Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A psicologia do desenvolvimento não se reduz aos estudos da criança e do adolescente, mas se dedica também ao desenvolvimento da inteligência na idade adulta. Estudos longitudinais sobre o desenvolvimento de adultos constataram que
o pensamento operacional formal, que é o estágio em que o indivíduo é capaz de complexas abstrações, é alcançado por todas as pessoas, embora nem todos os indivíduos o utilizem plenamente.
a inteligência continua se desenvolvendo ao longo dos anos, adquirindo maior aceleração durante a velhice, por chegar ao estado de apogeu e plenitude.
os efeitos de coorte demonstraram a impossibilidade de se acompanhar o desenvolvimento na fase adulta em função das diferenciações socioeconômicas dos grupos sociais pesquisados.
as amostras representativas de várias idades demonstraram declínio acentuado da inteligência para todos os indivíduos, conforme a idade vai se passando.
as mesmas pessoas estudadas, durante um longo período de tempo, revelaram que há um pequeno declínio da inteligência por volta dos 60 anos, sendo mais acentuado ao se atingir os 80 anos ou mais.
Nos debates pedagógicos sobre a interdisciplinaridade, incluiu-se o tema da globalização do conhecimento, com a influência do pensamento de autores como Roland Barthes e Edgar Morin. Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade como globalização do conhecimento envolve
compreensão da ciência como corpo de conhecimentos prontos a serem apreendidos pelos educandos, evidenciando a complexidade das tarefas de aprendizagem.
estruturação de currículos, utilizando-se a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.
adoção de forma canônica de produção do conhecimento, em que as disciplinas não se reduzam ao saber de referência, ampliando o diálogo entre saberes complexificados.
reconhecimento do paradigma de disjunção como o apropriado para a educação contemporânea, em contraposição à conjunção disciplinar complexa.
desenvolvimento de um conhecimento relacional como atitude compreensiva das complexidades do próprio conhecimento humano, colocando o saber em ciclo.
Considere os esquemas abaixo para responder às questões de nos 52 e 53.
A representação do esquema III corresponde à teoria de aprendizagem
gestaltista, que enfatiza a percepção em vez da resposta, considerada como o sinal de que a aprendizagem ocorreu e, não como parte integral do processo, colocando em relevo o contexto ou o campo no qual o estímulo ocorre.
sociocultural, que compreende que o indivíduo está inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz, e que o conhecimento surge primeiro no grupo, para, em seguida, ser interiorizado, tendo no professor fonte de relação e de aprendizagem.
inclusivista, que identifica o que o aluno já sabe como o fator mais importante da aprendizagem, tendo em vista a adaptação do educando à sociedade técnica e industrial na interação com os meios instrucionais.
construtivista, que afirma que no processo de ensino se deve procurar identificar as múltiplas inteligências em cada aprendiz e tentar explorá-las, para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.
puero-centrista, que tem por finalidade o desenvolvimento, a formação e o desabrochar do aluno como pessoa, partindo de centros de interesse que surgem de qualquer ato, ao emergir da observação do sujeito.
Considere os esquemas abaixo para responder às questões de nos 52 e 53.
Analisando os esquemas e transpondo-os para modelos pedagógicos, verifica-se consistência na interpretação do esquema
I: modelo que privilegia o ensino como transmissão de conhecimentos.
I: os alunos têm acesso direto ao conhecimento por causa da mediação pedagógica em fluxo exercida pelos professores.
II: modelo educacional do futuro que prescindirá da participação de professores ou orientadores.
III: o conhecimento circula entre os atores sem, necessariamente, construção e retenção da aprendizagem.
III:sociabilidade e formação de educandos com participação subjetiva de professores.
O desenvolvimento tecnológico acelerado vem proporcionando a convergência de mídias. No que se refere à educação a distância, a convergência de mídias possibilita
oferecimento do rádio como um recurso de larga penetração popular, independente do local onde resida o estudante.
constatação da obsolescência do material impresso nessa modalidade de ensino, em virtude da penetração do suporte digital.
consagração da televisão como o veículo que reúne o conhecimento à imagem e ao texto, dinamizando os processos de aprendizagem.
ampliação da interatividade, permitindo mais contatos com especialistas e consultas a programas ou bancos de dados.
universalização e barateamento dos custos da educação, em função da portabilidade de veículos tecnológicos que têm ampla capacidade de armazenamento.
Para que uma instituição de ensino seja credenciada para o oferecimento de cursos na modalidade a distância, deverá cumprir vários requisitos legais, dentre os quais, apresentar
histórico obrigatório de funcionamento da instituição de ensino.
descrição detalhada dos serviços de suporte relativos às instalações físicas e de infraestrutura.
curriculum vitae de professores e tutores para comprovação de qualificação e habilitação.
especificações dos suportes pedagógicos e de capacidade técnica de atendimento à demanda.
plano de desenvolvimento institucional no caso de instituições que oferecem cursos livres e de organizações profissionais.
No que diz respeito à educação a distância, o tutor, diferentemente do professor, tem atribuições específicas, dentre as várias que realiza, destacando-se a
organização do conteúdo que será usado no processo instrucional, sendo, por isso, chamado também de conteudista.
instrução em aulas que se utilizem de procedimentos didáticos para tornar os conteúdos palatáveis aos educandos.
consideração do tempo, da oportunidade e dos riscos para intervir, em função dos níveis de retenção do aluno na modalidade.
possibilidade de trabalhar com as dúvidas dos alunos com margem de tempo suficiente para conduzi-los a uma mudança conceitual.
elaboração do material que será usado pelos educandos para obter um domínio completo do processo educacional.
Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.
Para o treinamento, a equipe desenvolveu materiais audiovisuais usando diferentes tecnologias. O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em programas educacionais, pode produzir algumas IDEIAS EQUIVOCADAS entre educadores, dentre elas, cita(m)-se que a(s)
substituição de uma plataforma analógica por uma digital é a garantia de que os processos educacionais serão bem sucedidos.
interatividade pode gerar abertura à interlocução entre sujeitos e é uma possibilidade a ser explorada no uso das TIC.
leitura dos meios de informação e comunicação é tão necessária quanto a de qualquer outra fonte de informação.
atratividade e a interatividade são características que remetem a despertar interesse e prender a atenção, necessitando responder ao sentido das situações de ensino.
TIC não substituem o educador, que continua sendo o mediador entre o educando e o objeto do conhecimento.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na educação a distância, há dois tipos de docentes o professor autor e o professor tutor. Essa é uma das características que diferencia o curso a distância do curso presencial. Cada um desses profissionais desempenha um papel específico no sistema de educação a distância. A respeito desse tema, julgue o itens que se seguem.
O processo de ensino-aprendizagem requer certas habilidades didático-pedagógicas que necessitam estar sempre presentes no profissional que escreveu o curso.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O termo educação a distância adquiriu aceitação universal em 1982, quando o Conselho Internacional de Educação por Correspondência (ICCE) mudou seu nome para Conselho Internacional de Educação a Distância (ICDE), hoje Conselho Internacional de Educação Aberta e a Distância (ICDE). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A aprendizagem mediada pela tecnologia (AMT) não é calcada no ensino presencial ou remoto, mas na aprendizagem, razão por que não constitui um modelo de ensino a distância.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...