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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, considerando a utilização de recursos de ensino na mediação do processo de ensino e aprendizagem.
Um dos objetivos da utilização dos recursos de ensino é evitar a abstração de conteúdos por estudantes em início do processo de aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
A formação do professor abrange duas dimensões: a teórico-científica e a técnico-prática, estando a primeira relacionada à formação acadêmica específica.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
O papel de síntese entre a teoria pedagógica e a prática educativa real confere à didática o caráter de teoria do ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
A dimensão técnico-prática da formação docente trata especificamente do domínio de técnicas e regras.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
A didática é a parte da pedagogia que trata dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica.
A diversidade existente na comunidade escolar contempla uma ampla dimensão de características. Necessidades educacionais podem ser identificadas em diversas situações representativas de dificuldades de aprendizagem, como decorrência de condições individuais, econômicas ou socioculturais dos alunos:
I- crianças com condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e sensoriais diferenciadas;
II- crianças com deficiência e bem dotada;
III- crianças trabalhadoras ou que vivem nas ruas;
IV- crianças de populações distantes ou nômades;
V- crianças de minorias lingüísticas, étnicas ou culturais;
VI- crianças de grupos desfavorecidos ou marginalizados.
(Fonte: www. MEC.gov.br/PCN Ensino Fundamental Geografia, pág. 23) Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;
Apenas as afirmativas IV, V e VI estão incorretas;
Apenas as afirmativas III e V estão incorretas;
Todas as afirmativas estão corretas;
N.d.a.
O que entendemos por conhecimentos prévios?
Sempre que uma pessoa compreende alguma coisa por exemplo, o professor que tenta descobrir as dificuldades que seus alunos enfrentam na resolução de problemas, ou o aluno que procura compreender por que uma camisa seca quando pendurada ao sol ativando uma idéia ou conhecimento.
São todos aqueles conhecimentos (corretos ou incorretos) que cada sujeito possui e adquiriu ao longo de sua vida na interação com o mundo que o cerca e com a escola.
São os conjuntos de conhecimentos que servem para que ele conheça o mundo e os fenômenos que observa.
São conhecimentos intermediários que precisam existir entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento físico de uma situação.
N.d.a.
Leia o seguinte texto.
Consiste na coleção dos trabalhos realizados pelo aluno no decorrer de uma disciplina, de um curso, ou mesmo durante alguns anos, como ao longo de um ciclo de estudos. Além de sua própria produção acadêmica, o aluno é incentivado a fazer o registro de suas reflexões e impressões sobre a disciplina ou curso, opiniões, dúvidas, dificuldades, reações aos conteúdos e aos textos indicados, às técnicas de ensino, sentimentos, situações vividas nas relações interpessoais e outros aspectos.
Profundas mudanças estão sendo realizadas nos cursos de graduação em odontologia visando formar profissionais adequados às necessidades de saúde da população brasileira e do Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, inserem-se as metodologias ativas, as quais visam construir um perfil acadêmico e profissional com competências, habilidades e conteúdos contemporâneos.
Assinale a alternativa que apresenta a metodologia ativa a que o texto acima se refere.
Método do arco
Desempenho de papéis
Sistema personalizado de instrução
Aprendizagem baseada em problema
Portfólio
O que significa fontes de inspiração para a construção das atividades?
De maneira muito ampla, significa propormos atividades de Ciências para os primeiros anos da escola fundamental, tendo que nos guiar pelas propostas curriculares elaboradas para essas séries.
Por mais difícil que possa parecer, é a construção de um novo problema, que todo trabalho é recompensado pelo riso de satisfação de um aluno quando consegue resolvê-lo.
Saber propor novos problemas é uma habilidade importante a ser desenvolvida pelos professores e, apesar de não ser trivial, é possível colocá-la em prática, principalmente se houver condições de realizar um trabalho coletivo nas escolas.
É saber que a troca de experiências e o aprofundamento teórico são requisitos necessários para o crescimento de todo profissional.
N.d.a.
Sabendo que durante as atividades de conhecimento físico os alunos passam pelas etapas de ação e reflexão, ainda que elas se superponham, é importante que o professor compreenda a função de cada uma. Sendo assim, quando nos referimos ao agindo sobre os objetos para ver como eles reagem, estamos tratando de:
Depois de os alunos terem encontrado a solução do problema, o professor deve organizar uma discussão com todos eles. O material deve ser recolhido a fim de que a atenção se volte para a discussão das questões e para que fique bem evidente a separação entre as duas partes da aula.
Quando já estiverem familiarizados com o material, os alunos passarão, efetivamente, a agir para obter o efeito que corresponde à solução do problema.
O professor divide a turma em grupos, que irão se reunir em torno de algumas carteiras, sobre as quais será colocado o material experimental. Em geral, os alunos não necessitam de cadeiras, pois se movimentam muito para manipular o material.
Os alunos se debruçam sobre o material experimental e o professor começa a passar pelos grupos, verificando se o problema proposto foi compreendido.
N.d.a.
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