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Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.
Segundo Émile Durkheim, os três tipos de educação existentes, a saber, a carismática, a legal e a tradicional, correspondem a três formas distintas de dominação.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.
Para Karl Marx, a educação transita entre dois polos: o da afirmação dos valores e o da reflexão crítica.
Carvalho e Silva (2001) destacam que as escolas desenvolvem, com frequência, barreiras ao convívio democrático sob variadas formas de violência explícita e implícita, ligadas às muitas expressões do antagonismo, do autoritarismo, do preconceito, da intolerância e de abordagens pedagógicas inapropriadas. Nessa direção, pesquisas têm mostrado que uma das formas de violência mais relatadas por alunos e professores diz respeito à homofobia. Segundo estudo coordenado por Abramovay, M. 63,1% dos alunos já presenciaram discriminações pelo fato de a pessoa ser ou parecer homossexual, enquanto no que diz respeito aos professores esse número é de 56,5%. Refletindo sobre ações de gestão que possam contribuir para a superação desse cenário e a construção efetiva de um convívio democrático, pode-se afirmar que a
formação do professor coordenador é a maneira mais viável de superar essa situação.
suspensão automática dos alunos ou professores que tiverem uma atitude discriminatória é medida que contribui para diminuir o acontecimento desses fatos.
conversa com os alunos e professores homossexuais para que evitem se expor é uma maneira de preservá-los do preconceito socialmente cristalizado.
posição firme da escola, representada pelo gestor, colocando limites para que assuntos extracurrículo não atrapalhem a execução do projeto pedagógico, é fundamental.
formação da equipe escolar que possibilite aos professores a reflexão sobre seus próprios preconceitos pode contribuir com a mudança das formas de se relacionar.
Um gestor preocupado com a superação de relações pautadas por desigualdades no contexto de sua escola deve buscar
garantir a universalidade dos conteúdos trabalhados, independentemente da origem sociocultural dos alunos.
conhecer a comunidade em que atua, conscientizando-se dos limites das possibilidades de aprendizagem.
conhecer as defasagens culturais dos alunos, com vistas a prover no currículo experiências de compensação de estudos.
refletir sobre atitudes classificatórias por parte de alunos e professores que se pautam na etnia dos alunos.
manter-se discreto em relação às questões de gênero, já que cada um tem direito a escolher o tipo de vida a levar.
Tem sido comum encontrar escolas que abrem seus portões nos finais de semana para oportunizar o uso de seus espaços à comunidade e, muitas vezes, minimizar ações de vandalismo no entorno da instituição. Práticas como essa são consideradas
adequadas, pois se pautam no princípio da convivência democrática e criam condições para um vínculo efetivo entre instituição educativa e comunidade.
adequadas, porque só assim as comunidades em que estão inseridas as escolas públicas terão estímulo para conserválas.
adequadas, pois essa estratégia pedagógica garante que as atividades extracurriculares sejam realizadas fora do horário das aulas.
inadequadas, pois as escolas acabam tendo seu papel de ensino confundido com outras instituições como clubes etc.
inadequadas, pois demandam da equipe de funcionários da escola atender um número maior de pessoas que sua função exige.
A liderança vem sendo um dos temas apontados como um dos fatores que favorecem as instituições educativas e contribuem para sua qualidade e eficácia. Neste sentido, Trigo (2008) defende um modelo de direção para as escolas pautado em valores (DpV). A característica que mais representa esse tipo de direção é
a definição clara dos valores a serem defendidos pela escola e seus profissionais.
o reconhecimento dos valores, normas e procedimentos defendidos pelas secretarias de educação.
o reconhecimento do valor de sua comunidade e dos profissionais, assim como das práticas desenvolvidas pelos mesmos.
a mobilização da comunidade para um diálogo em torno de valores para construção de sua própria cultura.
a comunicação de seu papel com clareza e a valorização das práticas realizadas por seus profissionais.
Chrispino (2007), ao discutir os conceitos de conflito e de conflito escolar, apresenta inúmeras maneiras de classificar esses fenômenos, buscando seu entendimento. Segundo esse autor, a alternativa mais potente e viável para diminuir a violência escolar é a
mediação de conflitos, pela qual uma pessoa imparcial discute os aspectos em disputa, para levantar alternativas e chegar a um acordo aceitável para todos.
explicitação daquilo que se espera dos estudantes e daquilo que a escola se propõe a fazer em termos de ações voltadas para a paz.
indução de uma nova ordem social, na qual os conflitos sejam solucionados por um tribunal livre de ideologias libertárias.
compreensão de que os conflitos decorrem de relações emocionais que se fazem presentes na sociedade mais ampla.
propagação de que os conflitos escolares são ideias abstratas, cuja operacionalização não implica violência escolar.
Segundo Castro (2000), a implementação de reformas educacionais em um país federativo como o Brasil, com sistemas de ensino descentralizados, requer, necessariamente, a implantação de mecanismos de monitoramento e acompanhamento das ações e políticas em curso por diferentes razões, uma das quais é
permitir a construção de novos cenários, subsidiando a formulação de políticas e programas.
observar a prática pedagógica dos professores, identificando seus acertos e correções.
assegurar a permanência da sociedade democrática, submetendo os resultados ao Senado.
empregar metodologias científicas, capazes de contornar os efeitos adversos da divulgação.
usar indicadores capazes de fomentar a discussão dos gestores escolares para premiar seus alunos.
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Conforme as ideias expressas pelo texto acima e considerando as culturas e tradições religiosas, julgue os itens de 101 a 105.
Judaísmo, Cristianismo e Islamismo são tradições religiosas politeístas, pois, além da crença em Deus, também professam a fé nos profetas Maomé e Moisés.
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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da relação entre o ensino religioso e a participação social e cultural.
A prática do ensino religioso deve-se ocupar, exclusiva e especialmente, do folclore nacional, sendo um adendo ao currículo escolar. As feiras temáticas realizadas no Dia do Índio são bons exemplos dessa dimensão do ensino religioso.
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