Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A construção de programas educacionais orientados por competência seleciona os conteúdos legítimos e relevantes para a formação e define processos pedagógicos para o desenvolvimento prioritário
de tarefas e resultados, fundamentadas por um modelo comportamental da sociologia e da psicanálise.
Paulo Freire escreveu: Assumir-se como sujeito porque capaz de reconhecer-se como objeto. A escolha de nós mesmos não significa a exclusão dos outros. É a outredade do não eu, ou do tu, que me faz assumir a radicalidade de meu eu.. Segundo o autor, para que o ato de ensinar seja realizado há necessidade de:
diálogo entre o eu e o outro
criticidade e análise pessoal
estética e identidades pessoais
corporificação das palavras e dos exemplos
reconhecimento e assunção da identidade cultural
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da educação a distância, julgue os itens a seguir.
O conjunto dos meios de comunicação utilizados serve a diferentes modelos pedagógicos e propicia uma série de interações.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da educação a distância, julgue os itens a seguir.
Chama à atenção a flexibilidade quanto ao local destinado às atividades de capacitação, sendo exceção o próprio ambiente de trabalho, considerado não adequado.
Nas ações de educação em saúde e saneamento ambiental nas terras indígenas, as propostas que garantam a participação da população indígena exigem do educador uma dimensão de formação pessoal e técnico-científica que assegure flexibilidade e ampliações do campo conceitual de forma inter e transdisciplinar. Para que haja um efetivo engajamento do pedagogo nesses grupos será necessário que ele desenvolva habilidades de coletar, analisar e levantar hipóteses sobre seu papel na equipe. A ação que melhor responde a estes imperativos é caracterizada como:
cognitiva
avaliativa
prospectiva
tecnológica
determinista
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da educação a distância, julgue os itens a seguir.
O ambiente de aprendizagem mediado pela Internet permite à difusão mais homogeneizada da informação, por meio da democratização do acesso ao material didático e da possibilidade do disparo de processos de capacitação e formação simultâneos.
Na obtenção de um espaço efetivo de aprendizagem, o professor, com a sua formação pedagógica e educacional, é peça chave. Para tanto, necessita viver as várias dimensões possíveis de se formar nesse processo. Dentre elas, há aquela que se detém em ressaltar o desenvolvimento (...) metacognitivo, que implica conhecimento sobre o próprio funcionamento cognitivo pessoal, e de habilidade de autorregulação deste funcionamento. (Gatti, 1997). Tal dimensão formativa denomina-se:
avaliativa
de ação coletiva
crítico-reflexiva
de ação continuada
dos saberes para ensinar
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da educação a distância, julgue os itens a seguir.
O simples uso de tecnologias de comunicação no ensino garante a transformação dos processos de ensino e aprendizagem.
Colocadas as questões e organizados os meios de trabalho (folhas de exercícios, mapas, ilustrações, etc.), os alunos desenvolvem a tarefa. Uma vez concluída, um aluno do grupo informa a classe dos resultados e passa-se a uma conversação dirigida pelo professor. (Libanio, 1994, p.170)
A partir da situação apresentada acima, o método de ensino utilizado pelo professor é o de:
exposição
trabalho em grupo
atividades especiais
elaboração conjunta
trabalho participativo
As dinâmicas de grupo têm-se mostrado instrumentos preciosos no trabalho com grupos, e a utilização desse instrumento tem aumentado consideravelmente no âmbito profissional e de desenvolvimento pessoal. Assinale a alternativa correta a respeito do assunto.
Dinâmicas ou jogos que interferem ou provocam mudanças interiores, com maior profundidade, só poderão ser utilizados em trabalhos de curto prazo.
As dinâmicas estimulam a participação e desafiam muitas vezes não só o raciocínio, mas também a exposição dos aspectos internos dos participantes.
As dinâmicas devem ser escolhidas aleatoriamente, pois seus efeitos sempre serão positivos.
A utilização de dinâmicas de grupo é mais indicada para o público adulto do que para o infantil.
O objetivo do trabalho com dinâmicas sempre é o de agrupar as pessoas em torno de um tema ou assunto que será discutido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...