Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir. O projeto educativo envolve rupturas e promessas futuras viáveis no campo da ação comprometida com os atores envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir. A construção do projeto político-pedagógico caracteriza-se por ser um processo democrático de decisões, em que é instaurado um modo de organização do trabalho que supere os conflitos, elimine as relações competitivas e autoritárias e rompa com a rotina burocrática e impessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir. O projeto político-pedagógico é uma ação intencional, com sentido explícito, compromisso sociopolítico e interesses reais e coletivos da população majoritária definido coletivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico. Tomada de decisão é o elemento mais importante no cumprimento dos objetivos do planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao construir o Projeto Político‐Pedagógico (PPP), a escola deve realizar três fases bem distintas, mas interligadas entre si: o diagnóstico da escola, a identidade da escola e as ações a executar. De acordo com o exposto, analise.

I. No diagnóstico busca‐se uma fundamentação que oriente sua ação conjunta dos segmentos da escola, levantando as concepções do trabalho pedagógico realizado, conhecendo o que cada segmento pensa a respeito da educação, com objetivo de unificar o trabalho coletivo.

 II. Na identidade da escola, trata‐se da coleta de dados sobre a realidade escolar, analisando‐os do ponto de vista qualitativo e quantitativo.

III. As ações a executar trata‐se de como a escola definirá a maneira pela qual superará seus desafios do seu cotidiano, discutindo e analisando as propostas dos participantes.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.

  • A. a centralidade no diálogo entre docentes e gestores na organização e administração dos espaços da unidade escolar.
  • B. a eficácia das ações dos docentes junto aos alunos, visando a garantir uma melhor colocação no ranking das escolas.
  • C. a compreensão da natureza do trabalho individual e a execução das tarefas previamente definidas e organizadas para a transposição/mediação na sua área de conhecimento.
  • D. uma ação político-pedagógica que considere legítimo o enfrentamento das demandas dos distintos segmentos da comunidade escolar.
  • E. uma intensa participação dos diretores e coordenadores pedagógicos nos projetos de formação oferecidos pelas secretarias de educação.

Considere as seguintes características:

• exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola;

• explicita o papel social da escola;

• define caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo;

• aglutina crenças, convicções, conhecimentos da comunidade escolar, do contexto social e científico;

• constitui-se em compromisso coletivo;

• precisa ser concebido com base nas diferenças existentes entre os professores, equipe técnico-administrativa, pais, alunos e representantes da comunidade local.

Tais características se referem a

  • A. avaliação somativa
  • B. material didático
  • C. exercício pedagógico
  • D. ensino-aprendizagem
  • E. projeto político-pedagógico

Leia atentamente a frase abaixo:

A construção do Projeto Político Pedagógico se restringe a uma questão de técnica de planejamento.

Analisando a assertiva acima, pode-se julgá-la como:

  • A. VERDADEIRA, pois na construção do Projeto Político Pedagógico de uma escola há elementos específicos que apenas professores e pedagogos podem realizar.
  • B. FALSA, pois o Projeto Político Pedagógico prescinde de uma construção coletiva e participativa da comunidade escolar.
  • C. FALSA, pois o Projeto Político Pedagógico é de competência exclusiva do diretor escolar.
  • D. VERDADEIRA, pois o Projeto Político Pedagógico é um planejamento complexo que a comunidade escolar não domina.

O Projeto Político Pedagógico de uma escola:

  • A. Possibilita adotar medidas rígidas contra alunos indisciplinados, com expulsão da escola.
  • B. Deve atentar-se apenas ao plano de conteúdos escolares a serem ensinados.
  • C. Possibilita introduzir mudanças planejadas e compartilhadas pela comunidade escolar.
  • D. Deve punir o professor que não planeja suas práticas educativas.

Com relação ao Programa Ensino Médio Inovador e aos conceitos de educação, trabalho e formação profissional, julgue os itens a seguir. Para evitar prejuízo à autonomia escolar, não deve haver articulação do projeto político pedagógico das escolas com o sistema nacional de avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado
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