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Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
O homem, por conviver em sociedade, deve estar atento e analisar bem suas atitudes frente às demais pessoas, para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Deve reconhecer o outro, respeitá-lo por si mesmo e nas suas diferenças, fazendo-se respeitar também, em coerência com seus princípios. Só assim poderá contribuir na construção de uma sociedade que vise o bem para todos, com qualidade de vida e o direito de ser feliz. Nessas ideias estão subentendidas características que definem mais especificamente o conceito de:
Bondade.
Submissão.
Moral.
Ética.
É inegável que a liderança e a democracia façam parte do funcionamento da organização escolar. Também é verdade que uma das funções da escola é promover os valores democráticos. Então, nesse sentido, a liderança escolar tem um papel muito importante, que é não só assegurar que esses valores se cumpram, mas também que eles sejam revitalizados, de modo a estabelecer uma capacidade de decisão coletiva. Acerca da liderança e relações humanas no trabalho, assinale a alternativa correta.
A relação liderança e colegialidade docente pressupõe que o processo de liderança se desenvolva interpares.
O processo de liderança potencia apenas o desenvolvimento de lideranças dispersas.
A inteligência emocional é dispensável nos processos de liderança.
A liderança, como saber especializado, esgota-se nas competências pedagógicas dos líderes escolares.
A aprendizagem especializada na formação de líderes escolares resume-se ao nível técnico e instrumental da liderança.
Ao estudar filosofia da educação, deparamos com a tendência redentora, que concebe a sociedade como um todo orgânico e harmonioso, entendendo a educação como uma instância que contribui para o ordenamento e o equilíbrio permanente da sociedade. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
De acordo com essa concepção, a educação não interfere nos destinos do todo social.
Um expoente típico dessa concepção está nos estudos de Comênio, autor de Didática Magna.
O pressuposto filosófico dessa concepção é o de que não há soluções para o descompasso entre a humanidade e a sociedade.
A educação dos adultos é o foco dessa concepção para redimir a sociedade.
Essa concepção nega a educação cristã.
Muitas organizações contemporâneas aspiram a se tornar comunidades de aprendizagem profissional. Essas comunidades caracterizam-se por
acrescentar contratos à cultura, dar valor ao trabalho conjunto e unir conhecimento, habilidades e disposições dos integrantes, visando ao desenvolvimento compartilhado.
acrescentar regimes de mercado, prestar serviços de forma flexível e desenvolver os melhores talentos da organização, visando à promoção de grupos distintos.
promover uma cooperação produzida entre membros, induzir o planejamento conjunto e buscar uma avaliação ampla dos processos, visando ao empoderamento.
promover o treinamento intensivo, enfatizar áreas do conhecimento mais valorosas e estabelecer critérios pedagógicos coletivos, visando à caminhada conjunta da organização.
transferir cânones de conhecimento e de pesquisa, empregar resultados de aquisições e, buscar a lealdade a prescrições, visando à mudança organizacional.
A charge abaixo coloca em evidência circunstâncias que estão presentes na vida social e no campo da educação. Relacione os traços desenhados pelo personagem da charge à necessidade de formação do sujeito para o exercício da cidadania.
Considerando a relação indicada acima, qual das seguintes proposições apresenta os objetivos efetivos do processo educacional em uma sociedade democrática?
A violência gera um clamor para que a educação se volte para as demandas do mercado, a fim de que possa oferecer perspectivas profissionais às classes populares para afastá-las da sedução proveniente de atividades ilegais.
Os riscos dos centros urbanos demandam uma educação voltada para o cerceamento da cultura popular, que em nada favorece o desenvolvimento pleno do ser humano, que deve ser educado por meio do contado com a alta cultura.
Os resultados atingidos pelo ensino público indicam que uma educação de qualidade se desenvolve na transferência paulatina das atribuições do Estado para instâncias que possuam maior competência para a formação de pessoas aptas a atuar em um mundo competitivo.
O contexto demanda a construção de um modelo educacional que promova o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento das necessidades humanas, bem como a inserção crítica e participativa no mundo do trabalho.
A educação deve ter como foco a busca da eficiência, garantida pela avaliação permanente de resultados obtidos pelos educandos, que geram índices necessários ao estabelecimento de rankings entre sistemas e instituições de ensino.
