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O neopragmatismo é uma corrente filosófica de presença marcante na educação contemporânea. A transposição das concepções neopragmatistas às práticas pedagógicas pode ser identificada nas afirmações a seguir.
I–A virada linguística em favor das metanarrativas produz uma ação educativa que lida com problemas culturais, éticos, étnicos, de convivência entre gêneros e de convivência entre modelos políticos e mentalidades diferentes.
II–Os estudantes devem ser estimulados a relacionar a diversificação cultural aos desafios que enfrentam em seu cotidiano, utilizando meios como o cinema, o romance, o conto, a música, o teatro, etc.
III–A apresentação, o estudo e a discussão de teorias devem ser estimulados, visando a lidar com a diversidade de narrativas em níveis de abstração mais elevados e a construir novas narrativas, com ênfase no poder imaginativo das metáforas.
IV–As teorias advindas dos diversos campos da ciência devem ter primazia nos enunciados proferidos nas práticas educacionais, por serem portadoras dos jogos de linguagem apropriados ao conhecimento escolar.
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
I.
I e IV.
II e III.
III e IV.
I, II e III.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na atualidade, o conceito de educação em saúde, relacionado ao atendimento médico-sanitário, sofreu significativa alteração. O conceito de participação comunitária é discutido como instrumento capaz de ampliar os serviços de saúde. Considera-se que a participação comunitária poderia levar ao desenvolvimento de habilidades e à transformação de pessoas em função de suas próprias necessidades. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
Para ampliar a possibilidade de participação comunitária como componente essencial nos programas de saúde, são indispensáveis políticas de saúde favoráveis à participação popular nos programas de saúde, a coordenação intersetorial (setor formal e setor informal) com os grupos comunitários, a fim de que possam identificar suas necessidades, problemas e soluções, e o fortalecimento do relacionamento entre o sistema formal de saúde e a comunidade.
O conceito de educação ao longo da vida ultrapassa a distinção bem conhecida entre educação inicial e educação permanente e, segundo Delors, aproxima-se de outro conceito frequentemente proposto, que é o da
articulação teoria e prática.
otimização das potencialidades.
comunidade global.
sociedade educativa.
relação de complementaridade.
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para os níveis de Ensino Fundamental II e Médio tem como princípios centrais a escola que aprende, o currículo como espaço de cultura, as competências como eixo de aprendizagem, a prioridade da competência de leitura e de escrita, a articulação das competências para aprender e a contextualização no mundo do trabalho. Em relação ao princípio a escola que aprende, é correto afirmar que a
capacidade de aprender terá que ser trabalhada especialmente com os alunos por meio da reflexão.
vantagem de ser uma escola que aprende é a legitimação do conhecimento dos profissionais do ensino.
tecnologia nem sempre facilita a viabilização das práticas ideais, de ações visando o trabalho coletivo.
formação de uma comunidade aprendente deve ter como ponto de partida o trabalho colaborativo.
escola que aprende precisa contar com recursos para promover mediações e resolução de conflitos.
No texto Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação (2007), Álvaro Chrispino defende a tese de que a causa primordial da violência escolar tem relação com
as mudanças sociais que afetam as relações de poder na escola, uma vez que os dispositivos utilizados na cultura escolar que garantiam a autoridade pedagógica e a manutenção da ordem não são mais adequados para assegurar a autoridade pedagógica.
a formação dos professores, especialmente a inicial, que não prepara o docente para compreender as manifestações e causas dos conflitos, bem como não fornece ferramentas para a resolução de conflitos no contexto da sala de aula e da escola.
a ausência de uma gestão democrática, quando a direção não desenvolve um trabalho cooperativo e a equipe escolar não vê o conflito como algo que deva ser investigado, compreendido e mediado.
as famílias dos alunos, que não têm cumprido com o seu papel de garantir a formação moral, os bons costumes, os bons modos de crianças e jovens tidos como essenciais ao convívio social e ao processo de ensino-aprendizagem.
a massificação da educação, pois a escola passou a reunir no mesmo espaço alunos com diferentes vivências, expectativas, valores, culturas e hábitos que são causadores de conflito que, quando não trabalhados, provocam manifestação de violência.
