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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.
Segundo a abordagem socioconstrutivista, a função do professor é orientar o aluno de forma ativa e servir de guia para ele, de modo a oferecer apoio cognitivo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O processo didático de assimilação de conhecimentos e habilidades tem como culminância o desenvolvimento dos alunos. Acerca desse tema, assinale a opção que apresenta corretamente o conceito de didática.
Concepção da direção do processo educativo subordinada a uma concepção político-social.
Disciplina que investiga o processo de ensino e aprendizagem por meio de seus componentes, formulando diretrizes para a atuação profissional.
Estudo de métodos e procedimentos de investigação, quanto a seus fundamentos e validade, distinguindo-se das técnicas.
Expressão dos conteúdos da instrução, nas matérias de cada nível de ensino, por meio de desenvolvimento e assimilação de conhecimentos e habilidades.
Reflexão rigorosa, radical e de conjunto sobre a educação, a sociedade, os alunos e os educadores.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.
Na aprendizagem social, o aluno desempenha a função de observador e aprende mediante a apresentação de um modelo que pode ser real ou simbólico.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Segundo Pimenta (1998:59), no exercício da profissão se complementam os saberes advindos da experiência, da ciência e da formação pedagógica. Sobre o saber da experiência, a autora diz que mesmo não sendo professores (as), as pessoas tem uma experiência socialmente acumulada sobre essa profissão e seu exercício. Sobre o saber científico, a autora afirma que o conhecimento não se reduz à informação e a inteligência, mas implica também em
problematizar, propor e desenvolver projetos.
aprofundar os estudos sobre a ciência da educação.
classificar, analisar e contextualizar projetos.
reproduzir experiências anteriores acumuladas.
oferecer os fundamentos necessários aos alunos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O educador inserido no mundo globalizado complexo e diversificado precisa tomar a diferença como constitutiva da ação educativa. Ela precisa ser identificada, revelada e valorizada. As práticas pedagógicas devem ser atravessadas por alguns elementos para que isso ocorra. Com vistas a tomar a diferença como constitutiva da ação educativa, o professor deve se reconhecer, reconhecer o outro e
escolher o ponto de vista melhor.
aceitar o cruzamento das culturas.
fundir num ponto de vista único.
julgar as culturas pela sua praticidade.
julgar as culturas pela sua representação social.
É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, EXCETO:
oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.
ensino educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria e progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.
Considerando os estudos realizados sobre Educação Inclusiva, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Para qualquer tipo de deficiência, é importante a estimulação precoce entre 0 e 3 anos e a escolarização (comum ou especial) a partir de 3 anos.
( ) No período da Educação Infantil e nas etapas do Ensino Fundamental, recomenda-se que os alunos surdos estudem em classes especiais para surdos (escolas comuns ou especiais) de modo que haja um ambiente lingüístico comum a todos.
( ) A deficiência múltipla é a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias, com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa. Não há relação de dependência de uma deficiência com a outra e não há predomínio de nenhuma delas.
( ) A deficiência física não implica perda cognitiva, portanto, pode se beneficiar dos programas de ensino em escolas comuns, desde que possua, além dos profissionais de educação, profissionais de reabilitação (fisioterapeuta, terapeuta educacional, fonoaudiólogo) e de saúde (ortopedista, neurologista, oftalmologista, pediatra, etc.).
( ) É importante estimular a pessoa cega a fazer suas atividades do modo mais independente possível. Ela deve ser tratada de acordo com a idade cronológica que tem e o currículo será o mesmo para o aluno deficiente visual e o aluno vidente, com adaptações necessárias.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
O documento que veio reafirmar o direito da criança à educação e, ao mesmo tempo, estabelecer mecanismos de participação e controle social na formulação e na implementação de políticas para a inclusão é:
O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. Dentro das escolas inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais deveriam receber qualquer apoio extra de que possam precisar para que se lhes assegure uma educação efetiva. O professor que trabalha com a cultura viva é conhecedor das diferenças sociais existentes nos diferentes sujeitos. Consciente dessas tensões vividas constantemente na escola e na sala de aula, cabe-lhe:
I. não camuflar as desigualdades, no trabalho escolar, atentando para a tomada de consciência necessária sobre o multiculturalismo e a pluralidade social;
II. oportunizar a preparação para o exercício profissional como forma de inserir os alunos numa sociedade exigente de qualificação acadêmica e profissional;
III. contribuir para um trabalho voltado para as desigualdades, através de intervenções nas condições de ensino-aprendizagem e no preparo para a cidadania consciente;
IV. ressaltar a participação dos alunos em atividades curriculares, estabelecendo contato com associação médico-educativa.
Estão CORRETOS os itens:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Em didática, chamamos elaboração conjunta à forma de interação ativa entre o educador e os educandos, visando à obtenção de novos conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções, bem como à fixação e à consolidação de conhecimento e convicções já adquiridas. O método de elaboração conjunta faz parte do conjunto de opções metodológicas das quais o educador pode servir-se. A forma mais típica do método de elaboração conjunta é a conversação didática, que podemos chamar também de prática dialogada, reconhecida como de grande valor didático, pois
desenvolve nos educandos as habilidades de expressar opiniões fundamentadas, de discutir, argumentar, de escutar e de interpretar fatos.
tem como base as perguntas feitas sob a condução direta do educador na relação educativa.
permite que as perguntas feitas pelo educador tenham apenas uma formulação, evitando a expressão das mesmas idéias, de forma diferente.
permite que o educador tenha uma atitude positiva frente às argumentações dos educandos.
permite que os educandos reproduzam as argumentações dos educadores, abrindo possibilidade de uma avaliação mais real da aprendizagem.
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