Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O aspecto sociológico da educação reconhece que os interesses cognitivos também possuem caráter social e princípios próprios constitutivos e autônomos com relação a outros interesses sociais. Assim, a ideia de que uma sociedade do saber carece, nos seus debates, do conhecimento tido como categoria central, conduz à reflexão sobre a produção e transmissão do conhecimento, que deve considerar o seguinte fator:

  • A.

    reducionismo na teoria do conhecimento com qualificações sociais abrangentes

  • B.

    dificuldade na aceitação do reducionismo com interesses sociais definidos

  • C.

    complexidade dos campos intelectuais com relações de poder conflitantes

  • D.

    expansão ampla de redes de conhecimento com enfoque sociológico

  • E. desigualdade social com produção cognitiva relevante

A educação inclusiva vem sendo objeto dos esforços de muitos educadores brasileiros, que visam ao atendimento especializado de pessoas com deficiência. Com base na legislação que dispõe sobre o atendimento educacional especializado, é reconhecido que se deve

  • A.

    promover classes específicas para pessoas deficientes, incentivar a formulação de métodos de aprendizagem próprios e combater a intolerância.

  • B.

    garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino especializado e fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos que ampliem barreiras.

  • C.

    prover condições de acesso e aprendizagem em instituições de ensino especiais, implantar ambientes com tecnologia de ponta para tratamento e oferecer treinamento a docentes.

  • D.

    assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino, estabelecer medidas punitivas para comportamentos desviantes e usar recursos multifuncionais.

  • E.

    integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.

Ao se pretender o engajamento do profissional da educação em equipes multidisciplinares para cuidar da saúde e do saneamento junto a grupos indígenas, no sentido de orientar e formar agentes indígenas, será necessário, sobretudo, que esse profissional faça o reconhecimento da:

  • A.

    superação de preconceitos com a esfera econômica

  • B.

    manifestação múltipla das identidades culturais

  • C.

    associação de elementos pedagógicos na prática diária

  • D.

    problematização de conteúdos das práticas formais de ensino

  • E. maximização do movimento existente nas identidades culturais

A imagem abaixo se refere a uma máquina de ensinar ortografia e aritmética, na qual o aluno apresenta respostas para o que aparece na abertura retangular. Se forem corretas, uma nova questão aparece no quadro.

Experimentos como esse correspondem aos princípios gerais da aprendizagem, segundo a ótica comportamentalista. Uma vez associados à educação escolar, têm como uma de suas propostas e premissas teóricas a

  • A.

    atenção ao modelo e à percepção dos traços mais significativos do comportamento, a fim de que o aluno possa formar um quadro perceptivo que o conduza à aprendizagem por insights ou saltos qualitativos.

  • B.

    imitação de condutas com base no comportamento mimético, que é constitutivo do ser humano, sem o qual não haveria desenvolvimento e, tampouco, identificação com a figura materna, que vem a ser a primeira instância educadora.

  • C.

    resolução de problemas por meio de pesquisa e experimentação, conduzindo ao levantamento de hipóteses, à nova experimentação e à definição do comportamento final do objeto de estudo.

  • D.

    utilização de máquinas de ensinar, que permitem a construção do conhecimento e do comportamento, em função de mecanismos de equilibração e desequilibração, favorecidos, na atualidade, pelo uso de microcomputadores na educação.

  • E.

    necessidade de programar de maneira mais eficiente os reforços oferecidos ao aluno para manter a intensidade de seu comportamento, dividindo a matéria de aprendizagem em passos pequenos para respostas constantes.

Um trabalho efetivo grupal e multidisciplinar demanda, sobretudo, para seu sucesso, grande capacidade de seus integrantes de reflexão crítica sobre a realidade. Sabe-se, no entanto, que o combate à ambivalência resultante das lutas de poder cria mais exclusão, em função de:

  • A.

    fixar em ações de representação

  • B.

    funcionar como regulador social

  • C.

    funcionar como regulador social

  • D.

    reforçar a separação entre polaridades

  • E.

    problematizar o caráter da dominação

Apoiados nos processos de aprendizagem por descoberta, os conteúdos de ensino são oferecidos aos estudantes na forma de problemas que, obtidos a partir da observação da realidade, manifestam-se para alunos e professores com todas as suas contradições. Na educação problematizadora,

os conhecimentos científicos integram percepções, conhecimentos, representações, permitindo que diferentes saberes sejam conjugados no processo de construção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apoiados nos processos de aprendizagem por descoberta, os conteúdos de ensino são oferecidos aos estudantes na forma de problemas que, obtidos a partir da observação da realidade, manifestam-se para alunos e professores com todas as suas contradições. Na educação problematizadora,

o estudo de um problema exige planejamento minucioso, para não surgirem outros desdobramentos sobre o tema, que exijam o contato do professor com situações ou conteúdos que não foram previstos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando se pensa na participação em trabalho de equipe, a linha de planejamento a ser seguida deve ser definida com critério, atendendo às questões que determinam a qualidade, a missão e o poder – questões que são aferidas principalmente pela visão de sociedade ou grupo a ser atingido. Dentre as formas de planejamento, a que apresenta um caráter mais conservador, por estar voltada para o aperfeiçoamento do processo de produção, é conhecida por:

  • A.

    qualidade total

  • B.

    esquema estratégico

  • C.

    movimento participativo

  • D.

    gerenciamento dinâmico

  • E.

    processo de pertencimento

Apoiados nos processos de aprendizagem por descoberta, os conteúdos de ensino são oferecidos aos estudantes na forma de problemas que, obtidos a partir da observação da realidade, manifestam-se para alunos e professores com todas as suas contradições. Na educação problematizadora,

educação e investigação temática aparecem como momentos distintos de um processo educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A capacitação de equipes multidisciplinares de saúde indígena e a construção de propostas de ações educativas, se vistas sob a ótica da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, só poderão ser realizadas por meio do pedagogo que se forma ético e responsável frente à sua missão de mudança. Para tal, o docente deve ter domínio, dentre outros, sobre os seguintes fatores:

  • A.

    liberdade, ruptura e opção

  • B.

    dialética, mecanicismo e senso comum

  • C.

    determinismo, problematização e congruência

  • D.

    pensamento crítico, racionalismo e pragmatismo

  • E.

    globalização, neoliberalismo e transferência de saberes

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...