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Com base no texto, comparando o início do processo de educação formal no Brasil aos dias de hoje, afirma-se que:
I–a dualidade se mantém presente no sistema educacional brasileiro;
II–muitas modificações foram feitas visando a equalizar as oportunidades de ingresso no ensino superior, nos últimos 10 anos;
III–diferente do sistema educacional da Primeira República, o ingresso nas universidades públicas se dá, em maior medida, pelos alunos oriundos das escolas estaduais de ensino médio.
É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A educação ambiental é meio indispensável para conseguir criar e aplicar formas cada vez mais sustentáveis de interação sociedade/natureza e soluções para os problemas ambientais. No entanto, é comum encontrarmos declarações como a que segue.
Em contexto de educação ambiental, a resposta que um educador tem a oferecer para a declaração acima é que se trata de um(a)
problema pertinente, pois o ser humano é o principal foco de uma educação para o equilíbrio ambiental.
falso dilema, pois a situação das crianças no Brasil não envolve competição com a situação de qualquer espécie ameaçada de extinção.
resultado da privação econômica que condena os animais a ficarem relegados ao segundo plano, gerando a extinção de espécies.
tema de impacto como outros tantos, ao qual se deve dar prioridade, em função de os maus tratos desferidos a crianças se configurarem como crime inafiançável.
dificuldade cuja solução não compete aos órgãos governamentais que têm como objetivos precípuos o equilíbrio dos ecossistemas.
Em educação ambiental, é fundamental desenvolver atividades que visem à valorização do manejo sustentável como busca de uma nova relação entre a sociedade e a natureza. Isso implica suscitar entre os estudantes debates em torno de temas que conduzam a ações, como o(a)
apoio a projetos de desenvolvimento em larga escala.
aumento da produção de alimentos para a humanidade por meio da expansão das fronteiras agrícolas.
conhecimento de técnicas básicas de agricultura orgânica e de uso ampliado de agrotóxicos.
ampliação da capacidade atual de descarga de lixo para acompanhar o incremento das atividades produtivas.
eficiência das indústrias, diminuindo o desperdício e reduzindo a produção de lixo tóxico ou não tóxico.
Há diferentes concepções ou abordagens de multiculturalismo, dentre as quais se destaca a intercultural, que propõe promover uma educação
para o reconhecimento do outro, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais, a negociação e o enfrentamento dos conflitos provocados pela assimetria de poder entre grupos socioculturais, incluindo dialeticamente as diferenças.
que parta da afirmação descritiva de que vivemos em uma sociedade multicultural, favorecendo a integração de todos na sociedade, incorporando-os à cultura hegemônica, sem que se toque na matriz da sociedade.
que reconheça e afirme as diferenças, garantindo espaços próprios e específicos para que as culturas possam se expressar com liberdade e manter suas raízes culturais de base, por meio de comunidades homogêneas.
abrangente e inclusiva, que favoreça a participação de todas as culturas no interior da escola, com a adoção de estratégias de caráter compensatório para minimizar as diferenças e dar a todos o acesso aos bens culturais.
afirmativa, por acreditar que, quando se enfatiza a assimilação, se termina por negar ou silenciar as diferenças, o que implica o estímulo à formação de grupos fechados nos quais se desenvolve a identidade e se promovem lutas pelo reconhecimento.
A charge acima pode ser associada ao humanismo de Carl Rogers (1902-1987), sobre o qual foram feitas as afirmações a seguir.
I–A pessoa é mais que um organismo biológico, é um ser humano que pensa, sente, escolhe, decide, é um ser com capacidade de mudança, o que implica que a educação deva ter tais características e centrar seu processo nas necessidades do aluno.
II–Da mesma forma que o desenvolvimento é autodirigido, o conhecimento é autodescoberto, o que supõe que o professor exerça a função de integrador de conhecimentos em um processo de aprendizagem compensadora que ocorre em grupo.
III–A autoavaliação é função da capacidade de valoração pessoal e envolve a independência, a criatividade, a autoconfiança, que são todas facilitadas quando a autoavaliação e a autocrítica são básicas, sendo que a avaliação feita por outros é secundária.
IV –A autodisciplina é a única possibilidade real de estabelecer disciplina e deve ser imposta, pois será através da motivação pessoal por um determinado conteúdo que o aluno irá disciplinar-se, objetivando uma comunicação mais efetiva e uma aprendizagem mais verdadeira.
Correspondem às concepções humanistas de Rogers associadas à Educação as afirmações
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Considerando o pensamento pós-moderno e suas repercussões na educação, qual é a análise que relaciona apropriadamente as imagens acima e as concepções pós-modernas?
O ser humano tem potencialidade para aprender a pensar, que pode ser desenvolvida porque não é inata nem provida de fora, o que resulta em aquisições que o levam a transformar criativamente a realidade, com o predomínio da linguagem e da interação social em relação à razão.
A rejeição às ideias mestras formuladas no âmbito do Iluminismo, como a crença de que haja uma teoria condutora da nossa ação pessoal e coletiva, produz a valorização de múltiplos relatos, bem como uma tendência ao pastiche, ao efêmero e à proliferação de signos, recomendando-se à educação uma superação de oposições binárias.
A busca de fundamento na racionalidade técnica e instrumental conduz à formulação de objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, competências e habilidades com base em critérios científicos e técnicos, com centralidade no conhecimento em função da sociedade tecnológica e de consumo.
