Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

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Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.

Segundo Émile Durkheim, os três tipos de educação existentes, a saber, a carismática, a legal e a tradicional, correspondem a três formas distintas de dominação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.

Para Karl Marx, a educação transita entre dois polos: o da afirmação dos valores e o da reflexão crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Carvalho e Silva (2001) destacam que as escolas desenvolvem, com frequência, barreiras ao convívio democrático sob variadas formas de violência explícita e implícita, ligadas às muitas expressões do antagonismo, do autoritarismo, do preconceito, da intolerância e de abordagens pedagógicas inapropriadas. Nessa direção, pesquisas têm mostrado que uma das formas de violência mais relatadas por alunos e professores diz respeito à homofobia. Segundo estudo coordenado por Abramovay, M. 63,1% dos alunos já presenciaram discriminações pelo fato de a pessoa ser ou parecer homossexual, enquanto no que diz respeito aos professores esse número é de 56,5%. Refletindo sobre ações de gestão que possam contribuir para a superação desse cenário e a construção efetiva de um convívio democrático, pode-se afirmar que a

  • A.

    formação do professor coordenador é a maneira mais viável de superar essa situação.

  • B.

    suspensão automática dos alunos ou professores que tiverem uma atitude discriminatória é medida que contribui para diminuir o acontecimento desses fatos.

  • C.

    conversa com os alunos e professores homossexuais para que evitem se expor é uma maneira de preservá-los do preconceito socialmente cristalizado.

  • D.

    posição firme da escola, representada pelo gestor, colocando limites para que assuntos extracurrículo não atrapalhem a execução do projeto pedagógico, é fundamental.

  • E.

    formação da equipe escolar que possibilite aos professores a reflexão sobre seus próprios preconceitos pode contribuir com a mudança das formas de se relacionar.

Um gestor preocupado com a superação de relações pautadas por desigualdades no contexto de sua escola deve buscar

  • A.

    garantir a universalidade dos conteúdos trabalhados, independentemente da origem sociocultural dos alunos.

  • B.

    conhecer a comunidade em que atua, conscientizando-se dos limites das possibilidades de aprendizagem.

  • C.

    conhecer as defasagens culturais dos alunos, com vistas a prover no currículo experiências de compensação de estudos.

  • D.

    refletir sobre atitudes classificatórias por parte de alunos e professores que se pautam na etnia dos alunos.

  • E.

    manter-se discreto em relação às questões de gênero, já que cada um tem direito a escolher o tipo de vida a levar.

Tem sido comum encontrar escolas que abrem seus “portões” nos finais de semana para oportunizar o uso de seus espaços à comunidade e, muitas vezes, minimizar ações de vandalismo no entorno da instituição. Práticas como essa são consideradas

  • A.

    adequadas, pois se pautam no princípio da convivência democrática e criam condições para um vínculo efetivo entre instituição educativa e comunidade.

  • B.

    adequadas, porque só assim as comunidades em que estão inseridas as escolas públicas terão estímulo para conserválas.

  • C.

    adequadas, pois essa estratégia pedagógica garante que as atividades extracurriculares sejam realizadas fora do horário das aulas.

  • D.

    inadequadas, pois as escolas acabam tendo seu papel de ensino confundido com outras instituições como clubes etc.

  • E.

    inadequadas, pois demandam da equipe de funcionários da escola atender um número maior de pessoas que sua função exige.

A liderança vem sendo um dos temas apontados como um dos fatores que favorecem as instituições educativas e contribuem para sua qualidade e eficácia. Neste sentido, Trigo (2008) defende um modelo de direção para as escolas pautado em valores (DpV). A característica que mais representa esse tipo de direção é

  • A.

    a definição clara dos valores a serem defendidos pela escola e seus profissionais.

  • B.

    o reconhecimento dos valores, normas e procedimentos defendidos pelas secretarias de educação.

  • C.

    o reconhecimento do valor de sua comunidade e dos profissionais, assim como das práticas desenvolvidas pelos mesmos.

  • D.

    a mobilização da comunidade para um diálogo em torno de valores para construção de sua própria cultura.

  • E.

    a comunicação de seu papel com clareza e a valorização das práticas realizadas por seus profissionais.

Chrispino (2007), ao discutir os conceitos de conflito e de conflito escolar, apresenta inúmeras maneiras de classificar esses fenômenos, buscando seu entendimento. Segundo esse autor, a alternativa mais potente e viável para diminuir a violência escolar é a

  • A.

    mediação de conflitos, pela qual uma pessoa imparcial discute os aspectos em disputa, para levantar alternativas e chegar a um acordo aceitável para todos.

  • B.

    explicitação daquilo que se espera dos estudantes e daquilo que a escola se propõe a fazer em termos de ações voltadas para a paz.

  • C.

    indução de uma nova ordem social, na qual os conflitos sejam solucionados por um tribunal livre de ideologias libertárias.

  • D.

    compreensão de que os conflitos decorrem de relações emocionais que se fazem presentes na sociedade mais ampla.

  • E.

    propagação de que os conflitos escolares são ideias abstratas, cuja operacionalização não implica violência escolar.

Segundo Castro (2000), a implementação de reformas educacionais em um país federativo como o Brasil, com sistemas de ensino descentralizados, requer, necessariamente, a implantação de mecanismos de monitoramento e acompanhamento das ações e políticas em curso por diferentes razões, uma das quais é

  • A.

    permitir a construção de novos cenários, subsidiando a formulação de políticas e programas.

  • B.

    observar a prática pedagógica dos professores, identificando seus acertos e correções.

  • C.

    assegurar a permanência da sociedade democrática, submetendo os resultados ao Senado.

  • D.

    empregar metodologias científicas, capazes de contornar os efeitos adversos da divulgação.

  • E.

    usar indicadores capazes de fomentar a discussão dos gestores escolares para premiar seus alunos.

Conforme as ideias expressas pelo texto acima e considerando as culturas e tradições religiosas, julgue os itens de 101 a 105.

Judaísmo, Cristianismo e Islamismo são tradições religiosas politeístas, pois, além da crença em Deus, também professam a fé nos profetas Maomé e Moisés.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da relação entre o ensino religioso e a participação social e cultural.

A prática do ensino religioso deve-se ocupar, exclusiva e especialmente, do folclore nacional, sendo um adendo ao currículo escolar. As feiras temáticas realizadas no Dia do Índio são bons exemplos dessa dimensão do ensino religioso.

  • C. Certo
  • E. Errado
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