Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para que o aprendizado ocorra devido ao fato de o aluno estar executando uma tarefa por intermédio do computador, este não pode ser utilizado como
ferramenta.
visualizador de informações e simulador.
sistema de ensino exercício-e-prática.
tutorial.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Entre os diferentes usos do computador na educação, a modalidade computador como máquina de ensinar pode ser caracterizada como uma versão computadorizada dos métodos tradicionais de ensino. As categorias mais comuns dessa modalidade são
a elaboração de textos, pesquisa de banco de dados e simulação.
as planilhas, a manipulação de banco de dados, a construção e transformação de gráficos.
os tutoriais, o exercício-e-prática, os jogos e a simulação.
os jogos, as planilhas e os gráficos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os quatro ingredientes básicos para a implantação do computador na educação são o
software educativo, o laboratório, o professor de informática e o material didático.
computador, o software educativo, o professor capacitado para usar o computador como meio educacional e o aluno.
software educativo, os aplicativos, o sistema operacional e as planilhas.
hardware educativo, o software educativo, o aluno e os sistemas aplicativos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que uma escola crie um laboratório de informática, com uma única pessoa responsável pela chave do laboratório, horários estritos de uso e uma disciplina de informática como mais uma área de estudo, assinale a opção correta, a respeito dessa situação hipotética.
A iniciativa da escola é a ideal, pois o estudo de informática é essencial na formação dos alunos e a instalação do laboratório é suficiente para prepará-los.
O único problema que o laboratório em questão apresenta é que seu horário é estrito em vez de ser de tempo integral, não ficando, portanto, disponibilizado aos alunos para estudarem no computador, independentemente da presença do professor.
O principal aspecto positivo da organização do laboratório está no fato de apenas uma pessoa ter a chave, o que restringe o acesso às máquinas, aumentando a segurança e o sigilo das informações armazenadas nos computadores e diminuindo as depredações e o uso indevido.
Não é suficiente a simples criação do laboratório, uma vez que a informática não trata de estudar o computador, e sim de acostumar os alunos a utilizar o computador nas diversas matérias. O aluno que usa a Internet deve pensar no seu objeto de interesse, e não na Internet propriamente dita.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as tecnologias do conhecimento, assinale a opção incorreta.
As tecnologias em si não são ruins, mas se não forem acompanhadas de educação, conhecimentos e sabedoria que permitam organizar o seu real aproveitamento, elas levam à execução dos mesmos erros que são cometidos na sua ausência, só que mais rapidamente e em maior escala.
A solução para a evolução do ensino está em aparelhar as escolas com muitos computadores, pois a informatização por si mesma já leva a uma mudança de comportamento e aumenta o alcance do desenvolvimento.
No mercado de trabalho, enquanto a atividade operacional junto à máquina se reduz rapidamente, as atividades de organização, pesquisa, gerenciamento, design e as chamadas atividades intangíveis estão em desenvolvimento.
Com as transformações revolucionárias que atingem o universo do conhecimento em geral, dotar-se de instrumentos e instituições adequados de gestão constitui um eixo essencial de ruptura do atraso brasileiro nessa área.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a organização do trabalho na escola , julgue os itens que se seguem.
O estímulo à capacidade de aplicação, na vida prática, dos conceitos aprendidos na escola é uma característica da qualidade social do ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o assunto abordado no texto, assinale a opção correta a respeito dos diferentes momentos da avaliação.
A avaliação somatória avalia o conhecimento e a capacidade dos alunos em relação aos novos conteúdos de aprendizagem.
Os conceitos de avaliação inicial, formativa e somatória, pela sua singularidade, não se aplicam às etapas da educação infantil.
A avaliação formativa é a que se realiza de maneira progressiva, paralelamente às diferentes situações e atividades que se desenvolvem no dia-a-dia da escola.
A avaliação inicial tem como finalidade avaliar o que as crianças aprenderam em relação aos conteúdos que foram trabalhados.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a organização do trabalho na escola , julgue os itens que se seguem.
Educação de qualidade é a que garante ao aluno ótimo rendimento em provas oficiais como os vestibulares.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao tema tratado no texto, assinale a opção correta.
Como, tradicionalmente, o foco da avaliação tem sido o aluno, suas atitudes, comportamentos e rendimento, é dessa forma que ela deve ser considerada também na educação infantil.
A avaliação é um elemento-chave por meio do qual se, asseguram, no caso da educação infantil, a promoção ou retenção do aluno nos diversos níveis ou fases dessa etapa.
Quando o professor avalia, não o faz somente em relação à criança, mas também em relação ao programa de ensino, ao projeto escolar e à intervenção educativa, com o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos.
A avaliação permite que se formulem representações rígidas com mais segurança, de forma que sejam melhoradas as atitudes e alcançados os propósitos do planejamento escolar e seus objetivos educacionais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às diferentes formas de resolução apresentadas para o problema proposto na situação hipotética, assinale a opção correta.
Existem procedimentos predeterminados para resoluções de problemas e esses procedimentos devem ser ensinados aos alunos e deles cobrados para que alcancem excelência no raciocínio matemático.
Diferentes formas de resolução de problemas só devem ser aceitas caso os alunos ainda não dominem a linguagem matemática.
Na resolução de um problema, a aquisição de um sistema mais complexo de representação não deve inibir a utilização de outros aparentemente mais simples.
É importante que o professor da educação infantil predetermine aos alunos o tempo de solução do problema apresentado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...