Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

Lista completa de Questões sobre Relação de Educação e Sociedade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No campo da educação, não há proposta pedagógica que esteja isenta de pressupostos filosóficos e políticos. A adoção de um desses pressupostos relaciona-se a determinada concepção de mundo e de sociedade. Identificam-se três entendimentos distintos acerca do papel da educação na sociedade: a educação como redenção, a educação como reprodução e a educação como meio de transformação da sociedade. Assinale a opção em que se identifica a concepção de educação como meio de transformação da sociedade.

  • A.

    A educação deve reforçar os laços sociais, promover a coesão social e garantir a integração de todos os indivíduos no corpo social.

  • B.

    A educação propõe desvendar as contradições da sociedade para trabalhá-las realisticamente, recusando tanto o otimismo ilusório quanto o pessimismo imobilizador.

  • C.

    A educação deve ser crítica em relação à compreensão do seu papel na sociedade e preconizar a submissão do processo educativo a seus condicionantes.

  • D.

    A educação tem o dever de ser otimista com relação ao seu poder de transformar a sociedade e de curá-la de suas mazelas.

Se pensarmos em diversidade, qual seria o ponto comum para que aconteça a democratização da educação em todo o mundo

  • A.

    Policulturalismo

  • B.

    Multiculturalismo

  • C.

    Megaculturalismo

  • D.

    Monoculturalismo

  • E.

    N.d.a.

Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:

  • A.

    universo moral;

  • B.

    dilema moral;

  • C.

    realismo moral;

  • D.

    heteronomia moral;

  • E.

    N.d.a.

A palavra que preenche corretamente as lacunas acima, é:

  • A.

    moral;

  • B.

    ética;

  • C.

    escola;

  • D.

    valoração;

  • E.

    N.d.a.

Assinale a única afirmativa incorreta:

  • A.

    uma variedade do saber sociológico;

  • B.

    uma variedade do saber político;

  • C.

    uma variedade do saber pedagógico.

  • D.

    uma variedade do saber psicológico;

  • E.

    N.d.a.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:

  • A.

    “fuga para a frente”;

  • B.

    saber experiencial;

  • C.

    efeito de moda;

  • D.

    efeito estufa;

  • E.

    N.d.a.

Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto de Comenius:

  • A.

    por meio da educação”;

  • B.

    por meio de uma educação especial”;

  • C.

    por meio de uma metodologia específica “;

  • D.

    por meio de um bom corretivo disciplinar”;

  • E.

    N.d.a.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto acima:

  • A.

    da obediência, da sapiência, da verdade”;

  • B.

    da honestidade, da obediência, da piedade e da verdade”;

  • C.

    da sapiência, da obediência e da verdade”;

  • D.

    da sabedoria, da honestidade, da piedade “;

  • E.

    N.d.a.

Uma pedagogia que se coloca a serviço da transformação social requer novas posturas em sala de aula. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Espera-se do professor maior conhecimento dos conteúdos e domínio das formas de transmissão.

  • B.

    Espera-se dos alunos uma postura de indiferença diante dos novos conhecimentos.

  • C.

    As salas de aula devem se transformar em ambientes políticos nos quais prevalecem as ideologias do professor.

  • D.

    A relação professor-aluno deve ser de distanciamento, pois a aproximação impede o exercício correto do magistério, provocando o desrespeito e a falta de autoridade.

  • E.

    Para que o espírito de transformação se instaure, o professor precisa priorizar as relações pessoais em detrimento de sua competência técnica.

Considerando o texto acima no âmbito da educação, conclui-se que

  • A.

    a educação no Brasil sempre esteve dissociada da formação profissional do indivíduo.

  • B.

    a educação possui papel fundamental na formação do senso crítico, permitindo ao indivíduo poder escolher sua profissão, sem que esta seja determinada pelas superestruturas.

  • C.

    a educação possui caráter profissionalizante, que visa a atender à demanda do mercado de trabalho e ao aumento da riqueza circulante, prescindindo da escolha profissional dos indivíduos.

  • D.

    educação e profissão são escolhas que fazem parte de universos distintos da natureza humana por serem construções culturais próprias de cada grupo social.

  • E.

    os indivíduos são reféns das estruturas sociais determinantes, mesmo que tenham acesso aos saberes e bons níveis de conhecimento promovidos pela educação formal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...