O multiculturalismo na educação, quando precisa associar-se a esforços de cunho político, por vivenciar a discriminação e o preconceito referentes a grupos culturalmente dominados, como no caso indígena, necessita de clareza, principalmente, para:
diluir os nexos entre saber e poder
identificar os ideais do grupo de poder
não se fixar no jogo imposto pelo grupo dominado
contextualizar a produção das diferenças existentes
reconhecer os atos transgressores dos grupos dominado e dominante
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Um coordenador de campanhas que visa desenvolver atitudes e hábitos em prol da preservação e do bem comum realizou atividades organizadas de acordo com as necessidades de cada comunidade envolvida no projeto. Todas as pessoas participaram efetivamente, comentando a respeito da qualidade do projeto, de sua importância, incluindo sugestões para melhorá-lo, as quais foram aceitas e interferiam nas etapas desenvolvidas posteriormente. Envolvidas de forma consciente e comprometida, nesse processo, as comunidades sentiram-se também responsáveis pela condução e concretização das ações previstas no projeto. Como o processo proporcionou momentos de reflexão-ação-reflexão foi possível acompanhar todo seu desenvolvimento, tendo em vista o alcance de seus objetivos com sucesso. Nesse projeto foram desenvolvidas:
Todas as etapas excetuando-se a avaliação.
As atividades participativas de formas inadequadas.
As etapas essenciais e necessárias à sua efetivação.
Ações interativas sem a realização de diagnósticos.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
As instituições sócio-educacionais e outras organizações, comumente desenvolvem projetos e atividades funcionais ou de rotina. Sabe-se que atividades rotineiras são ações que se repetem, relacionadas ao próprio trabalho funcional, enquanto que um projeto, por ser uma atividade eminentemente criadora, necessita de conhecimentos, competências e habilidades para organizar, analisar, inovar, construir, o que torna imprescindível a participação humana em seu planejamento e realização. Analise as alternativas seguintes, identificando as atividades que devem ser desenvolvidas por meio de projeto. I - Preservação do meio ambiente.
II - Formação para a cidadania.
III - Elaboração de relatório anual.
IV - Reunião semanal com os coordenadores.
V – Conscientização dos direitos humanos.
Estão corretas APENAS as alternativas:
I, II e V.
I, II e III.
III, IV e V.
II, III e IV.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Para o educador brasileiro Dermeval Saviani, ser cidadão significa ser sujeito de direitos e deveres: "Cidadão é, pois, aquele que está capacitado a participar da vida da cidade e, extensivamente, da vida da sociedade". Os direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente, pois todo ser humano já nasce com uma série de direitos: direito à vida, ao trabalho, à liberdade; direito de ir e vir nas ruas, avenidas e praças, com segurança. Qual das alternativas abaixo aponta para uma metodologia adequada à educação para a cidadania?
Tarefas e experiências coletivas, coordenadas por uma liderança diretiva que conduz todo o processo.
Trabalhos individualizados que permitam conhecimentos sobre cidadania e sua importância na vida em sociedade.
Atividades interativas com participação efetiva em que todos possam opinar e ajudar a encontrar soluções para os problemas.
Participação em gestões em que há uma concentração de poderes: poucos pensam e muitos realizam.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Yves de La Taille faz uma diferença entre Ética e Moral, escrevendo expressões correspondentes a cada um desses conceitos. Ele afirma que, falar em moral é falar em deveres, cabendo à indagação: "como devo agir"? Neste caso, o verbo "dever" é entendido como uma obrigatoriedade e não uma probabilidade. Enquanto que, falar em ética é falar na busca de uma "vida boa", da "expansão de si mesmo" ou se quiser de uma vida que "vale a pena", perguntando-se "que vida eu quero viver?" Segundo o referido autor, analise as situações abaixo e identifique a que se refere mais especificamente à moral:
Lucas está feliz, sentindo-se realizado com o trabalho voluntário que desenvolve junto aos adolescentes em prol da sua comunidade.
Um grupo de trabalho não conseguiu desenvolver o projeto social, pois seus participantes não cumpriram as tarefas no prazo previsto.
Alex sugeriu melhorar os sinais de trânsito diante da escola em que estuda, pois não gostaria de ver os estudantes se machucarem.
Na família de Nara há um ambiente agradável, pois seus pais procuram educar os filhos, visando à felicidade de cada um deles.
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