Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

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Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

A concepção de escola como instituição responsável pela transformação social fundamenta-se no pensamento positivista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Segundo Émile Durkheim, a educação constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsáveis pela inculcação de valores sociais nos educandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Uma das contribuições de Célestin Freinet para a educação diz respeito ao uso de grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Louis Althusser, herdeiro intelectual de Karl Marx, elaborou crítica radical aos sistemas de ensino, denunciando o seu caráter de classe e de aparelho ideológico do Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Carl Rogers propôs processos de ensino com base no estabelecimento de uma sequência rígida de etapas a ser seguida pelo professor no exercício de seu papel de facilitador da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que explica um dos quatro pilares da educação: aprender a fazer.

  • A. Refere-se à necessidade de atribuir cada vez maior importância às diferentes formas de aprendizagem no trabalho.
  • B. Considerando a rigidez dos processos de trabalho, deve preparar o educando para desenvolver tarefas realizadas no sistema de montagem.
  • C. Constitui-se de competências e qualificações, anteriores ao acesso ao mercado de trabalho, período em que o educando deve dedicar-se plenamente aos estudos.
  • D. Indica que o espaço da escola e o espaço do trabalho, ainda que tenham relação, são dissociados na formação humana, na formação profissional, na formação científica e na formação cultural.
  • E. Além da aprendizagem de uma profissão, há que adquirir uma competência mais ampla, que prepare o indivíduo para enfrentar numerosas situações, muitas delas imprevisíveis, e que facilite o trabalho em equipe.

Saber importantíssimo que fundamenta a prática educativa dos educadores é o que diz respeito à força, às vezes maior do que pensamos, da ideologia. É o que nos adverte de suas manhas, das armadilhas em que nos faz cair. Esta concepção de ideologia relaciona-se

  • A.

    com um conjunto de idéias e crenças de uma pessoa ou de um grupo.

  • B.

    com doutrinas constituídas por motivos religiosos ou políticos.

  • C.

    diretamente com um conjunto de visões de mundo que explicitam a realidade social.

  • D.

    com ideias e valores que explicam e orientam os comportamentos sociais coletivos.

  • E.

    diretamente com a ocultação da verdade dos fatos, nos tornando míopes.

Com relação ao entendimento de Philippe Perrenoud acerca do conceito de competência, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, tais como saberes, capacidades e informações, para solucionar, com pertinência e eficácia, uma série de situações.

  • B.

    Saber orientar-se em um lugar desconhecido mobiliza as capacidades de ler um mapa, localizar-se, pedir informações ou conselhos, assim como os seguintes saberes: ter noção de escala, elementos da topografia ou referências geográficas. Uma pessoa que consegue realizar essa ação é competente.

  • C.

    As competências estão ligadas a contextos culturais, profissionais e condições sociais.

  • D.

    Quando um profissional de saúde consegue identificar patologias e sintomas, terapias, riscos, remédios, serviços médicos e farmacêuticos e aplicá-los para curar uma pessoa doente, ele mobiliza as capacidades de observar sinais fisiológicos, medir a temperatura, administrar um medicamento; por isso, pode ser considerado um profissional competente.

  • E.

    As competências profissionais desenvolvem-se exclusivamente na escola.

No que diz respeito à violência, um dos aspectos mais ressaltados pelos profissionais da educação é a falta de preparo para atuar frente ao fenômeno: ao serem questionados se sabem como enfrentar a violência em sua prática pedagógica, apontam a necessidade de formação para discutir a violência na escola. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O trabalho de prevenção da violência não necessita ser programado e dirigido, ou seja, deve ocorrer de forma intuitiva, uma vez que se realiza em muitas escolas.

  • B.

    A formação de professores e dos profissionais que atuam na educação deve ser repensada, de modo que eles possam ter subsídios para enfrentar o novo momento social.

  • C.

    A atitude informal e intuitiva das conversas com os alunos a respeito da violência é o melhor caminho de prevenção realizado pelos psicólogos e orientadores educacionais nas escolas.

  • D.

    O fato de os professores não terem uma formação adequada pode abalar a relação de confiança dos alunos com os professores, caso estes façam referência a alguma informação equivocada; por isso, o melhor caminho é estar preparado para depois executar algum tipo de ação.

  • E.

    A questão da violência não é um problema da escola, e sim da sociedade como um todo; por isso, a escola não deve perder seu tempo com questões que não serão solucionadas nesse espaço.

Adotar o trabalho como princípio educativo implica entendê-lo como

  • A.

    atividade escolar atrelada aos processos de produção capitalista, consumo e cultura para dar significado aos conteúdos de estudo.

  • B.

    princípio ético e político de provimento da subsistência humana e de outras esferas da vida.

  • C.

    técnica didática ou metodológica do processo de aprendizagem.

  • D.

    tarefa que, de forma natural, prepara crianças e jovens para atuarem no competitivo mercado de trabalho.

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