Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

[...] “À medida que se amplia o conceito de conteúdo escola, o papel do professor em sala de aula torna-se ainda mais fundamental. O professor é a figura-chave no desenvolvimento de nossas atividades e, por esse motivo, é importante discutir alguns pontos relacionados à sua atitude em sala de aula, bastante diferente da do professor que trabalha de forma tradicional: a autonomia do aluno; a cooperação entre os alunos; o papel do erro na construção do conhecimento; a avaliação; e, a interação professoraluno [...]”. Então, quando dizemos: “no ensino tradicional, as interações em sala de aula se dão quase exclusivamente entre professor e alunos e entre alunos e professor; a interação entre alunos tem uma influência secundária, quando não indesejável ou desagradável...”, estamos nos referindo a:

  • A.

    A autonomia do aluno.

  • B.

    A cooperação entre os alunos.

  • C.

    O papel do erro na construção do conhecimento.

  • D.

    A interação professor-aluno.

  • E.

    N.d.a.

De acordo com o texto: “[...] Quando os alunos são incitados a contar como resolveram o problema, começam a tomar consciência das coordenações dos eventos, iniciando-se a conceituação. A tomada de consciência está longe de constituir apenas uma simples leitura: ela é uma reconstrução que o aluno faz de suas ações e do que conseguiu observar durante a experiência [...]”. Sabendo disso, qual das respostas abaixo tem o melhor significado para o termo “conceituação”?

  • A.

    É um processo que se inicia com a reconstrução da própria ação e, depois, vai evoluindo para as seqüências exteriores, permitindo uma elaboração gradativa de noções necessárias para a explicação dos fenômenos.

  • B.

    São as relações que, gradualmente, vão sendo desvinculadas das ações da própria criança para as relações entre modificações dos atributos físicos dos objetos e respectivos resultados.

  • C.

    É a etapa que o aluno resolverá o problema quando “compreender em ação uma dada situação em grau suficiente para atingir os fins propostos”.

  • D.

    São as etapas de reflexão sobre o como – a fase da tomada de consciência de suas próprias ações – e de procura do porquê – fase das explicações casuais – que os alunos têm oportunidade de construir sua compreensão dos fenômenos físicos.

  • E.

    N.d.a.

“Quando o adulto fornece informações específicas sobre um texto, elas também são processadas de acordo com o sistema de concepções infantis. Por exemplo, ao apresentarmos uma oração escrita à criança e ao lê-la em voz alta (acompanhados de um assinalar contínuo do texto) cremos que estamos dando informações acerca daquilo que está escrito. Mas para a criança, não é isto que ocorre, porque ela faz uma distinção - que não estamos habituados a fazer - entre “ o que está escrito” e.............”

(FERREIRO, E. – REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, 24ª. Ed., 2009, Ed. Cortez, S. Paulo, pág. 47)

Assinale a alternativa que contém a frase que completa corretamente a lacuna acima:

  • A.

    ‘ o que se pode saber ’;

  • B.

    ‘ o que se pode desenhar ’;

  • C.

    ‘ o que se pode deduzir ’;

  • D.

    ‘ o que se pode ler ’;

  • E.

    N.d.a.

“Recusar a identificação da figura do professor com a da tia não significa, de modo algum, diminuir ou menosprezar a figura da tia, da mesma forma como aceitar a identificação não traduz nenhuma valoração à lei. Significa, pelo contrário, retirar algo fundamental, o professor: sua responsabilidade profissional de que faz parte a exigência política por sua formação permanente. A recusa, a meu ver, se deve sobretudo a duas razões principais. De um lado, evitar uma compreensão distorcida da tarefa profissional da professora, de outro, desocultar a sombra ideológica repousando manhosamente na intimidade da falsa identificação. Identificar professora com tia, o que foi e vem sendo ainda enfatizado, sobretudo na rede privada em todo o país, quase como proclamar que professoras, como boas tias:”

I- não devem brigar, não devem rebelar-se, não devem fazer greve;

II- devem cuidar, dar carinho, substituir famílias desestruturadas;

III- não devem ensinar e sim cuidar e dar mais carinho;

IV- devem brigar, devem rebelar-se, devem fazer greve.

Assinale a alternativa correta:

(FREIRE, P – PROFESSORA SIM, TIA NÃO - ED. OLHO DÁGUA, S. PAULO, 1993)

  • A.

    Apenas o item I está correto;

  • B.

    Apenas os itens II e III estão corretos;

  • C.

    Apenas os itens II, III e IV estão corretos;

  • D.

    Todos os itens estão corretos;

  • E.

    N.d.a.

Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A educação permanente é entendida como uma atualização cotidiana das práticas, seguindo os novos aportes teóricos, metodológicos, científicos e tecnológicos disponíveis, contribuindo para a construção de relações e processos que emerjam do interior das equipes, desconsiderando as práticas organizacionais, interinstitucionais e(ou) intersetoriais.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Esta é uma das violências que o analfabetismo realiza – a de castrar o corpo consciente e falante de mulheres e de homens, proibindo-os de ler e de escrever, com o que se limitam na capacidade de, lendo o mundo, escrever sobre sua leitura dele e, ao fazê-la, repensar a própria leitura. Mesmo que não zere as milenar e socialmente criadas relações entre ..................., .......................... ...................., o analfabetismo as mutila e se constitui num obstáculo à assunção plena da cidadania. E as mutila porque, nas culturas letradas, interdita analfabetos e analfabetas de completar o ciclo das relações entre ...................., ........................ ........................., ao fechar a porta, nestas relações, ao lado necessário da linguagem escrita. É preciso não esquecer que há um movimento dinâmico entre ................, ......................., .......................do qual, se bem assumido, resulta uma crescente capacidade criadora de tal modo que, quanto mais vivemos integralmente esse movimento tanto mais nos tornamos sujeitos críticos do processo de conhecer, de ensinar, de aprender, de ler, de escrever, de estudar.”

(FREIRE,P – PROFESSORA SIM, TIA NÃO - ED. OLHO DÁGUA, S. PAULO, 1993, pág. 7)

Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:

  • A.

    linguagem, pensamento e realidade;

  • B.

    fala, escrita e realidade;

  • C.

    escrita, pensamento e realidade;

  • D.

    fala, escrita e pensamento;

  • E.

    N.d.a.

Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A educação permanente é considerada como algo mais abrangente da educação, como formação integral e contínua do ser humano com um referencial teórico-metodológico problematizador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nesse sentido a aprovação/reprovação visa:

  • A.

    incluir, criar processos de aprendizagem e manter na escola todos os alunos;

  • B.

    separar, criando processos alternativos para que todos possam aprender;

  • C.

    excluir, obstaculizar processos de aprendizagem e manter na escola apenas os melhores;

  • D.

    incluir apenas os excelentes alunos, pois a escola deveria ser para aqueles que realmente querem aprender;

  • E.

    N.d.a.

Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A organização do trabalho, a interação com as redes de gestão de serviços de saúde e do controle social no setor estão excluídas do conceito de educação permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Das indagações acima podemos concluir que Comenius tece elogios:

  • A.

    ao conhecimento;

  • B.

    a sabedoria e ao conhecimento;

  • C.

    ao seu método de ensino;

  • D.

    à Didática Magna;

  • E.

    N.d.a.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...