A conjuntura social pode ser transformada por meio da ação coletiva, mesmo em um contexto marcado pela publicidade e pelo consumo exaustivo, visando à construção de novas relações sociais para a superação de desigualdades sociais e econômicas, em práticas curriculares que submetam os conteúdos a uma análise ideológica.
A aprendizagem resulta da interação sujeito-objeto, em que a ação do sujeito sobre o meio é socialmente mediada, atribuindo-se peso significativo à cultura de massas e às relações sociais, em uma atuação de parceria, para que as funções mentais superiores sejam socialmente mediadas a partir da cultura constituída.
Considere a letra da canção apresentada abaixo para responder às questões de nos 35 a 37.
A escola não contribuiu para que Chico deixasse de ficar, na vida adulta, à margem da sociedade. Tais circunstâncias são explicadas por Bourdieu (1930-2002) e Passeron (1930-), pelo fato de que o(a)
poder está diluído entre o Estado e a sociedade civil, de modo que, quando esse poder é mal exercido, as consequências repercutem em toda a sociedade, na forma de ampliação da pobreza e de explosão da violência.
sistema de ensino é uma instância reprodutora das estruturas sociais, e toda ação pedagógica é, objetivamente, uma violência simbólica, apresentada de maneira dissimulada, que impõe um arbítrio cultural de grupos e classes dominantes.
destino do personagem é o mesmo de muitos estudantes, em função da determinação histórica pela qual fazem opção, pois a educação representa uma oportunidade de construir a própria história de maneira emancipada.
escola representa apenas uma parcela na formação do sujeito, sendo a autodeterminação e o autodidatismo os fatores que concorrem para a constituição das pessoas e de índices positivos de desenvolvimento humano.
evasão escolar conduz a situações de exclusão social, sendo resultado de uma estrutura injusta, que empurra os mais jovens muito cedo para o mercado de trabalho, fazendo com que percam oportunidades de ascensão social.
Considere a letra da canção apresentada abaixo para responder às questões de nos 35 a 37.
Considerando a perspectiva do marxismo e suas implicações na educação, qual das seguintes análises é consistente com a situação evidenciada pela música?
O personagem é produto de uma realidade social que se constitui de uma tessitura infinita de coisas dotadas de sentido, uma teia de significados culturalmente construída pelos indivíduos em ação, corroborada pela escola.
Os revezes da vida pelos quais Chico passou são um reflexo, em menor escala, da dependência ou da relação de subordinação entre as partes componentes do sistema capitalista, entre as economias centrais e as periféricas.
Chico é um produto da perpetuação da exploração de uma classe social sobre outra, que utiliza a educação para disseminar a ideologia dominante, ao passo que a educação deveria ser um instrumento de emancipação.
A educação não contribuiu para a mobilidade social ascendente de Chico, pois ele se manteve no patamar econômico e social idêntico ao de sua infância, em função do valorizado papel social que ocupa em sua comunidade.
A escola falhou na educação de Chico porque deixou de educar tendo em vista a racionalização, que teria treinado o personagem para que se tornasse um cidadão produtivo, integrado e tecnicamente livre.
Considere a letra da canção apresentada abaixo para responder às questões de nos 35 a 37.
A letra da canção revela alguns tipos de crenças sobre a vida social e sobre a educação que são elucidadas por Émile Durkheim (1858-1917). Na perspectiva das concepções desse autor, foram feitas as afirmações a seguir.
I–Os fatos sociais são aqueles modos de agir que exercem sobre o indivíduo uma coerção exterior e apresentam uma existência própria, independente das manifestações individuais que possam ter, o que justifica a última frase da canção.
II–A sociedade está introjetada na mente das pessoas como uma ideia ou como um ideal que diga respeito ao modo como as coisas deveriam ser, gerando uma representação mental, uma espécie de chave interpretativa que construímos para lidar com o que não conhecemos, o que está relacionado ao fato de Chico saber lidar com os processos e façanhas em que se envolve.
III–Chico esteve na escola, passando por um processo de socialização e vivendo uma exigência das sociedades complexas, que é a de promover um tipo de educação unitária, que retira o indivíduo do meio moral de que compartilha, o que explica a opção do personagem por permanecer em um ambiente moral que não conserva os valores aprendidos na escola.
IV–O personagem recebeu influências das gerações adultas por meio de uma educação que objetiva suscitar e desenvolver um certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio moral a que o indivíduo, particularmente, se destina.
De acordo com o pensamento de Durkheim sobre a educação, são corretas as afirmações
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Os indivíduos apresentam uma organização cognitiva interna com base em conhecimentos de caráter conceitual e hierárquico, conforme os estudos empreendidos por D. P. Ausubel (1918-2008). As pesquisas nesse campo do conhecimento proporcionaram à educação e aos educadores a compreensão de que a aprendizagem
pode se constituir de forma significativa, permitindo elaborar uma compreensão e uma tradução própria do que se aprende, maior retenção e aplicação de conceitos.
ocorre quando a nova informação se relaciona a conceitos já existentes na estrutura cognitiva, sendo arbitrariamente armazenada para que pouca ou nenhuma interação ocorra entre a nova informação e a já armazenada.
consiste na formação de ligações originadas de impulsos diretos para a ação, que tenderão a se repetir quando provocarem satisfação, ou a não se repetir quando provocarem desconforto.
acontece espontaneamente e sem necessidades prévias, desde que haja motivação adequada, considerando-se que a mente humana é um aparato pronto para uma superposição de conhecimentos.
é favorecida quando o ensino é organizado segundo uma sequência ascendente, partindo de conceitos mais específicos até chegar aos mais gerais.
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