Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O aspecto sociológico da educação reconhece que os interesses cognitivos também possuem caráter social e princípios próprios constitutivos e autônomos com relação a outros interesses sociais. Assim, a ideia de que uma sociedade do saber carece, nos seus debates, do conhecimento tido como categoria central, conduz à reflexão sobre a produção e transmissão do conhecimento, que deve considerar o seguinte fator:
reducionismo na teoria do conhecimento com qualificações sociais abrangentes
dificuldade na aceitação do reducionismo com interesses sociais definidos
complexidade dos campos intelectuais com relações de poder conflitantes
expansão ampla de redes de conhecimento com enfoque sociológico
A educação inclusiva vem sendo objeto dos esforços de muitos educadores brasileiros, que visam ao atendimento especializado de pessoas com deficiência. Com base na legislação que dispõe sobre o atendimento educacional especializado, é reconhecido que se deve
promover classes específicas para pessoas deficientes, incentivar a formulação de métodos de aprendizagem próprios e combater a intolerância.
garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino especializado e fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos que ampliem barreiras.
prover condições de acesso e aprendizagem em instituições de ensino especiais, implantar ambientes com tecnologia de ponta para tratamento e oferecer treinamento a docentes.
assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino, estabelecer medidas punitivas para comportamentos desviantes e usar recursos multifuncionais.
integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.
Ao se pretender o engajamento do profissional da educação em equipes multidisciplinares para cuidar da saúde e do saneamento junto a grupos indígenas, no sentido de orientar e formar agentes indígenas, será necessário, sobretudo, que esse profissional faça o reconhecimento da:
superação de preconceitos com a esfera econômica
manifestação múltipla das identidades culturais
associação de elementos pedagógicos na prática diária
problematização de conteúdos das práticas formais de ensino
A imagem abaixo se refere a uma máquina de ensinar ortografia e aritmética, na qual o aluno apresenta respostas para o que aparece na abertura retangular. Se forem corretas, uma nova questão aparece no quadro.
Experimentos como esse correspondem aos princípios gerais da aprendizagem, segundo a ótica comportamentalista. Uma vez associados à educação escolar, têm como uma de suas propostas e premissas teóricas a
atenção ao modelo e à percepção dos traços mais significativos do comportamento, a fim de que o aluno possa formar um quadro perceptivo que o conduza à aprendizagem por insights ou saltos qualitativos.
imitação de condutas com base no comportamento mimético, que é constitutivo do ser humano, sem o qual não haveria desenvolvimento e, tampouco, identificação com a figura materna, que vem a ser a primeira instância educadora.
resolução de problemas por meio de pesquisa e experimentação, conduzindo ao levantamento de hipóteses, à nova experimentação e à definição do comportamento final do objeto de estudo.
utilização de máquinas de ensinar, que permitem a construção do conhecimento e do comportamento, em função de mecanismos de equilibração e desequilibração, favorecidos, na atualidade, pelo uso de microcomputadores na educação.
necessidade de programar de maneira mais eficiente os reforços oferecidos ao aluno para manter a intensidade de seu comportamento, dividindo a matéria de aprendizagem em passos pequenos para respostas constantes.
Um trabalho efetivo grupal e multidisciplinar demanda, sobretudo, para seu sucesso, grande capacidade de seus integrantes de reflexão crítica sobre a realidade. Sabe-se, no entanto, que o combate à ambivalência resultante das lutas de poder cria mais exclusão, em função de:
fixar em ações de representação
funcionar como regulador social
funcionar como regulador social
reforçar a separação entre polaridades
problematizar o caráter da dominação
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Apoiados nos processos de aprendizagem por descoberta, os conteúdos de ensino são oferecidos aos estudantes na forma de problemas que, obtidos a partir da observação da realidade, manifestam-se para alunos e professores com todas as suas contradições. Na educação problematizadora,
os conhecimentos científicos integram percepções, conhecimentos, representações, permitindo que diferentes saberes sejam conjugados no processo de construção do conhecimento.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Apoiados nos processos de aprendizagem por descoberta, os conteúdos de ensino são oferecidos aos estudantes na forma de problemas que, obtidos a partir da observação da realidade, manifestam-se para alunos e professores com todas as suas contradições. Na educação problematizadora,
o estudo de um problema exige planejamento minucioso, para não surgirem outros desdobramentos sobre o tema, que exijam o contato do professor com situações ou conteúdos que não foram previstos.
Quando se pensa na participação em trabalho de equipe, a linha de planejamento a ser seguida deve ser definida com critério, atendendo às questões que determinam a qualidade, a missão e o poder questões que são aferidas principalmente pela visão de sociedade ou grupo a ser atingido. Dentre as formas de planejamento, a que apresenta um caráter mais conservador, por estar voltada para o aperfeiçoamento do processo de produção, é conhecida por:
qualidade total
esquema estratégico
movimento participativo
gerenciamento dinâmico
processo de pertencimento
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Apoiados nos processos de aprendizagem por descoberta, os conteúdos de ensino são oferecidos aos estudantes na forma de problemas que, obtidos a partir da observação da realidade, manifestam-se para alunos e professores com todas as suas contradições. Na educação problematizadora,
educação e investigação temática aparecem como momentos distintos de um processo educativo.
A capacitação de equipes multidisciplinares de saúde indígena e a construção de propostas de ações educativas, se vistas sob a ótica da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, só poderão ser realizadas por meio do pedagogo que se forma ético e responsável frente à sua missão de mudança. Para tal, o docente deve ter domínio, dentre outros, sobre os seguintes fatores:
liberdade, ruptura e opção
dialética, mecanicismo e senso comum
determinismo, problematização e congruência
pensamento crítico, racionalismo e pragmatismo
globalização, neoliberalismo e transferência de saberes
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...