tanto o professor quanto o aluno devem ser envolvidos no processo de pesquisa como sujeitos que se modificam e transformam o processo durante sua construção.
  • E. Apenas o professor poderá ser considerado sujeito no processo de pesquisa participante sobre a aprendizagem, pois os alunos são os objetos explorados no processo.

Leia o texto abaixo e responda ao item 15.

Texto 4

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Nas palavras de Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Para ele e para vários educadores contemporâneos, educar alguém é um processo dialógico, um intercâmbio constante. Nessa relação educador e educando trocam de papéis o tempo inteiro: o educando aprende ao passo que ensina seu educador e o educador ensina e aprende com seu estudante. Esta relação nos remete a uma concepção de que o processo de ensinoaprendizagem tem uma estrutura e um funcionamento sistêmico, isto é, está composto por elementos estreitamente interrelacionados.

Marque a alternativa em que todos os elementos interrelacionados estão diretamente ligados ao processo ensinoaprendizagem.

  • A. Recursos materiais – Recursos humanos – Recursos financeiros – Políticas públicas.
  • B. Gestão escolar – Objetivos do ensino – Métodos de aprendizagem – Recursos materiais e humanos.
  • C. Tríade objetivos-conteúdos-métodos – Avaliação institucional – Políticas públicas.
  • D. Aluno – Professor – Problema – Objetivos – Conteúdos – Métodos – Recursos – Avaliação.
  • E. Aluno – Professor – Recursos materiais – Gestão escolar – Investimentos – Políticas públicas.

O uso de documentos em sala de aula é bastante valioso. O documento permite aproximar o aluno de vários conteúdos, seja ilustrando um contexto e colorindo-o com os afetos envolvidos na sua produção, seja humanizando os eventos distantes, seja convidando o aluno a procurar os vestígios escondidos nele para enxergar como era determinada época. Assinale a alternativa CORRETA acerca da utilização de Documentos:

  • A. Segundo o historiador Adalberto Marson, é importante, para a compreensão do documento, que se faça uma análise dele como sujeito de uma ação e também como objeto.
  • B. Literatura como documento interdisciplinar são aos mais comumente utilizados em sala de aula.
  • C. A imprensa escrita como fonte e objeto de estudo histórico foi abordado por vários historiadores. Neste contexto o jornalista aborda a História tal como ela realmente se apresenta.
  • D. Nenhuma das alternativas.
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