Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A palavra fracasso é interpretada, no dicionário Aurélio (2009), como desgraça, desastre, ruína, perda, mau êxito, malogro. Então, fracasso escolar seria o mau êxito na escola caracterizado, na compreensão de muitos, como sendo a reprovação e a evasão escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    As diferenças socioeconômicas contribuem muito para o problema do fracasso escolar.

  • B.

    A qualidade do ensino é um fator que deve ser levado em consideração, quando falamos em fracasso escolar.

  • C.

    Na atualidade, além da reprovação e da evasão, a qualidade do ensino tem sido muito preocupante, quando falamos em fracasso escolar.

  • D.

    O fracasso escolar, embora seja muito evidenciado na escola pública, é problema que não se restringe a ela na atualidade brasileira.

  • E.

    O fracasso escolar se dá pela incapacidade que o indivíduo tem de aprender.

Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A escolha da terminologia educação permanente é dada como justificativa para integrar as múltiplas abordagens pretendidas na educação em saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a pedagogia tradicional, a didática é uma disciplina normativa. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A.

    a exposição oral não é o meio mais utilizado para expor os conteúdos.

  • B.

    o aluno é o sujeito ativo do processo de conhecimento.

  • C.

    a aprendizagem mobiliza a atividade mental do aluno.

  • D.

    a atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria.

  • E.

    os exercícios usam variadas técnicas de fixação, sobrecarregando mentalmente os alunos.

Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A educação permanente é orientada somente para trabalhadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A didática é uma disciplina que estuda os processos de ensino na educação escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A educação escolar é uma tarefa social.

  • B.

    O processo de ensino é uma sequência de atividades do professor e dos alunos.

  • C.

    O ensino se reduz a transmitir conhecimentos e informações aos estudantes.

  • D.

    A natureza do trabalho docente é a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as matérias de ensino.

  • E.

    O ensino é bem sucedido quando os objetivos do professor coincidem com os do estudante.

É condição imprescindível para o êxito de um projeto pedagógico em sala de aula

  • A.

    objetivo confuso.

  • B.

    falhas na execução.

  • C.

    indefinição do problema.

  • D.

    envolvimento da equipe.

  • E.

    execução confusa.

A implementação de um projeto pedagógico em sala de aula requer uma avaliação permanente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Todo plano de trabalho de um projeto pedagógico tem um cronograma, no qual apenas algumas tarefas e providências estão relacionadas, com data de início, data de término e nome dos responsáveis.

  • B.

    Por se tratar de um projeto, não existe a necessidade de um cronograma fechado em sua implementação. Os resultados do projeto e a data para sua finalização só serão previstos no decorrer de sua execução.

  • C.

    A avaliação do projeto deve ocorrer apenas na finalização de suas atividades, e não no processo de implementação.

  • D.

    Um bom cronograma de implementação deve estabelecer os momentos em que a equipe irá se reunir, com o propósito principal de avaliar a execução do plano e verificar se o que foi imaginado está acontecendo e, assim, poder reprogramar tarefas, providências e prazos.

  • E.

    A avaliação dos projetos pedagógicos de sala de aula deve ser realizada apenas na forma de provas objetivas.

Em uma escola estadual da periferia da cidade de Goiânia, professores e direção constataram a necessidade de melhorar os serviços da cantina. Organizaram um projeto para a nova cantina. Em seguida, escolheram a comissão de educadores, pais e alunos que iria implementar o projeto. Em poucas semanas, a equipe já havia organizado uma concorrência para admitir novos administradores para a cantina. Com o esforço da comissão, conseguiram uma verba junto à Secretaria de Estado da Educação para a reforma do espaço físico. Depois de três meses, a nova cantina já estava em funcionamento. É importante ressaltar que a verba foi conseguida pela escola graças a uma pesquisa dos participantes do projeto. O grupo descobriu que havia um fundo destinado a construção ou reforma de cantinas e a outros equipamentos escolares. Essa experiência ilustra bem uma das características de um bom projeto, ou seja, a capacidade de conseguir os recursos materiais, financeiros ou humanos necessários para a sua conclusão.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O caso relatado não aponta um projeto que interfere nas ações de gestão da escola, por isso não pode ser considerado com um projeto pedagógico.

  • B.

    Os projetos de sala de aula devem ser coerentes com os livros didáticos, não podendo fugir dos conteúdos propostos ali.

  • C.

    Considera-se projeto pedagógico somente aquele que pode ser medido por meio de avaliações da aprendizagem.

  • D.

    O caso relatado é um projeto de gerenciamento que independe de ações didáticas para ser resolvido, pois não se relaciona com o projeto político-pedagógico da escola.

  • E.

    A equipe de educadores de uma escola deve sempre estar atenta para os diversos problemas que podem ser resolvidos com a criação e a implementação de um projeto.

Quando se faz referência ao fracasso escolar, além de se tentar analisar os fatores que contribuem para seu surgimento, é necessário conceituar aquilo que viria a ser seu oposto: a aprendizagem. Acerca dessas informações, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A aprendizagem é um processo de vinculação que se dá na relação entre o ensinante e o aprendente; ocorre, portanto, entre subjetividades.

  • B.

    A aprendizagem tem um caráter objetivo e não implica desejo por parte do aprendente.

  • C.

    O conhecimento é o resultado de uma construção do sujeito na interação com os objetos; por isso, independe da atuação do ensinante.

  • D.

    Aprendizagem é uma construção singular em que o sujeito se envolve e que independe de seus conhecimentos anteriores, pois basta transformar as informações em conhecimento.

  • E.

    O problema de aprendizagem não pode ser um sintoma de outros conflitos ou ainda uma inibição cognitiva.

A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares, a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.

O bullying pode-se caracterizar mesmo que o comportamento aversivo seja apenas verbal.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...