Nos últimos trinta anos, pudemos acompanhar o acirramento do neoliberalismo, especialmente a partir da queda do Muro de Berlim. No campo da Educação, as bases econômico-pedagógicas que marcam esse período estão situadas no neoprodutivismo, que tem como uma de suas características o(a)
pleno emprego associado à instalação de grandes corporações globais que demandam a educação de mão de obra altamente qualificada.
preparo de um trabalhador cada vez mais especializado para lidar com tecnologias leves, por meio de um processo educacional disciplinarizado.
equilíbrio econômico como fator para a consecução de políticas públicas que visem ao bem estar social e ao aprimoramento do capital intelectual.
capacidade do Estado no desenvolvimento de políticas que objetivem a realização de uma educação pública de efetiva qualidade.
ênfase nas capacidades e competências que cada pessoa deve adquirir no mercado educacional para atingir uma melhor posição no mercado de trabalho.
Tendo como base a pedagogia histórico-crítica, a proposição abaixo que faz uma associação consistente entre a charge e o texto é
As sucessivas crises econômicas mundiais criaram bolsões de pobreza, em que trabalhadores desescolarizados se especializaram em consultoria, dentro de sua área de atuação.
A educação passou a ser vista como investimento em capital humano individual que habilita as pessoas para a competição pelos empregos, embora não haja emprego para todos.
A ordem econômica pós-keynesiana, que marca a sociedade contemporânea está assentada na inclusão, a despeito das crises econômicas.
A falta de investimentos estatais em educação está na raiz das crises econômicas mundiais, gerando uma horda de trabalhadores qualificados desempregados.
O trabalho assalariado adquiriu nova importância em contextos de crise, em função do maior preparo educacional buscado pelos próprios profissionais.
Vivemos em plena sociedade do conhecimento que superou a sociedade industrial. Essa passagem vem correspondendo a mudanças nas relações entre a educação e o mundo do trabalho. Para que o educador possa desenvolver intervenções consequentes, faz-se necessário conhecer aspectos que caracterizam a sociedade do conhecimento, dentre os quais se destacam a
ampliação do trabalho assalariado em um sistema de produção em massa e a racionalização das atividades produtivas.
organização flexível do trabalho e o aperfeiçoamento acelerado dos meios de transporte e comunicação.
intensificação da divisão técnica do trabalho e a necessidade de instalação de escolas politécnicas.
evolução da tecnologia aplicada à produção de mercadorias e a concentração dos trabalhadores no processo de produção.
demanda por uma qualificação simples aliada ao aumento da concentração do capital e seu domínio sobre o trabalho.
A educação sempre se configurou como um elemento fundamental para a constituição da sociabilidade. Assim, ela se impõe como um importante instrumento para o desenvolvimento moral dos indivíduos. Acerca da ética na educação, é correto afirmar que
o processo civilizatório não se altera nos costumes e nas concepções do homem sobre o que é certo e errado em termos de conduta, normas, valores e princípios.
a ética revela que nossas ações têm efeitos na sociedade e que cada homem deve ser livre e responsável por suas atitudes. Por isso, o homem pode ser moralmente responsável pelos atos, independentemente de conseguir prever suas consequências.
a escola é a guardiã dos princípios morais de cada cultura, por isso não pode ser caracterizada como instituição promotora da transformação social.
os profissionais da educação devem se deter nos ensinamentos morais para respeitar as diversas culturas e suas manifestações no ambiente escolar.
o ethos representa instrumento fundamental para a instauração da vida em comunidade, servindo de alicerce à construção do espaço da política.
De acordo com Philippe Perrenoud, as competências não dão as costas para os saberes, mas não se pode pretender desenvolvê-las sem se dedicar o tempo necessário para colocá-las em prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Para desenvolver competências, é preciso, antes de tudo, trabalhar por problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los.
Os professores devem pensar que, para fazer um curso por competências, não é mais preciso encaixar e regular situações de aprendizagem, pois os princípios pedagógicos construtivistas não condizem com o trabalho por competências.
Para gerar aprendizagens fundamentais e significativas, os professores desenvolverão competências específicas, independentemente de se perceberem como organizadores de situações didáticas e de atividades que têm sentido para os alunos.
Para que um sistema mude, basta a reformulação de seus programas em termos de desenvolvimento de competências; isso independe do abandono das disciplinas e da implantação dos ciclos de aprendizagem plurianuais.
Para os adeptos da visão construtivista e interativa da aprendizagem, trabalhar no desenvolvimento de competências é uma ruptura do processo de construção da aprendizagem.
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