Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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ulgue os itens de 107 a 111, relativos a organização, concepção e diferentes fases de implementação dos projetos educacionais.

Na elaboração de um projeto de curso, o recorte de conteúdo deve contemplar informações que permitam ao aluno desenvolver as competências exigidas. Nesse recorte, é possível haver alguns aspectos que permitam digressões em relação ao conteúdo do curso.

  • C. Certo
  • E. Errado

ulgue os itens de 107 a 111, relativos a organização, concepção e diferentes fases de implementação dos projetos educacionais.

Em geral, as diferentes áreas de atuação de uma empresa possuem projetos educacionais com as mesmas características básicas, isto é, têm foco específico, finitude e objetivam atender ou resolver problemas específicos da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

ulgue os itens de 107 a 111, relativos a organização, concepção e diferentes fases de implementação dos projetos educacionais.

Do ponto de vista da comunicação, no projeto de um curso em que se utilizará a Internet, pode-se optar pelo monólogo ou por uma estrutura dialógica, mas, em nenhum dos casos, será possível prever a quantidade de aulas e avaliações presenciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

ulgue os itens de 107 a 111, relativos a organização, concepção e diferentes fases de implementação dos projetos educacionais.

Para a elaboração de projetos pedagógicos em universidades corporativas, deve-se buscar vincular a ação educacional à política e aos objetivos da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os autores progressistas, ao abordarem a problemática do planejamento, afirmam que, antes de ser uma mera questão técnica, o planejamento é uma questão política. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

Quando as condições histórico-sociais de uma sociedade já estão determinadas, um projeto pedagógico deve ser desconsiderado por contestar suas determinações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Veiga, o Projeto Político- Pedagógico deve apresentar algumas características, EXCETO:

  • A.

    Ser construído de três em três anos, uma vez que ele representa o produto das decisões da equipe diretiva da escola.

  • B.

    Preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições.

  • C.

    Explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo.

  • D.

    Nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem.

  • E.

    Ser exequível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação.

De acordo com Veiga (2007), a elaboração do Projeto Político Pedagógico não se reduz apenas à dimensão pedagógica, nem ao conjunto de projetos e planos isolados, mas se constitui em

  • A.

    uma proposta que nasce da própria realidade singular em que a escola está inserida.

  • B.

    uma proposta de opções explícitas na direção da superação de problemas relacionados a questões de ordem pedagógica.

  • C.

    um instrumento clarificador após profunda reflexão dos agentes envolvidos, sobre a ação coletiva e educativa da escola, baseada na pesquisa real no sentido de possibilitar possíveis transformações.

  • D.

    processo de organização educativa de ordem didática e administrativa que direciona as ações escolares.

  • E.

    propostas de ações de constante superação de problemas do cotidiano escolar e de ordem administrativa.

Segundo Veiga (2007), o Projeto Político Pedagógico, de acordo com a teoria progressista, exige uma profunda reflexão relacionada à prática social e ao compromisso de solucionar os problemas da educação, direcionados por pressupostos norteadores:

  • A.

    pressupostos filosóficos-sociológicos e didáticos-metodológicos.

  • B.

    pressupostos filosóficos-sociológicos, pressupostos epistemológicos e os didáticos-metodológicos.

  • C.

    pressupostos didáticos-metodológicos e os pressupostos básicos do processo.

  • D.

    pressupostos epistemológicos e básicos do processo.

  • E.

    pressupostos básicos do processo ensino aprendizagem.

  • A.

    é fundamental a superação da organização taylorista/ fordista para que o gestor possa tornar-se o centro das decisões escolares.

  • B.

    a superação do modelo taylorista/fordista é fundamental à construção do projeto pedagógico pelos professores.

  • C.

    a construção do projeto pedagógico deve envolver toda comunidade escolar, com objetivo de superar a divisão entre concepção e execução, para construir a autonomia na escola.

  • D.

    a construção do projeto pedagógico por professores, alunos e demais funcionários administrativos leva à superação do modelo taylorista/fordista.

  • E.

    cabe ao gestor a concepção e aos professores e funcionários administrativos a execução.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

O projeto educativo escolar fundamenta-se na ideia de organização da ação de modo _____________, conduzida pela intencionalidade e dominada pela capacidade de prever, antecipar, intervir e transformar em ____________ a situação desejada. O projeto educativo da escola é um documento de planificação da ação educativa, de amplitude integral, de duração de ___________ prazo e de natureza geral e estratégica.

  • A.

    assistencialista/ educação/ médio

  • B.

    abrangente/ ensino/ curto

  • C.

    estratégico/ realidade/ longo

  • D.

    neutro/ aprendizagem/ curto

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