Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A palavra fracasso é interpretada, no dicionário Aurélio (2009), como desgraça, desastre, ruína, perda, mau êxito, malogro. Então, fracasso escolar seria o mau êxito na escola caracterizado, na compreensão de muitos, como sendo a reprovação e a evasão escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
As diferenças socioeconômicas contribuem muito para o problema do fracasso escolar.
A qualidade do ensino é um fator que deve ser levado em consideração, quando falamos em fracasso escolar.
Na atualidade, além da reprovação e da evasão, a qualidade do ensino tem sido muito preocupante, quando falamos em fracasso escolar.
O fracasso escolar, embora seja muito evidenciado na escola pública, é problema que não se restringe a ela na atualidade brasileira.
O fracasso escolar se dá pela incapacidade que o indivíduo tem de aprender.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A escolha da terminologia educação permanente é dada como justificativa para integrar as múltiplas abordagens pretendidas na educação em saúde.
Para a pedagogia tradicional, a didática é uma disciplina normativa. A respeito desse tema, é correto afirmar que
a exposição oral não é o meio mais utilizado para expor os conteúdos.
o aluno é o sujeito ativo do processo de conhecimento.
a aprendizagem mobiliza a atividade mental do aluno.
a atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria.
os exercícios usam variadas técnicas de fixação, sobrecarregando mentalmente os alunos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A educação permanente é orientada somente para trabalhadores.
A didática é uma disciplina que estuda os processos de ensino na educação escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
A educação escolar é uma tarefa social.
O processo de ensino é uma sequência de atividades do professor e dos alunos.
O ensino se reduz a transmitir conhecimentos e informações aos estudantes.
A natureza do trabalho docente é a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as matérias de ensino.
O ensino é bem sucedido quando os objetivos do professor coincidem com os do estudante.
É condição imprescindível para o êxito de um projeto pedagógico em sala de aula
objetivo confuso.
falhas na execução.
indefinição do problema.
envolvimento da equipe.
execução confusa.
A implementação de um projeto pedagógico em sala de aula requer uma avaliação permanente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Todo plano de trabalho de um projeto pedagógico tem um cronograma, no qual apenas algumas tarefas e providências estão relacionadas, com data de início, data de término e nome dos responsáveis.
Por se tratar de um projeto, não existe a necessidade de um cronograma fechado em sua implementação. Os resultados do projeto e a data para sua finalização só serão previstos no decorrer de sua execução.
A avaliação do projeto deve ocorrer apenas na finalização de suas atividades, e não no processo de implementação.
Um bom cronograma de implementação deve estabelecer os momentos em que a equipe irá se reunir, com o propósito principal de avaliar a execução do plano e verificar se o que foi imaginado está acontecendo e, assim, poder reprogramar tarefas, providências e prazos.
A avaliação dos projetos pedagógicos de sala de aula deve ser realizada apenas na forma de provas objetivas.
Em uma escola estadual da periferia da cidade de Goiânia, professores e direção constataram a necessidade de melhorar os serviços da cantina. Organizaram um projeto para a nova cantina. Em seguida, escolheram a comissão de educadores, pais e alunos que iria implementar o projeto. Em poucas semanas, a equipe já havia organizado uma concorrência para admitir novos administradores para a cantina. Com o esforço da comissão, conseguiram uma verba junto à Secretaria de Estado da Educação para a reforma do espaço físico. Depois de três meses, a nova cantina já estava em funcionamento. É importante ressaltar que a verba foi conseguida pela escola graças a uma pesquisa dos participantes do projeto. O grupo descobriu que havia um fundo destinado a construção ou reforma de cantinas e a outros equipamentos escolares. Essa experiência ilustra bem uma das características de um bom projeto, ou seja, a capacidade de conseguir os recursos materiais, financeiros ou humanos necessários para a sua conclusão.
Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
O caso relatado não aponta um projeto que interfere nas ações de gestão da escola, por isso não pode ser considerado com um projeto pedagógico.
Os projetos de sala de aula devem ser coerentes com os livros didáticos, não podendo fugir dos conteúdos propostos ali.
Considera-se projeto pedagógico somente aquele que pode ser medido por meio de avaliações da aprendizagem.
O caso relatado é um projeto de gerenciamento que independe de ações didáticas para ser resolvido, pois não se relaciona com o projeto político-pedagógico da escola.
A equipe de educadores de uma escola deve sempre estar atenta para os diversos problemas que podem ser resolvidos com a criação e a implementação de um projeto.
Quando se faz referência ao fracasso escolar, além de se tentar analisar os fatores que contribuem para seu surgimento, é necessário conceituar aquilo que viria a ser seu oposto: a aprendizagem. Acerca dessas informações, assinale a alternativa correta.
A aprendizagem é um processo de vinculação que se dá na relação entre o ensinante e o aprendente; ocorre, portanto, entre subjetividades.
A aprendizagem tem um caráter objetivo e não implica desejo por parte do aprendente.
O conhecimento é o resultado de uma construção do sujeito na interação com os objetos; por isso, independe da atuação do ensinante.
Aprendizagem é uma construção singular em que o sujeito se envolve e que independe de seus conhecimentos anteriores, pois basta transformar as informações em conhecimento.
O problema de aprendizagem não pode ser um sintoma de outros conflitos ou ainda uma inibição cognitiva.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares, a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
O bullying pode-se caracterizar mesmo que o comportamento aversivo seja apenas verbal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...