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Conforme Gómez (2004), o roteiro ou storyboard é um dos dispositivos fundamentais produzido pelo Designer Instrucional para o processo de modelagem de um curso a distância, pois será utilizado para o posterior desenvolvimento do projeto educativo. Neste sentido, este roteiro deve ser um
guia que indica detalhes de cada tela e os recursos a serem utilizados, para seu posterior desenvolvimento.
plano pedagógico, com justificativa, referenciais teóricos e formas de avaliação, para subsidiar a elaboração do curso.
instrumento que detalha o perfil dos participantes para que o webdesigner possa ter elementos para a estruturação do curso.
documento que contém imagens e links a serem utilizados durante o processo educativo pelos cursistas.
mapa geral dos conteúdos e objetivos do curso, com uma proposta de avaliação a ser desenvolvida.
A avaliação qualitativa e quantitativa de cursos realizados na modalidade de Educação a Distância requer que estes
possuam um layout diferenciado que estimule a participação e a comunicação entre os participantes, além de aplicativos para a realização das tarefas propostas.
proporcionem a interação entre os participantes, apresentem desafios lúdicos relacionados aos objetivos propostos no curso e proponham a análise e a resolução de problemas.
apresentem ferramentas eficientes de controle do tempo de acesso dos participantes e da quantidade de tarefas por eles realizadas, além de recursos que estimulem a realização das atividades propostas.
possuam diferentes recursos interativos e estratégias diferenciadas de desenvolvimento de atividades, além de ferramentas para a realização de controle de frequência e realização das atividades.
contem com uma equipe de produção competente com profissionais que poderão coletar todos os dados/ informações e sistematizá-los de forma a certificar ou não determinado participante.
Os projetos elaborados pelo Designer Instrucional buscam atingir estratégias mais adequadas para a instrução de pessoas em ambientes virtuais de aprendizagem. Neste sentindo, este profissional
implementa soluções para os possíveis problemas encontrados pelos usuários durante o processo de aprendizagem na modalidade de Educação a Distância.
medeia o processo de interação entre os participantes, esclarecendo dúvidas em relação à realização das tarefas e utilização das ferramentas disponíveis.
define previamente o processo educativo, antecipando comportamentos e estabelecendo a estrutura e etapas a serem realizadas pelos educandos em um processo de Educação a Distância.
desenvolve a ferramenta a ser utilizada em determinado curso, indicando os recursos mais de acordo com os objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos.
instrui professores para a utilização e manutenção da ferramenta e para a condução do processo educativo a ser desenvolvido na modalidade de Educação a Distância.
Janete é gerente de seção de uma empresa e percebe, depois de observações sucessivas, que seus funcionários constantemente desperdiçam uma grande quantidade de água ao realizar a limpeza dos ambientes externos e internos do prédio. Além de preocupada com relação aos custos deste desperdício, a gerente também está sensibilizada com as questões ambientais e com as consequências que esta atitude pode ter sobre a imagem da empresa. Para solucionar essa situação de modo mais democrático, a gerente deve
demitir esses funcionários e contratar outros, observando critérios definidos previamente, para prevenir futuros problemas com relação a esta situação.
criar um documento que explicite e justifique as normas de utilização consciente da água e em seguida fixá-lo no mural da seção.
chamar a atenção dos funcionários quando observar esse tipo de atitude e explicar a necessidade de se utilizar a água de modo consciente.
realizar uma reunião com todos os funcionários, com o objetivo de estabelecer coletivamente parâmetros para o uso da água.
desenvolver um programa de controle de gasto de água pelos funcionários.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a documentação pedagógica planejamento, registro e avaliação , julgue os próximos itens.
Na educação infantil, a avaliação dos alunos limita-se ao registro de notas no boletim escolar.
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Considerando a documentação pedagógica planejamento, registro e avaliação , julgue os próximos itens.
Entre as ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores no planejamento educativo, incluem-se os registros individuais dos alunos, que podem servir como norteadores do processo educativo.
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Considerando a documentação pedagógica planejamento, registro e avaliação , julgue os próximos itens.
A avaliação deve constituir-se como elemento norteador do planejamento de atividades, tendo como função acompanhar, orientar e redirecionar o processo de aprendizagem dos alunos.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a documentação pedagógica planejamento, registro e avaliação , julgue os próximos itens.
A prática docente deve apoiar-se nos registros que são feitos sobre a trajetória escolar das crianças, na medida em que fornecem aos professores uma visão integral dos alunos.
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Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.
Segundo a abordagem tradicional de planejamento, que se apoia na teoria positivista, as ações de planejamento cabem aos especialistas que ocupam os mais elevados níveis hierárquicos.
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Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.
Na composição de grupos para a construção de planejamento participativo, deve-se priorizar a reunião de participantes com ideias afins, evitando-se, desse modo, a ocorrência de conflitos que possam atrapalhar a consecução das ações e metas previstas.
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