Lista completa de Questões sobre Processo de Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.
O Plano Nacional de Educação é instrumento de planejamento educacional pertencente ao nível tático de planejamento.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.
O estabelecimento da missão da instituição constitui ação de planejamento de nível estratégico, e a elaboração dos objetivos departamentais, de nível operacional.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.
Como características essenciais do planejamento educacional brasileiro em diversos momentos históricos, destacam-se a descontinuidade das ações governamentais e a redução das ações de planejamento à elaboração e execução de orçamentos.
Vivemos numa sociedade dinâmica. A partir desta constatação, Andy Hargreaves, na obra O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança (2004), examina o significado da sociedade do conhecimento, sua importância e seu sentido para os professores de hoje. Nesse livro, o autor fala em escola total e professor total, ambiente e profissional voltados para a cultura cooperativa, na qual
a interdependência forma o cerne das relações entre professores, fazendo com que cada um se sinta parte do grupo e de um trabalho em equipe.
o professor deve desenvolver capacidades para inovação, flexibilidade e o compromisso com a transformação, essenciais à prosperidade econômica.
o isolamento profissional deve ser combatido e cada professor deve se responsabilizar em desenvolver suas capacidades de inovação.
a escola deve combater muitos dos imensos problemas criados pelas sociedades do conhecimento e deve estar a serviço da criatividade.
o trabalho coletivo é fundamental para a noção de sociedade aprendente que poderá compor ou não uma sociedade de aprendizagem.
Uma instituição educativa, preocupada com a formação sociocultural de um bairro iniciou o desenvolvimento de um projeto com foco na educação de crianças e adolescentes. Porém, no decorrer do processo, iniciaram-se problemas de evasão dos participantes. Os responsáveis ficaram preocupados, pois o projeto conta com profissionais experientes, recursos e equipamentos adequados. Considerando os princípios e elementos que constituem um projeto de ensino, fundamentais para alcançar suas metas com sucesso, qual o primeiro procedimento a ser tomado pelos responsáveis para tentarem resolver o problema?
Diagnosticar a situação apresentada.
Aumentar o número de profissionais competentes.
Reorganizar as atividades desenvolvidas.
Promover ações que envolvam mais a comunidade.
Compreender uma determinada realidade na qual se quer realizar um projeto, não é fácil, pois "significa ir além da percepção imediata, da mera opinião ou descrição, problematizando-a e procurando apreender suas contradições, de tal modo que se possa superá-la por uma nova prática, fertilizada pela reflexão teórico-prática." Esse parágrafo de Celso Vasconcellos (2006) está se referindo a que etapa do ato de planejar?
Diagnóstico.
Programação.
Avaliação.
Realização.
Outra etapa do ato de planejar denomina-se 'plano de ação'. Segundo uma visão dialética de planejamento, assim como as demais, é uma etapa fundamental para a eficácia do ato de planejar, por isso não se trata aqui de qualquer ação, mas de ações
I. que dizem respeito à antecipação do processo a ser desencadeado, prevendo suprir as necessidades diagnosticadas.
II. capazes de modificar o comportamento das pessoas por meio de atividades de treinamento e repetitivas.
III. capazes de interferir nas atitudes, valores ou hábitos das pessoas, tendo em vista o bem estar individual e social.
IV. que servem de modelos para serem desenvolvidos em todos os projetos, economizando tempo e materiais didáticos.
V. que visem à concretização reflexiva e investigativa das metas a serem alcançadas frente a uma situação especial.
Estão corretas APENAS as alternativas:
I, III e V.
I, e IV.
II e V.
II e V.
Planejar é uma atividade reflexiva que visa um fim a ser alcançado, diante de uma dada realidade ou situação social. Realizar uma ação sem ter clareza de onde se quer chegar indica a falta de planejamento e a falta de ética com as pessoas envolvidas. A finalidade da ação existe e é imprescindível que ela seja definida e aberta a todos, para que tenham compreensão não só do 'que devem fazer' mas também do 'para que fazer'. Em um planejamento ou projeto seja ele de trabalho, de estudos ou de pesquisa, a essa finalidade dá-se o nome de:
Avaliação.
Conteúdo.
Objetivos.
Metodologia.
Pensar em planejamento ou projeto é pensar em ações de intervenção humana sobre uma determinada realidade para se alcançar um fim desejado. Por isso podemos afirmar que:
I - Planejar é elaborar plano de mediação, aliado à exigência decorrente de sua intencionalidade que norteia as ações a serem desenvolvidas em uma situação real específica.
II – O planejamento implica em projetar algo sobre o qual se tem consciência que se deve fazer acontecer, exigindo postura reflexiva, crítica e interativa por parte de todos os envolvidos no processo.
III – O planejamento é a previsão de resultados a serem alcançados por meio de uma metodologia reprodutiva em que o fazer sobrepõe-se ao pensar, pois o mais importante é fazer acontecer.
IV - Todo planejamento ou projeto apresentam processos distintos, mas indissociáveis ao mesmo tempo, de elaboração e de realização das ações, com vistas a transformar a realidade ou situação existente.
Estão corretas APENAS as alternativas:
I, II e III.
II e IV.
I, II e IV.
I e III.
O processo de planejar constitui-se de várias etapas e elementos indissociáveis entre si. A etapa que define as ações a serem efetivadas, de informações a serem conscientizadas ou de atitudes/valores a serem desenvolvidos por uma comunidade, dá-se o nome de:
metodologia.
execução.
objetivos.
programação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...