Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Todo ato educativo depende, em grande parte, das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo. Assim, a educação ocorre na coletividade, perdendo de vista o indivíduo que é singular, contextual, histórico, particular e complexo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que, em cada uma das opções abaixo, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, assinale a opção que apresenta uma situação que exemplifica a concepção defendida no texto.
Caso, em um jogo de basquetebol, um aluno não consiga a força necessária para o arremesso de lance livre, o educador deve sugerir que se mova mais para frente a fim de que execute a ação com a força adequada.
Caso, em um jogo de voleibol, o saque de um aluno não passe para o lado do time oponente, o educador pode instruir a equipe sobre a possibilidade de o saque ser completado por quaisquer integrantes da equipe sacadora.
A indicação do professor para que haja ajuda para a ação da parada de mãos em posição invertida com a intenção de que não aconteçam acidentes.
Caso, em um jogo de futebol, ocorra uma agressão verbal, o educador deve determinar a cobrança de penalidade máxima, que deve ser executada sem a participação do goleiro do time infrator.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à cultura corporal, assinale a opção correta.
Enquanto as estratégias de ação configuram o conhecimento, as estratégias de reflexão configuram a definição do movimento possível.
Após a redefinição do movimento, deve-se realizar nova reflexão, com o objetivo de testá-lo em outras situações.
As estratégias para a reflexão devem proceder à ação para que haja o questionamento e a possível transformação.
As estratégias de ação que compreendem atividades voltadas para o como fazer enfatizam a consciência do aluno sobre o porquê de realizar determinada ação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que, para o movimento humano assumir o caráter de linguagem, ele não pode ser limitado a um fenômeno físico, devendo ser compreendido como um comportamento, uma postura, uma presença e uma intencionalidade, assinale a opção correta.
O uso do movimento em seu aspecto formal caracteriza a linguagem corporal.
A ação de músculo, ossos e articulações, de forma eficiente e estratégica, produz a linguagem corporal.
O conjunto de articulações e forças transforma o movimento em uma linguagem corporal.
A reprodução de um movimento estereotipado exprime a certeza da linguagem corporal.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Para se analisar os vários conceitos que envolvem o processo ensino-aprendizagem, é necessário ter em mente as diferentes épocas nas quais estes se desenvolveram, como também compreender sua mudança no decorrer da história de produção do saber do homem.
Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
No behaviorismo, a aprendizagem ocorre pela reflexão acerca do comportamento resultante do treino ou da experiência.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de bullying, assinale a opção correta.
O quadro de bullying está caracterizado quando um aluno mais forte passa a perseguir, excluir e ridicularizar um colega, mesmo que seja uma única vez, demonstrando com essa atitude comportamento segregacionista.
Corresponde a um conjunto de atos agressivos e sistemáticos contra criança ou adolescente, sem motivação aparente, mas de forma intencional, protagonizado por um ou mais agressores; a interação entre vítima e agressor é caracterizada por desequilíbrio de poder e ausência de reciprocidade, tendo a vítima pouco ou quase nenhum recurso para evitar a agressão ou dela se defender.
Trata-se de um fenômeno que pouco interfere na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, sensorial e emocional das crianças e adolescentes, visto que, nessas fases, pode ser percebido como brincadeira que, normalmente, leva os sujeitos a reagirem intensamente em face dos desafios decorrentes de interações sociais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Para se analisar os vários conceitos que envolvem o processo ensino-aprendizagem, é necessário ter em mente as diferentes épocas nas quais estes se desenvolveram, como também compreender sua mudança no decorrer da história de produção do saber do homem.
Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
O conceito de aprendizagem emergiu das investigações empiristas em psicologia, ou seja, de investigações levadas a termo com base no pressuposto de que todo conhecimento provém da experiência.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A educação inclusiva tornou-se uma das preocupações das políticas educacionais em todo o mundo a partir da segunda metade da última década do século passado, com a difusão da Declaração de Salamanca. Com base nesse documento, assinale a opção correta.
Uma vez que todas as crianças devem ter a mesma oportunidade de permanência na escola e de aproveitamento escolar, devem ser desconsiderados quaisquer características, interesses ou habilidades peculiares a essas crianças.
O ato de ensinar deve apoiar-se nas semelhanças entre os alunos com necessidades educacionais especiais.
O acesso de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais ao sistema regular de ensino propicia a formação de escolas inclusivas, um dos principais meios para o fortalecimento do princípio da educação para todos.
Os alunos com necessidades educacionais especiais devem frequentar escolas regulares, admitindo-se como critérios para a sua inclusão nas turmas o desempenho escolar e características de conduta moral.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito das estatísticas educacionais, importantes insumos para a gestão e o planejamento da educação, julgue os itens que se seguem.
Os produtos da pesquisa acadêmica para a EAD abrangem dados e informações relevantes sobre esse tema, incluindo-se os os relativos à opinião da sociedade sobre as atividades da EAD.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
Em programas inovadores de formação na modalidade a distância, a adoção de softwares deve ser o foco da tomada de decisão e anteceder a definição de resultados e opções sobre processos de aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...